sexta-feira, 7 de outubro de 2011

28ª OKTOBERFEST - A alegria toma conta de Blumenau

Depois de sofrer com uma grande enchente há cerca de um mês, Blumenau voltou a sorrir e a encantar os turistas, que foram aos pavilhões da Vila Germânica acompanhar a sangria do primeiro barril de chope, abrindo oficialmente a 28ª Oktoberfest, a maior festa da cerveja das Américas. A solenidade de abertura emocionou o público, que lotou o Pavilhão 2.
O coral Liederkrantz, do Centro Cultural 25 de Julho e as bandas alemãs Trachtenkapelle D' Rauschberger-Zell e Die Dorf Oxn e a Musikkapelle Chieming abrilhantaram a cerimônia entoando os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil. Em seguida, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo e o prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing fizeram a sangria do barril de chope.
O primeiro chope da 28ª Oktoberfest jorrou literalmente sobre a plateia, empolgando o público.
O presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, lembrou as adversidades com as cheias, mas garantiu que toda a cidade se esforçou e, a partir de hoje fará uma grande festa para os blumenauenses e turistas.

Desfile

Mais de 15 mil pessoas foram ao centro da cidade assistir ao primeiro desfile oficial da 28ª Oktoberfest. 2.560 figurantes, distribuídos em mais de 90 atrações, levaram cor e alegria para a Rua XV de Novembro. O espetáculo de rua abriu com uma coreografia dos estudantes da Escola Lore Sita Bohlmann dando as boas-vindas aos visitantes e com o carro abre-alas Oktoberfest, enfeitado com um chapéu germânico, símbolo da festa deste ano.
Os brinquedos do Planetapeia empolgaram os espectadores ao longo da via. No total, 16 carros alegóricos mostraram na avenida as tradições e a cultura dos descendentes de alemães.
Desfilando na Oktoberfest pela terceira vez, André Soberanski, disse que a sensação de participar desse momento tão bonito da festa é sempre novo. "É sempre diferente. A energia da festa é muito boa" garantiu.

A 28ª Oktoberfest tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Bradesco, Souza Cruz, Sky, Shopping Park Europeu, TAM Linhas Aéreas Inteligentes e Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário