sábado, 3 de março de 2012

20ª Festa do Milho Verde foi lançada com suceso

Afinal “se o campo não planta, a cidade não janta”

Foi com estas palavras que o presidente da FETAESC, José Valter Dresh definiu, durante o jantar de lançamento, na terça-feira (28), a importância do evento para o município e para todo o Estado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresentou uma prévia, no Plaza Caldas da Imperatriz, do que será a 20ª edição da Festa do Milho Verde. A confraternização reuniu empresários, imprensa,
associados, autoridades municipais e estaduais.
A festa será realizada entre os dias 9 e 11 de março, no parque de Exposições Prefeito Orlando Becker, porém, a partir deste jantar de lançamento, a culinária de Santo Amaro da Imperatriz, especificamente a que tem como base o milho verde, estará em destaque nos próximos dias. As mais diversificadas receitas serão criadas pelas trabalhadoras rurais do município, apresentadas e apreciadas pelos visitantes desta grande festa gastronômica.
Para enfatizar a importância do evento o presidente do Sindicato, Edson Ricardo Rachadel destacou a “atitude louvável” dos agricultores que há 20 anos resolveram transformar seu árduo trabalho em uma festividade que colabora, até hoje, com o sustento e qualidade de vida dos trabalhadores da região. O Secretário de Agricultura do Município e coordenador do evento neste ano, Odir Solano Folster afirmou que todos têm responsabilidade para garantir o sucesso e com isso convocou os Secretários Municipais a “suarem a camisa” em prol da festa.
O diretor geral da SDR da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes levou aos participantes um
abraço do Secretário Renato Hinnig, a quem representou e garantiu apoio da Secretaria ao evento. O prefeito Edésio Justen reforçou o pedido de ajuda aos Secretários Municipais e ressaltou a importância do ato para que os agricultores jamais desanimem e “continuem realizando esta festa maravilhosa por muitos e muitos anos”, comprometendo-se assim a auxiliar o evento não apenas com infraestrutura e mão de obra, mas também com recursos financeiros.

PAMONHA GIGANTE

A pamonha gigante está entre as grandes atrações da festa. Todo ano é distribuída gratuitamente no último dia do evento. Em 2011 pesou 541 quilos e foi confeccionada com cerca de seis mil espigas de milho. O processo para fazer a pamonha levou mais de 40 horas, entretanto, o tempo de consumo da iguaria fica, em média, em uma hora.
O evento reúne em um só lugar lazer, cultura e gastronomia típica, envolvendo toda a família com música, parque de diversões, exposição e venda de orquídeas, feira de artesanato e produtos diversos, praça de alimentação, desfile para escolha de rainha e princesas e muito mais.

PROGRAMAÇÃO

A festa começa no dia 9, às 19h. A escolha da Rainha e Princesas tem início às 21h. Neste ano 12 meninas, que foram apresentadas durante o jantar de lançamento, estão concorrendo aos títulos: Letícia Amanda Steinbach; Tayna Ottersbach; Gessica Ottersbach; Camila D. Garcia; Bruna Vargas; Pámella Coelho; Luana dos S. Martendal; Thaiane dos S. Martendal; Tainara Machado; Fabiana Jose; Debora Jutel e Jaiana Machado Antero. Depois do desfile a noite segue com shows de Nosso Swing; Rodrigo Barreto e Grupo Legião.
No sábado a festa abre mais cedo, às 11h, pois haveráalmoço colonial com gastronomia típica e churrasco. Os visitantes podem conhecer a Exposição de Orquídeas, a feira multisetorial e de artesanato, a praça de alimentação e o parque de diversões. A noite terá Dj’s e shows com Bizarrê; Grupo Em Cima da Hora e Tchelo. O show nacional fica por conta de Eric & Matheus, dupla que está em alta nas rádios com a música “PÓ PEGÁ”. No domingo, último dia, os portões abrem ainda mais cedo, a partir das 09h30. A tradicional missa campal começa às 10h. Neste dia toda a família também pode se reunir para apreciar almoço típico e as outras atrações da festa. A
partir das 15h a tão esperada pamonha gigante, com cerca de 500 quilos, chegará ao parque e será distribuída gratuitamente. A tarde segue com shows de Maiara Coelho; Gabriel Reis e Grupo Fronteiras.
Informações no http://www.festamilhoverde.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário