quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dicas de Turismo





* Airson Soares da Rosa

Turismo de Negócios

Será prioridade para o Estado de Santa Catarina no próximo ano o Turismo de Negócios, pelo menos foram afirmações do Secretário de Estado do Turismo Cesar Souza Junior e o Presidente da ABAV/SC Eduardo Loch, feitas no Rio de Janeiro, no Riocentro, durante a Feira das Américas- ABAV 2011.
O Estado Catarinense eleito pela quinta vez consecutiva como o melhor Estado para fazer Turismo no Brasil, pelo Prêmio da Revista Viagem e Turismo, deve investir no Turismo de Negócio em 2012 para incrementar o fluxo turístico na baixa temporada. O tão cobiçado prêmio foi recebido com entusiasmo pelo Governador Raimundo Colombo, que estava também acompanhado pelo presidente da Santur Valdir Walendowski.
De acordo com o Secretário, o prêmio é o resultado de um trabalho conjunto realizado pelo governo e pelos agentes de viagens.A expectativa agora é trabalhar para que haja um incremento no gasto médio dos turistas na alta temporada e investir no turismo de negócios, segundo ele, o grande filão da temporada. “O gasto médio de um turista de negócios é de R$ 200 por dia, enquanto de um turista médio fica em torno de R$120”, explicou.
Entre as iniciativas para impulsionar o turismo de negócios está a construção de dois novos centros de convenções em Santa Catarina, um em Balneário Camboriú e outro em Florianópolis, no Norte da ilha. “Teremos dois centros modernos que devem diminuir a sazonalidade do turismo em Santa Catarina”, afirma o secretário.
O Criciumense Eduardo Loch, presidente da ABAV/SC, diz que no Estado o turismo na baixa temporada está crescendo em função dos roteiros com foco em pessoas da terceira idade, conhecido também por melhor idade. “O turismo está mais profissional, com a capacitação dos agentes de viagens, a formatação de roteiros e a disposição dos produtos específicos nas prateleiras das agências de viagens”, alega.
Na Feira das Américas-ABAV 2011, o estande de Santa Catarina privilegiou a diversidade destacando as dez diferentes rotas turísticas à disposição dos viajantes. Segundo Loch, o evento, que é o maior do seguimento turístico do continente americano e a segunda maior feira do mundo, deve proporcionar, em média, um aumento de 30% no fechamento de negócios para os expositores. “O crescimento da feira reflete o crescimento do turismo no País, que é resultado da entrada das classes C e D no segmento, do aumento de renda e da estabilidade econômica. Esperamos, para o próximo ano, um crescimento de 25 a 30% do fluxo turístico em Santa Catarina”, conclui.
PIT STOP

* Nesta semana, este colunista foi o entrevistado do Programa Café da Tarde, da nossa co-irmã Radio Eldorado AM 570, pelo produtor Antonio Colossi. Assunto: Turismo (foto de Manuela Freitas). Também fomos ouvido em Buenos Aires,pela Professora Isolete Pereira e seus alunos do Curso de Turismo. Muchas gracias, a todos.
* A nova mina de visitação, que levará o nome do empresário Octávio Fontana, será inaugurada em Criciúma (SC) no próximo dia 28, às 18 horas. A antiga Mina Modelo Caetano Sonego, criada em 1984, segundo o presidente da Fundação Cultural Serginho Zapelini, será recuperada e funcionará como museu pelos relevantes serviços prestados ao turismo brasileiro por mais de 20 anos.
* No futebol brasileiro, não é só o Avaí que, segundo o cronista esportivo Miguel Livramento, “faz coisas”. O Criciúma, do Antenor Angeloni, também está fazendo “coisas” e pretende voltar prá série A. Vamos subir Tigre!
* O II Simpósio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e os especialistas em turismo, nos dias 28,29 e 30 próximos, estarão em Treze Tilias, Porto União e Água Doce, em Santa Catarina, interagindo com empresários, agentes de viagens, alunos de jornalismo e admitindo novos associados. O primeiro encontro em 2011 aconteceu em Gravatal no Hotel Internacional. (abrajetsc@hotmail.com)
* O Aeroporto Diomicio Freitas, que era de Criciúma agora pertence ao Município de Forquilhinha (SC), receberá reformas com apoio do Governo de Santa Catarina. Espera-se novos horários de vôos. Principalmente “um” vôo direto para São Paulo sem escala em Joinville. Salve a TRIP!

* ATENÇÃO! O novo Município Balneário Rincão (SC) continua com suas ruas com mato e lama. Os lotes entulhados de lixo. O Verão está chegando, as eleições também, mas até a iluminação pública está com problemas. QUEM SERÁ ELEITO O PRÓXIMO PREFEITO MUNICIPAL EM 2012. ELE SABE O QUE É TURISMO???
* Mas que força têm o Deputado federal Romário, hein? Disse que o Ministro dos Esportes não tinha moral para ficar no cargo...e não deu outra. Caiu mesmo! Vai comentando ...vai Romarinho...kkkk
*Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (http://www.difusora910.com.br/).


DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://abrajet-sc.blogspot.com/
http://nossojornalsc.blogspot.com/
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário