sexta-feira, 27 de abril de 2012

Encatho é reduto de negócios e capacitação para os setores de turismo e hotelaria

Reuniões, simpósio, fórum, oficinas, palestra e rodadas de negócios, marcaram segundo dia do       evento
 
A programação do 26º Encatho começou cedo nesta quinta-feira (26). Logo pela manhã foram realizadas diversas atividades integrando empresários, entidades, estudantes e toda a classe do setor hoteleiro. O dia foi de discussões sobre os principais entraves do setor e de muita qualificação       dos profissionais desta importante cadeia econômica catarinense.

Reunião de hoteleiros catarinenses trata de problemas do setor

Falta de mão de obra qualificada é um dos maiores dramas da hotelaria nacional

A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre as despesas de água e energia elétrica dos empreendimentos hoteleiros, a necessidade de manter os hotéis atualizados e a sazonalidade, foram os principais itens tratados nesta quinta-feira (26), durante a “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, dentro da programação do 26º Encatho que reuniu um grande número de associados da ABIH-SC. O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, contou com a ativa participação de associados, diretores, consultores e representantes de entidades do trade. Segundo Volnei, que defende a redução das taxas de IPTU e ICMS como uma das bandeiras da associação, hoje na prática uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.
Mas foi a crescente falta de mão de obra qualificada para trabalhar no setor, o tema que mais mobilizou a plateia com depoimentos dramáticos de hoteleiros e pousadeiros sobre a falta de trabalhadores para atender as necessidades da hotelaria. Algumas empresas estão adotando       medidas radicais como importar trabalhadores do Nordeste para atender as suas necessidades. Mas a grande maioria tenta soluções locais. Segundo Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, a questão é educacional e a crise mostra a falta de investimento       na formação de mão de obra. Mas sua tese foi contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC (IFSC). Segundo ela, a instituição disponibiliza gratuitamente diversos cursos como formação de camareiras, garçons e outros. Mas as vagas não são preenchidas por falta de candidatos.
Uma das sugestões apresentadas foi a terceirização de mão de obra o que já vem sendo feito principalmente pelos hotéis de rede. Mas há dúvidas sobre a eficácia desta medida. Também foram citadas outras questões que impactam a relação das empresas com os empregados como as folgas semanais. Mas para alterar esse procedimento será necessário ocorrer alterações na atual legislação trabalhista que regulamenta a questão. Também esteve em discussão a crescente necessidade de investimento na modernização dos meios de hospedagem, hoje uma exigência do hóspede, a gestão dos hotéis, entre outros assuntos.      

4º Simpósio de Governança Hoteleira

Como primeira atividade do dia no evento, o encontro reuniu camareiras, governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas, gerentes gerais, operacionais e de hospedagem para discutir as oportunidades e tendências na gestão operacional da governança. Maria José Dantas, Carla Marques e Lara Perdigão apresentaram  suas experiências com enfoques em Copa do Mundo, Relações Humanas e Qualificação.


Qual o legado da Copa do Mundo para o turismo brasileiro?

Apesar da imensidão territorial e da rica diversidade cultural, o Brasil recebe anualmente apenas cinco milhões de turistas. Isso nos faz refletir sobre qual será o legado da Copa do Mundo para o       turismo brasileiro e para a rede hoteleira, que nos dias de hoje não é qualificada. A afirmação é da presidente da Associação Brasileira de Governantas, Maria José Dantas, que foi a palestrante nesta quinta-feira (26) no 4º Simpósio de Governança Hoteleira”. Nós ainda realizamos processos extremamente amadores”, disse ela, acrescentando que “o melhor momento para investir na qualificação profissional é agora”. De acordo com a presidente da ABG, a área de governança é a que menos recebe investimento para a profissionalização. “O custo pela não profissionalização é muito alto, gera desperdício de tempo e também de produtos, pois serviço mal feito representa reserviço”. 

Relações humanas e liderança na governança hoteleira

Um dos temas abordados durante ao 4º Simpósio de Governança Hoteleira – Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional de Governança foi a questão das relações humanas na atividade hoteleira. Segundo a psicóloga Carla Marques que abordou o tema “Relações Humanas na Governança, selecionando e trabalhado em equipe”, quem faz o líder é a equipe. Explicou a diferença existente entre liderança “o líder é inspirador, as pessoas querem fazer o que ele determina, é um motivador”. A diferença entre o líder e o chefe é que este “manda fazer”, não é inspirador como é o líder. Citou como o melhor exemplo de líder o maestro de uma orquestra. Segundo Carla um líder é aquela pessoa que mostra a direção, mostra a viabilidade e vantagens da proposta apresentada, além de ter facilidade em resolver os conflitos internos dentro de uma empresa, da melhor maneira possível. “Um líder é uma pessoa que dá vida a um sonho”, completou a consultora.      

A lucratividade do empreendimento hoteleiro passa pela qualificação de mão de obra

                  A palestrante Lara Perdigão, especializada em gestão de pessoas, foi a terceira palestrante do 4º Simpósio de Governança Hoteleira – Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional de Governança no 26° Encatho.
                  Seu principal foco na conversa foi de que cada pessoa é única no mundo, “Não somos apenas números”, disse ela, fazendo assim um paralelo no setor hoteleiro.  Segundo Lara não é preciso fazer uma rotatividade com os profissionais, dispensando os que possuem salários mais altos. “Para diminuir os gastos e aumentar os investimentos é necessário que profissionais de outros setores busquem ser espelho, bons líderes, sempre ensinando aquilo que já aprenderam e motivando-os para que haja uma melhor integração entre os setores e no relacionamento cliente e setor”, completa Lara.      


Empresa apresenta sistema de vendas online para hotéis

Venda de hospedagens sem risco de inadimplência

Negócios online totalmente seguros para hotéis. Esta foi a proposta apresentada pelo empresário da área de tecnologia Maurício Valente, diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, durante a Oficina  "Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”, dentro da programação técnica do 26º Encatho. Segundo ele, com o sistema SPO Sistema de Pagamento Online é possível gerar boletos com maior eficácia e com menor custo para o cliente final, e que pode ser feito a partir de um cartão de crédito, reduzindo os riscos de fraude nos hotéis. O sistema foi lançado em 2011 em parceria com a Cielo e apresentado aos hoteleiros catarinenses como mais uma opção de sistema de reservas online.
Segundo Maurício, com esse sistema a venda da hospedagem pode ser feita pelas agências sem risco de inadimplência já que o empreendimento vai receber de forma antecipada. “Dessa forma não tem   problemas com nowshow e cancelamentos”, assegura o executivo. A oficina teve como moderador o hoteleiro Edson Ziolkowski, ex-presidente da ABIH e diretor do Hotel Renar, de Fraiburgo e como debatedora a consultora Lara Perdigão,

Rodada de Negócios

No primeiro dia da 3ª Rodada de Negócios foram realizados 70 pré-negociações entre hoteleiros de Santa Catarina e Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, gerando uma perspectiva de negócios futuros superior a meio milhão de reais. A metodologia de negociação foi desenvolvida pelo       SEBRAE SC com o objetivo de aproximar os empresários catarinense de empresas do cenário nacional e internacional. Segundo o coordenador de comércio e serviço do SEBRAE SC, Wilson Sanches, “por mais um ano consecutivo somos parceiros da ABIH-SC na realização das rodadas e, mais uma vez, superamos nossas expectativas de atendimentos”. Neste ano as empresas participantes são CVC, SBTUR Viagens, All Seasons, Litoral Verde Viagens, Cosmo Turismo e Trend Operadora. Para amanhã (27/04), Maria de Lourdes Heidenreich, gestora da rodada, afirma que estão agendados 80 atendimentos, mas que os hoteleiros que desejarem participar ainda podem buscar uma oportunidade no local.

Palestra Técnica

No painel Canais de eficiência da Web para a hotelaria, o professor de pós-graduação da ESPM-SP e especialista em marketing, Conrado Adolpho Vaz, afirmou que “o marketing digital é uma mudança brutal no comportamento do mercado de hotéis no mundo”.  De acordo com o palestrante, os hóspedes sempre quiseram ter voz, se queixar. Agora com os avanços da internet ele tem esse canal para se expressar, ser ouvido e até mesmo ser atendido. No entanto, “o domínio das técnicas de promoção e vendas pela internet depende da execução de bons profissionais para desenvolver os planos de marketing digital nos hotéis”, disse ele. Conforme Vaz, os bons profissionais custam caro e já estão escassos, porque são gestores ou consultores que tem como tarefa operacionalizar o uso da web e das redes sociais para criar serviços em hotéis.

Internet não é tábua de salvação

Palestrante desmistificou uma série de conceitos a respeito do uso das novas tecnologias

Na palestra magna do 26º Encatho, “A Hotelaria na Era da Informação”  realizada nesta quinta-feira (26), o professor e consultor Cláudio Tomanini, procurou desmistificar uma série de conceitos a respeito do uso das novas tecnologias e do marketing na hotelaria. “Internet não é tábua de salvação é uma ferramenta gestão”, alertou ele recomendando que para conquistar o sucesso é preciso trabalhar com transparência e envolver toda a equipe. Segundo ele, a informação é resultado da manipulação de dados de tal forma que resultem na modificação do conhecimento. “Não necessariamente é preciso o uso de um computador para gerar conhecimento”, acrescentou.
A falta de informação dentro de uma corporação é que abre as portas para a concorrência, alertou o consultor que conta em seu currículo com a experiência de quatro anos na Disney onde aprendeu valiosas lições de marketing e processos de trabalho, como de ler, antes do início da jornada       diária, os princípios que norteiam o trabalho da famosa empresa norte-americana, líder mundial em   entretenimento.

ABIH Nacional assina acordos e trata da Copa de 2014

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, se reuniu com os representantes estaduais da entidade para tratar das pautas de interesse do segmento hoteleiro. O primeiro tema abordado foi o acordo assinado com o SESI, na solenidade de abertura do 26º Encatho, que abrange os projetos ViraVida e Cozinha Brasil. O primeiro tem como objetivo oferecer capacitação profissional a jovens vítimas de exploração sexual, assegurando sua inserção no mercado de trabalho, entre os quais os meios de hospedagem. “O Conselho Nacional do SESI não mede esforços para sensibilizar e envolver o empresariado brasileiro no combate a esse grave problema social de norte a sul do país”, disse o presidente nacional do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, aos presidentes estaduais das ABIH’s. Ele também exibiu o vídeo inserido na proposta contra a exploração sexual infantil, Carinho de Verdade, gravado com vários cantores nacionais, tendo como madrinha da campanha a apresentadora Xuxa.      
Outro vídeo do SESI exibido refere-se ao programa Cozinha Brasil, cuja meta é oferecer       alimentação mais saudável e barata, através do aproveitamento de talos de verduras e cascas de frutas e verduras. Após a apresentação, Torquato informou que a iniciativa terá todo o apoio da entidade junto aos associados da rede hoteleira. “Até o final do ano vamos realizar 30 workshops e vamos implantar até junho dois projetos piloto”, adiantou Torquato.

FIFA discute tarifário da rede hoteleira para a Copa de 2014

Os representantes da FIFA no Brasil responsáveis pela negociação tarifária  dos meios de       hospedagem, Paul Whelan e Enrique Byrom, se reuniram com os presidentes das ABIH’s para tratar do tarifário dos hotéis nas 12 cidades sede da Copa de 2014 e dos possíveis centros de treinamento das delegações. Para a FIFA, a Copa do Mundo é muito diferente de uma corrida de Fórmula 1, Ano Novo ou Carnaval, que demandam poucos dias de hospedagem. “É uma oportunidade única que os países sede têm de aumentar seu mercado turístico. Mas se as tarifas hoteleiras estiverem altas, não atrairá os estrangeiros”, alertou Whelan. Já Byrom alertou que o “Brasil é um país caro, infelizmente essa é a realidade, ainda mais para quem tem como moeda o dólar’. Outra crítica que fez foi em relação às médias tarifárias apresentadas pela rede hoteleira. “Se hoje a diária num hotel em       Copacabana, no Rio, é R$ 300, significa que está dentro da realidade do mercado. Mas a FIFA não aceita que para a Copa a diária salte para R$ 1.200,00 ou R$ 2 mil. Com a Copa ninguém vai ficar milionário”, afirmou Byron. Whelan fez um apelo aos presidentes das ABIHs para que trabalhem com o preço de hoje, mais a inflação oficial projetada para os próximos anos e uma margem de lucro justa. “Com certeza o Brasil não vai querer a imagem que explora os turistas”, disse Whelan.      


Livro retrata os 60 anos de turismo em Florianópolis

O livro “A história do turismo em Florianópolis – Narrada por quem a vivenciou de 1950 a 2010”, de Antônio Pereira Oliveira, foi lançado na noite de hoje pelo presidente da ABIH-SC, João Eduardo do Amaral Moritz  durante o Happy Hour. Esta obra, além de contar com a ampla experiência do       autor como agente de viagens, consultor em turismo e professor universitário desde 1967, também trás fatos narrados em cerca de com as suas observações pessoais. O       Encatho segue encerra nesta sexta-feira. Confira a programação no site www.encatho.com.br

Serviço:

O que:       26º Encatho /  24ª Exprotel
Quando:    de 25 a 27 de abril
Local:       CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Na feira a entrada é gratuita.
Os valores de cursos e palestras estão disponíveis no site.
Informações:  ABIH-SC (48) 3222-8492
www.encatho.com.br
www.facebook.com/encatho
www.twitter.com/encatho

Funcionamento da Feira: das 14h às 20h.
Funcionamento da 3ª Rodada de Negócios: Quinta e sexta-feira das 14h às       18h

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