quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Verba do Festival de Cinema de Gramado de 2011 é suspensa pela Lei Rouanet




Presidente do evento disse que Associação de Cultura e Turismo foi inabilitada pelo Ministério da Cultura

A verba endereçada para a realização do Festival de Cinema de Gramado deste ano foi suspensa pela Lei Rouanet. De acordo com o presidente do evento, Alemir Coletto, o dinheiro, pouco mais de 1,5 milhão, está preso e não pode ser movimentado para o pagamento dos fornecedores. Conforme Coletto, a iniciativa ocorreu em função das investigações do Ministério Público referentes ao Natal Luz e à Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG) nos meses de junho e agosto. "O que ocorre é que a ACTG foi inabilitada pelo Ministério da Cultura para realizar eventos. Ela é a proponente e gestora dos acontecimentos culturais em Gramado e na região. Sem ela, não podemos mexer no dinheiro e nem realizar atividades", disse em entrevista ao site do Correio do Povo. "O evento todo deve aos fornecedores pouco mais de 2 milhões. Desse valor, 1,5 milhão correspondem a Lei Rouanet e o restante é uma atribuição do Estado", esclereceu.
Coletto lamenta a situação e revela que teve que cancelar eventos para o restante do ano. "Infelizmente, por causa disso, fui obrigado a cancelar o Festival da Gastronomia que era para estar ocorrendo neste mês de outubro. Estamos realmente como meros espectadores. Estamos de mãos atadas", resumiu o dirigente do Festival de Cinema de Gramado.
Em junho, o Ministério Público Estadual denunciou 34 pessoas por crimes de formação de quadrilha e peculato na organização do Natal Luz de Gramado. A ação, chamada de Operação Papai Noel, recolheu livros de contabilidade, notas fiscais, arquivos de computadores, planilhas e outros documentos relacionados ao evento.
Para o MP, as autoridades municipais não atuaram na defesa do patrimônio público. “O Natal Luz é talvez o maior bem público de Gramado, mas foi totalmente privatizado. O evento não trazia nenhum lucro para a comunidade. Beneficiava apenas uma família e pessoas de sua relação”, afirmou na época o promotor Antônio Képes.



Festival de Cinema de Gramado


O Festival de Cinema Gramado - Cinema Brasileiro e Latino - é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil - e de toda a América Latina. Conta com participações de filmes em longa-metragem nacionais e internacionais, filmes em média-metragem e filmes em curta-metragem, além dos tradicionais Super-8.
A primeira edição do Festival de Cinema de Gramado aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, passando a realizar-se todos os anos. As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, simplicidade e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha. Paralelamente, a disputa pelo Kikito - o Deus da Alegria - animava os debates, criava polêmicas e transformava a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público em geral. O Festival de Cinema de Gramado firmou-se em tempos políticos duros - os anos 70 - driblando a censura e provando que era possível subverter o cotidiano difícil através da arte. Desde então, Gramado transformou-se num palco que traduz as glórias e crises do cinema nacional.
A partir dos anos 80, com o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do FestAdicionar imagemival de[Cinema de Gramado, o evento conquistou naturalmente o título de um dos maiores do gênero no país. Reunindo um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com qualidade, o Festival de Cinema de Gramado é hoje um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário