segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em Balneário Camboriú, nova iluminação da Avenida Atlântica garante segurança para moradores e turistas

Quem caminha à noite pela Avenida Atlântica já percebeu a assiduidade da população no local, mesmo fora da temporada. Famílias em passeio, pessoas praticando esportes, crianças brincando na areia e casais usufruindo da vista fazem parte do cenário. Com a retomada, neste mês, da segunda etapa do amplo projeto de iluminação da orla da Praia Central, que compreende novo sistema com 472 projetores de mil watts de potência direcionados para a areia, a segurança é garantida para todos.
Outros 354 projetores de 400 watts são direcionados para a pista, cobrindo toda a orla. Os primeiros ficarão a 22 metros do solo e os outros, a 10 metros. A intensa transformação com novo mobiliário urbano e infraestrutura deixará a região muito mais clara. De acordo com a Secretaria de Planejamento, a eficácia estará na casa dos 77% contra os atuais 28%. Além disso, o novo sistema não produzirá nenhuma interferência nos edifícios em prejuízo de condôminos, como ocorre com o antigo.
O grupo de atletas da Associação Cultural Esportiva para a Melhor Idade de Balneário Camboriú (Acemi), que joga toda semana na região central, tem opinião unânime: a nova iluminação é um grande benefício para a população. Aristídes, presidente da associação, explica que o novo sistema foi aprovado com excelência e momentos antes comemoravam a melhoria. “Esta luz não ofusca nossa visão como a antiga, enquanto praticamos vôlei adaptado”, comenta o atleta.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, ressalta ser “muito satisfatório o comparativo entre a parte que ainda não recebeu iluminação nova e onde já funciona o atual sistema, e ver como a população tem aprovado”. Ele afirma que “além de beleza, a revitalização da avenida prepara a cidade para o futuro, tendo como foco a humanização do bem mais precioso, a praia, local que ficará apto ao convívio das famílias e momentos de lazer”, acrescenta o prefeito.
O casal de Navegantes, Jorge e Ruth, achou o projeto muito sofisticado e surpreendeu-se com a novidade, já que não frequentavam mais a cidade como antes. “A melhoria é notável até quando estacionamos o carro com tranquilidade para aproveitar a praia”, ressaltam, lembrando que o maior benefício será notado durante o inverno, época em que a população pode usufruir da cidade sem o grande contingente de turistas, agora, com muito mais comodidade.
A avenida ainda será contemplada com drenagem em toda sua extensão, ciclovia ampla, novos estacionamentos e reforma das calçadas. As faixas de ciclovia e cooper terão juntas, de 2,5 a 3 metros de largura. A construção da galeria pluvial na parte sul da avenida – a região norte já teve a sua concluída - terá aproximadamente 2,4 mil metros de extensão e eliminará um total de 43 extravasores de águas pluviais. A obra tem orçamento estimado em R$ 6 milhões e será executada com recursos próprios do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário