DaMatta: precisamos conhecer o turista brasileiro
Antropólogo explica que a diversidade cultural está na origem do turismo
Abrindo as atividades do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011, o antropólogo Roberto DaMatta realizou uma apresentação sobre “Ética no Poder – A História, Cultura e o Comportamento do Brasileiro”. Em sua exposição, DaMatta, que também é professor e escritor, analisou o perfil e o comportamento do brasileiro com foco no turismo.
“As viagens podem nos levar a grandes dissonâncias culturais. Por isso, é fundamental conhecermos o perfil do brasileiro. Somos frutos de uma sociedade aristocrática e com pouca consciência de igualdade”, afirmou o antropólogo.
Para ele, o que liga a antropologia ao turismo é o papel social dos indivíduos. Segundo ele, alguns papéis sociais são previamente distribuídos, como no caso de gênero, e outros são adquiridos ou escolhidos ao longo da vida. “O individuo escolhe o papel de turista. Ele decide sair – dar uma pausa – da sua rotina, do seu cenário de identidade tradicional para conhecer outros cenários.”
Segundo DaMatta, a identidade de um individuo é construída por influência do contexto ou por oposição. Um exemplo de oposição é o contraste cultural entre os Estados Unidos e o México, países vizinhos que não compartilham de muitos valores de identidade, ambos apresentando gastronomia, os hábitos e a cultura são totalmente diferentes.
“Encontramos a mesma dissonância dentro de um mesmo país. O Brasil é um ótimo exemplo disso. Temos que enxergar essas multiplicidades culturais como oportunidades. Todos os indivíduos têm o seu lugar num mundo sem dissonâncias, mas são elas que permitem a existência do turismo”, acredita ele.
“As viagens podem nos levar a grandes dissonâncias culturais. Por isso, é fundamental conhecermos o perfil do brasileiro. Somos frutos de uma sociedade aristocrática e com pouca consciência de igualdade”, afirmou o antropólogo.
Para ele, o que liga a antropologia ao turismo é o papel social dos indivíduos. Segundo ele, alguns papéis sociais são previamente distribuídos, como no caso de gênero, e outros são adquiridos ou escolhidos ao longo da vida. “O individuo escolhe o papel de turista. Ele decide sair – dar uma pausa – da sua rotina, do seu cenário de identidade tradicional para conhecer outros cenários.”
Segundo DaMatta, a identidade de um individuo é construída por influência do contexto ou por oposição. Um exemplo de oposição é o contraste cultural entre os Estados Unidos e o México, países vizinhos que não compartilham de muitos valores de identidade, ambos apresentando gastronomia, os hábitos e a cultura são totalmente diferentes.
“Encontramos a mesma dissonância dentro de um mesmo país. O Brasil é um ótimo exemplo disso. Temos que enxergar essas multiplicidades culturais como oportunidades. Todos os indivíduos têm o seu lugar num mundo sem dissonâncias, mas são elas que permitem a existência do turismo”, acredita ele.
Classe C já é cliente efetivo do mercado de turismo
O diretor de Comunicação Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco “Panda” Beting, surpreendeu os agentes de viagens no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 ao falar sobre a entrada da classe “C” no mercado de turismo como cliente efetivo, principalmente no setor aéreo.
Para ilustrar o painel “Nova Classe Média: Conheça Técnicas e Recomendações”, Gianfranco utilizou o case da Azul como referencial e apontou como positivo o cenário atual. O crescimento econômico, elevação salarial e redução do desemprego contribuíram diretamente para a emergência dessa fatia da população que passou a incluir viagens em seus planos. Um dos segmentos mais beneficiados foi o de transporte aéreo que registrou um crescimento médio de 9,6% em números de passageiros entre 2008 e 2010.
O painelista revelou que “de fato mudaram os paradigmas, hoje temos 65 milhões de pessoas no mercado doméstico de voos, ao ano” e acrescentou: “Este novo cliente não está habituado a voar e emite mensagens corporais claras de insegurança. Para atendermos bem a classe “C”, treinamos nosso pessoal de aeroporto com o intuito de tratá-los com elegância e presteza”. Panda fez um alerta de como este cliente deve ser olhado: “jamais de cima para baixo; pois ele chegou na festa, a festa é dele e chegou para ficar”.
Para fechar o painel, Gianfranco abordou o assunto Copa e Olimpíadas e revelou certo receio com a falta de urgência na melhoria da infraestrutura e da hotelaria no Brasil para os eventos. “O que me preocupa é que a Nação, que será observada pelo mundo inteiro, está indo para praia sábado de manhã sem se preocupar com a imagem que vai passar para o público”, afirmou.
Empresas aéreas nacionais e internacionais mostram suas novidades durante a Abav 2011
No Pavilhão 4 do Riocentro, empresas aéreas nacionais e internacionais apresentam suas novidades durante a Abav 2011, que começou hoje (19) e vai até o dia 21 de outubro. Além de anunciar novas rotas, novos aviões e programas de relacionamento e fidelidade para passageiros, as companhias revelam expectativas otimistas para o pós-evento, o que se resume em novos negócios e maior integração com agentes de viagens.
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes está divulgando um novo entretenimento de bordo batizado “Gol no Ar”. O acesso pode ser realizado durante o voo através de dispositivos portáteis com Wi-Fi com conteúdo fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do País. O produto já funciona em 35 aeronaves - cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea Rio-São Paulo.
No pacote de novidade da companhia está ainda o serviço de venda de alimentos a bordo que será expandida para mais de 400 voos diários até o fim do ano, e a operação de aeronaves 737 Next Generation configuradas com o padrão de interior futurista Boeing Sky Interior.
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes está divulgando um novo entretenimento de bordo batizado “Gol no Ar”. O acesso pode ser realizado durante o voo através de dispositivos portáteis com Wi-Fi com conteúdo fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do País. O produto já funciona em 35 aeronaves - cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea Rio-São Paulo.
No pacote de novidade da companhia está ainda o serviço de venda de alimentos a bordo que será expandida para mais de 400 voos diários até o fim do ano, e a operação de aeronaves 737 Next Generation configuradas com o padrão de interior futurista Boeing Sky Interior.
Novas rotas
A Webjet, através do seu diretor Fábio Mader, informou aos visitantes da Abav 2011 as novas rotas da companhia: Rio – Goiânia, Rio – Florianópolis, Rio – Uberlândia, Florianópolis – Porto Alegre, Confins – Florianópolis e Confins – Uberlândia.
A participação da TAM na feira acontece a duas semanas da inauguração de seu novo voo para o México. Em 30 de outubro, a empresa estreia sua frequência diária entre São Paulo e Cidade do México, que será operada pela aeronave A330. As passagens para o novo voo já estão disponíveis para venda pelo call center da companhia.
Outro destaque da TAM é o reforço da ligação entre o aeroporto de São Paulo/Congonhas e Miami, com voo saindo às 10h20, três vezes por semana, da cidade norte-americana com destino a Belo Horizonte. O sentido inverso, com conexão no aeroporto de Belo Horizonte/Confins, também é oferecido em três dias da semana para quem pretende chegar a Miami a partir de Congonhas.
A parceria firmada com a JetBlue inclui em um mesmo e-ticket todo o trecho da viagem, combinando voos das malhas aéreas das duas empresas, além de check-in integrado e despacho da bagagem até o destino final.Mais espaço
Outra novidade é a tarifa “Relax” que corresponde a um assento mais espaçoso na rota São Paulo-Manaus, com reclinação de até 170°. A opção é oferecida nas frequências operadas por aeronave Airbus A330.A Trip Linhas Aéreas agora conecta o Brasil ao interior de Minas Gerais por meio de um serviço de ônibus exclusivo entre os Aeroportos de Confins e Pampulha. Traz ainda oito novas rotas: Guarulhos - Palmas, Palmas - Guarulhos, Guarulhos - Belo Horizonte (CNF), Belo Horizonte (CNF) - Montes Claros, Montes Claros - Salvador, Salvador - Belo Horizonte (CNF), Belo Horizonte (CNF) - Salvador, Belo Horizonte (CNF) - Guarulhos.Segundo Emerson Avelar, gerente de Imagem e Publicidade da Companhia, até o final do mês serão divulgados novos voos.Com stand simulando uma cabine de avião, a Trip traz para a Abav 2011 inovação em tecnologia. “A ideia é tangibilizar a Trip, que sempre teve uma atuação muito regional e proporcionar maior visibilidade”.Novas aeronavesJá a Avianca comemora a marca de mais de 1 milhão de associados ao seu Programa de Fidelidade Amigo (que permite inscrever até quatro membros da família), além da chegada de quatro novas aeronaves Airbus A320 – com capacidade de suportar até 162 passageiros cada – e o lançamento de duas novas rotas: Rio de Janeiro – Salvador, Salvador – Rio de Janeiro.Em novembro, inicia a frequência Rio-Bogotá, com três voos semanais com opções de conexões imediatas entre a capital da Colômbia e as principais cidades da América do Norte, Central, Caribe e Europa. O voo sairá da capital fluminense às segundas, quartas e sábados, às 9h40, com chegada em Bogotá às 12h45. O retorno acontece nas terças, sextas e domingos, às 22h55, e desembarque no Rio às 12h45.A Azul divulgará o lançamento, até o final do ano, de três novas rotas: Campinas – Caxias do Sul, Rio de Janeiro (Galeão) – Vitória e Rio de Janeiro (Galeão) – Porto Alegre. A Passaredo Linhas Aéreas deve atender, até o final do ano, mais quatro novos destinos: Belém, Carajás e Santarém, no estado do Pará, e Cascavel, no Paraná. As passagens já estão à venda no site da Companhia. Com sede em Ribeirão Preto (SP), voa atualmente com uma frota 100% nacional composta por 14 aeronaves que atendem 22 destinos.Voos diretos para IstambulCom voos diretos para Istambul, a Turkish Airlines mostra aos visitantes da Abav 2011 que o destino Turquia está cada vez mais em evidência no Brasil, especialmente a Capadócia. Segundo Atagun Kutluyuksel, diretor da companhia no Brasil, a cidade de Istambul também está sendo vista como um excelente centro de distribuição para quem vai para a Ásia, Oriente Médio e Europa. Do Brasil, saem voos quatro vezes por semana de São Paulo para Istambul e, de lá, conexões para todo o Oriente Médio, Ásia e Europa.A companhia apresenta ainda durante o evento sua nova Classe Econômica, com cozinha mundialmente premiada e opção de entretenimento individual em mais de 170 destinos através de Istambul.Redes sociais no arA nova aposta da TAP Portugal no Brasil é o uso das redes sociais como ampliação do atendimento ao cliente. Para isso, a companhia realiza no dia 20 de outubro, às 15h, uma coletiva de imprensa com Luiz Mór, vice-presidente.A Taag Angola Airlines reforça sua frota de longo curso através da aquisição de dois aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para transportar 293 passageiros: 12 na 1ª Classe, 56 na Classe Executiva e 225 na Classe Econômica. Ele percorre mais de 14 mil km em cerca de 26 horas de voo sem escalas.Além de apresentar sua nova rota Luanda – Porto, às sextas e domingos, a Taag também reforça seu Programa de Passageiro Frequente, conhecido como “Umbi Umbi Club”.A Emirates anuncia na feira, através do diretor geral para operações no Brasil, duas novas rotas que passam a operar a partir de 4 de janeiro de 2012: Rio de Janeiro – Dubai e Rio de Janeiro – Buenos Aires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário