segunda-feira, 9 de abril de 2012

Calçadão da Avenida Central de Balneário Camboriú: onde todas as culturas e idades se encontram

O Calçadão da Avenida Central, no centro de Balneário Camboriú, passou por ampla revitalização e vem atraindo cada vez mais moradores e visitantes, tornando-se um novo ponto de encontro na cidade. Após as obras, a vida noturna no local é intensa, proporcionando lazer e interação entre culturas e idades diferentes, mesmo fora de temporada. O espaço que dá acesso à Praia Central tem apresentações culturais e musicais e o que se vê são pessoas que descem dos prédios para sentar em cadeiras de praias e apreciar o movimento.
Pessoas passeando com cachorros, andando de bicicleta, tomando chimarrão. Basta andar pelo calçadão que grupos de turistas de outros países pedem ajuda para registrar seus momentos. A família Almeida, de Curitiba, por exemplo, costuma vir sempre passear no local. “Desde o cafezinho ao chopp, o espaço é muito aconchegante”, comenta Wellington. Sua mulher Mercedes, que acompanhou a revitalização do local, acredita que ele está “muito mais bonito e melhor para circulação, afinal, é lugar central onde todo mundo se encontra”.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, explica que o calçadão tem novo conceito de espaço público em forma de shopping a céu aberto, transformando-se em mais um ambiente para as famílias. “Hoje temos um centro de vivência de alta qualidade, com equipamentos urbanos de acessibilidade e humanização". Ele ressalta que a área é uma das mais importantes para o turismo e desenvolvimento econômico da cidade. “Temos agora um visual moderno, reaquecendo o comércio, a geração de empregos e o auxílio no combate à criminalidade. Prezamos pelo conforto e segurança, especialmente dos pedestres”, destaca o prefeito.
A região com alto índice de circulação tem nova identidade visual, o que proporcionou o surgimento de um boulevard. Para o músico da cidade, Maykon Mor, o local é palco de apresentação em momentos de folga. “Aqui é um local livre, a céu aberto e de maior fluxo na cidade. O movimento é ótimo”, comenta. Luciano Roque, pipoqueiro, optou por trabalhar no local porque viu o “crescimento da movimentação após a reestruturação”. Para ele, o calçadão está muito chamativo e há mais presença de famílias, que como a dele, costuma sempre passear por ali.
No final de 2011, a prefeitura finalizou obra de revitalização do local, que teve piso, paisagismo e mobiliário urbano aprimorados. O piso é feito de concreto estampado com resina, tem brilho e é antiderrapante. A drenagem pluvial em toda sua extensão também foi realizada. O investimento inicial foi de R$ 2,4 milhões. A segunda etapa de requalificação compreende a instalação subterrânea do sistema elétrico de iluminação – sendo que os dutos subterrâneos já foram preparados, faltando apenas mudança da fiação – e também a construção de cobertura, em vidro retrátil, mudando a paisagem do local. O investimento é de R$ 2,5 milhões.“A substituição de granito por concreto drenante e estampado na obra para a reurbanização trouxe economia de, pelo menos, 48% do valor orçado inicialmente”, comenta o prefeito, lembrando que “o conceito é politicamente correto porque absorve água da chuva de forma rápida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário