segunda-feira, 16 de abril de 2012

Itapema: Mirante do Encanto atrai 5.000 visitantes no primeiro final de semana

O Mirante do Encanto de Itapema registrou a passagem de cerca de 5.000 visitantes em 48 horas, desde que foi inaugurado na sexta-feira (13) até domingo (15). A informação é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que mantém plantão no local diariamente das 8 às 20h. O Mirante do Encanto é uma obra da Prefeitura de Itapema, que investiu R$ 1.725.315,07 em sua construção, sendo R$ 200.000,00 do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, enquanto o restante foi de recursos próprios do Governo Municipal. A inauguração fez parte da programação oficial dos 50 anos de emancipação político-administrativa de Itapema.
O período de maior movimento registrado até agora foi na tarde de domingo (15), quando cerca de 3.000 pessoas passaram pelo local, superando as expectativas de visitação e que gerou um congestionamento no tráfego de veículos no acesso ao local. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, para o primeiro final de semana estavam sendo esperados 1.000 visitantes, mas, devido ao bom tempo do período e até mesmo pela divulgação realizada, o movimento foi surpreendente, sendo que visitantes de toda as regiões de Santa Catarina e até mesmo turistas estrangeiros passaram pelo local.
O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, também esteve no Mirante do Encanto na tarde de domingo (15), acompanhado pela sua esposa Nádia Fernanda. Devido ao grande movimento, o prefeito convocou os dirigentes das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de Gestão Urbana e de Infraestrutura para uma reunião na segunda-feira (16), para definir uma estratégia para atender o alto número de pessoas que estão indo ao local. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, antecipa que “conforme determinado pelo prefeito, na segunda-feira deveremos aumentar o número de vagas de estacionamento liberando um lado da via para o estacionamento dos carros, uma vez que o movimento superou nossas expectativas”.
Com acesso pela Rua 109 no Canto da Praia de Itapema, o Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em quatro níveis de utilização para o público. No primeiro há um acesso por meio de escadas e rampas, estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados, além do acesso ao elevador panorâmico. O nível dois oferece praça urbanizada, com playground, mirantes com vista para a Praia da Mata de Camboriú, bancos, paisagismo e iluminação especial. No terceiro nível os visitantes terão uma visão panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico. Já no ponto mais alto aberto aos visitantes está disponível uma visão 360º de toda Costa Esmeralda.
Inauguração  


A Prefeitura de Itapema inaugurou o Mirante do Encanto na noite de sexta-feira (13 de abril). O evento aconteceu no próprio local, no topo do Morro do Encanto, com a participação de cerca de 500 visitantes. Na oportunidade, o prefeito Sabino Bussanello, junto com sua esposa Nádia Fernanda, recepcionou o vice-presidente da Câmara, Vanio Cesar Vieira, o ex-secretário de Turismo de Desenvolvimento Econômico que idealizou o projeto, Francisco de Assis Nunes, o atual secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, demais secretários municipais, vereadores, autoridades locais, lideranças comunitárias e população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário