sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nova Mina Modelo de Criciuma será inaugurada hoje (28




Criciúma ganha a partir de hoje, mais um ponto turístico, a Mina de Visitação Octávio Fontana. Durante toda a semana, os últimos detalhes foram preparados para a inauguração que ocorre amanhã (28), às 18 horas, no bairro Naspolini.
Contando com o bom tempo dos últimos dias, várias frentes de trabalho se dividiram para deixar tudo pronto para o público conhecer a mina e a história de Criciúma. "Este espaço será mais um ponto turístico da nossa cidade. Não tinha uma forma melhor de contar a história de Criciúma e do carvão, senão dentro de uma mina", ressaltou o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail. Os visitantes terão a oportunidade de entrar em uma mina de carvão, e uma locomotiva. "Os cidadãos criciumenses e turistas vão conhecer como funciona uma mina, com total segurança", conta o diretor.

A Prefeitura de Criciúma finaliza os preparativos para a abertura oficial da Mina de Visitação Octávio Fontana, no Bairro Naspolini, onde funcionou a antiga mina São Simão. A apresentação do novo ponto do roteiro turístico criciumense à comunidade ocorre no próximo dia 28.
Situada em uma área de 15 mil metros quadrados, a mina possui um percurso subterrâneo de 300 metros, pelo qual um trenzinho vai percorrer com vagonetas capazes de levar até 12 pessoas por viagem.
Durante a "expedição", os visitantes conhecerão a história da mineração, atividade impulsionadora do desenvolvimento de Criciúma, através de dois vídeos, um antes e outro durante o trajeto sob a mina, e painéis dispostos nas galerias.A parada para o vídeo é uma das oito estações previstas para o passeio. Os visitantes terão um local especial para descer e bater fotos. “É importante ressaltar que Criciúma tinha uma Mina Modelo, que acabou desativada por conta da falta de segurança. Toda a nossa Mina de Visitação recebeu estaqueamento para dar toda a garantia de proteção aos turistas”, destacou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini.Em frente à boca da Mina de Visitação, funcionará uma casa com disponibilidade de materiais sobre a história da extração de carvão na região, elaborados pelo Sindicato das Indústrias da Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc), além de lanchonete e venda de souvenirs e artesanatos produzidos na cidade. A realização da obra reuniu em parceria os governos do Município e do Estado e o Siecesc. O local terá estacionamento para oito ônibus e em torno de 50 carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário