Ao assinar o pacto, a Abav se compromete a promover a conscientização e a educação continuada de empresários de Turismo no combate a esta prática. “O empresariado do turismo tem uma importante contribuição a dar. O turismo sexual ainda é uma chaga que precisa ser extirpada do País. Nós também devemos fazer nossa parte, denunciando e não pactuando com esta covardia”, disse o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
A Ministra Maria do Rosário lembrou que o turismo sexual degrada o turismo brasileiro ao afastar as famílias e os visitantes. A apresentadora Xuxa fez um apelo aos empresários para que fiquem atentos e denunciem casos de abuso contra as crianças. “Não tenham vergonha nem medo de denunciar”, disse.
Na ocasião foi distribuída uma cartilha de 12 páginas com um plano de ação para as empresas que desejam incluir o assunto em suas iniciativas de responsabilidade social. Será lançado ainda um selo a ser utilizado obrigatoriamente em todos os meios de comunicação da entidade. Todas as peças da Campanha – que foi articulada pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHQPR) – estarão disponíveis no site da Abav (http://dual-pem-5.dualtec.com.br/link.php?M=467640&N=919&L=151&F=H).
A partir desta 39ª edição o tema da exploração passa a integrar a programação do Congresso como forma de conscientizar e educar os congressistas. A Abav-Nacional também incentivará que as Abav´s estaduais adotem a Campanha em suas ações educacionais regulares e programas de treinamento.
A Campanha já conta com o engajamento de mais de 100 empresas.
Homenagem a Cândido Portinari
Num palco decorado com estudos das obras do pintor Cândido Portinari que compõem o painel Guerra e Paz, doado pelo Brasil à ONU, o Hino Nacional foi executado em versão cantada por Martinho da Vila e apresentada pelo coreógrafo Carlinhos de Jesus e seus bailarinos. Em seguida foi passado um documentário sobre Portinari e a produção do painel, projeto desenvolvido parta Comissão Internacional dos Arquitetos da ONU. O filho do artista, o Professor Cândido Portinari, presente ao evento, anunciou a exposição dos desenhos no Brasil e no exterior, a começar por São Paulo, em 06 de fevereiro de 2012, aniversário de 50 anos da morte de Portinari.
O tema do painel “Guerra” é o apocalipse e mostra o sofrimento do povo. Já no painel "Paz” o pintor retrata a tranquilidade da vida rural, onde o artista passou a infância. Foram quatro anos para concluir a obra gigantesca, feita em partes, e que, juntas, medem 280 metros quadrados e ocupam um espaço maior que o “Juízo Final”, de Michelangelo, na Capela Sistina, em Roma.
Segundo seu filho, a única vez que Portinari viu “Guerra e Paz” por inteiro foi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1956.
A atriz Camila Pitanga, eleita ontem melhor atriz do Rio de Janeiro, também prestigiou o evento, representando um dos muitos brasileiros bem-sucedidos. O sucesso, aliado ao grande otimismo que faz parte do sentimento dos brasileiros, serviu de inspiração para a escolha do tema central do congresso – Brasil Bem Sucedido, Novas Oportunidades e Atitude para o Turismo – que traz para os agentes de viagens orientações práticas sobre como aproveitar o momento positivo do País.
Não somos mais uma flor exótica das Américas
A atriz lembrou que o Brasil é “bola da vez”, especialmente em função da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. “Ser brasileiro virou vantagem competitiva. Este é o momento de aproveitar as novas oportunidades e para isso precisamos organizar a casa pensando na continuidade da eficiência. Infraestrutura, segurança e promoção internacional”, complementou Pitanga.
O 39º Congresso prossegue até o dia 21 de outubro no Riocentro, Barra da Tijuca (RJ). Mais de 60 palestras compõem as plenárias e Oficinas do Conhecimento, além do 6º Workshop de Tecnologia Reserve, que apresentará tendências e práticas em tecnologia voltadas para o turismo.
A Feira das Américas tem expectativa de receber mais de 24 mil participantes e conta com 800 expositores, dentre nacionais e internacionais.
Movimento da Feira das Américas anima resorts
Empreendimentos buscam novos públicos e comemoram aquecimento do mercado
Animados pelas altas taxas de ocupação, expositores do segmento de resorts presentes na Feira das Américas – Abav 2011, que acontece de hoje até o dia 21, no RioCentro, Rio de Janeiro, estão de olho na diversificação do público para reduzir as sazonalidades. Para isso, trouxeram novidades para atrair turistas de lazer e negócios.
Localizado a apenas 60 quilômetros do centro de São Paulo, no bairro de Jundiapeba, o Paradise Golf & Lake Resort, trouxe para a feira uma nova modalidade esportiva na América Latina, o Cable Park. “É um esporte que consiste em um sistema de torres, cabos de aço e motor elétrico que permite a prática de qualquer tipo de esqui aquático ou wakeboard a um grande número de pessoas por dia“, explica a executiva de contas da Paradise, Valéria Chelles.
A novidade atraiu a atenção dos agentes de viagens, o que agradou a executiva. “É o primeiro dia, mas já vemos uma movimentação positiva. Estamos em constante crescimento desde 2008 e ano que vem esperamos manter o nível, porque 2011 foi ótimo”, comenta.
Para a gerente de reservas Mariana Lorenzetti, da InterContinental Hotels Group, a tendência é agradar todo tipo de público. Por isso a aposta em oferecer ao futuro cliente um leque de opções integrado numa rede de hotéis e resorts localizados dentro e fora do Brasil.
“Recebemos pessoas para turismo de lazer, mas também grupos de incentivo vindos de empresas, por isso o ideal é não se ater a um só segmento. Sabe-se ainda que hoje em dia a tendência é cada lugar explorar os recursos naturais que tem para melhor receber o turista”, aposta Mariana.
As atrações não param por aí. Restaurante com cozinha variada, bar localizado na areia da praia e uma estrutura adaptada para cadeirantes. Esses são alguns dos diferenciais do Grand Palladium – Imbassaí Resort & Spa, da Bahia, trouxe para a Feira das Américas. Fundado há apenas um ano, o resort all inclusive ainda tem uma estrutura de 600 apartamentos em uma localização privilegiada. Para o gerente Rogério Xavier, é fundamental a participação do resort na ABAV 2011, ainda mais sendo um estreante no setor.
“Não poderíamos ficar de fora dessa feira de jeito nenhum. É aqui que vamos conhecer nossos concorrentes diretos e indiretos, além de ver as novidades do segmento”, espera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário