segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina

EM OUTUBRO, SANTA CATARINA É O MELHOR DESTINO DO PAÍS!

No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no melhor e mais animado destino turístico do País. Em diferentes cidades do Estado acontecem dezenas de festas típicas de grande e médio porte, que chegam a reunir mais de dois milhões de pessoas. São as chamadas “Oktoberfestas”, onde a dança, a música, a comida típica e o chope, resgatam as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, que formaram a base do povo catarinense.
Tudo começou com a Oktoberfest de Blumenau, cidade fundada em 1850 no Vale do Rio Itajaí-Açú, com o propósito de levantar o ânimo de seus moradores abalados por duas grandes enchentes em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa estava consolidada e a partir de 1987 ganhou a simpatia nacional, passando a receber, em média, 750 mil visitantes a cada edição. Seu sucesso foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas, que pela sua organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro “Circuito de Festas” na Santa e Bela Catarina.
Não é difícil fazer todo o circuito. Em uma semana é possível visitar boa parte das festas, principalmente porque as distâncias entre as cidades sedes são pequenas, oscilando entre no máximo 170km e no mínimo 35km de via rodoviária, entre as que se situam próximas do litoral.
É o caso de Blumenau, sede da Oktoberfest; de Brusque, com a Fenarreco; de Itajaí, com a Marejada; de Jaraguá do Sul, com a Schützenfest e a Festa do Imigrante de Timbó. Mais para o interior acontece a Tirolerfest , em Treze Tílias e no norte do Estado a Oberlandfest em Rio Negrinho. A Oktoberfest, em Itapiranga, se realiza próximo da divisa com a Argentina. Já na Capital, Florianópolis, ocorre a Fenaostra e no Sul de Santa Catarina, em Forquilhinha, festeja-se a Heimatfest (Festa das Origens).


18 ª EFAPI 2011 - 7 a 16/10 - Chapecó


A Efapi 2011, em sua décima-oitava edição, está programada para o período de 7 a 16 de outubro. Promovida pela Prefeitura de Chapecó e entidades empresariais, a feira atrairá público estimado em 520.000 pessoas, terá 650 expositores e oportunizará um volume de negócios da ordem de R$ 125 milhões de reais.
EFAPI 2011 será aberta dia 7 de outubro com César Menotti & Fabiano. No primeiro dia da expo-feira, o ingresso será gratuito. No sábado (8), a noite será tomada pelo romantismo de Victor & Léo. No domingo, dia 9, um dos espetáculos mais esperados: sobe ao palco a delicadeza e a sensualidade de Paula Fernandes. Na segunda-feira (10), o eterno boêmio Amado Batista, em dia de entrada franca, atrairá um grande público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário