Em seu quarto Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav estando à frente da presidência da entidade, Carlos Alberto Amorim Ferreira entrega aos agentes de viagens e ao mercado de turismo um novo formato de evento. As mudanças refletem o atual momento que a associação está vivendo e foram sendo implementadas desde 2009, quando o salão de exposições, considerado o maior das Américas, teve sua comercialização terceirizada e intensificou o processo de internacionalização.
A partir dai, mudanças significativas foram sendo colocadas em prática, até que este ano, a gestão do congresso

Com essa mudança de formato, o salão de exposição abrirá mais cedo, às 11h, e funcionará até às 18h. Satisfeito com o retorno que as mudanças estão apresentando na aceitação por parte do expositor – a feira está com 90% dos espaços comercializados -, Ferreira falou das expectativas para o evento, em meio às crises mundial e política atuais.
O que Abav buscou quando escolheu o tema O Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo?
Do mesmo jeito que a Abav, como associação e como detentora do maior evento de turismo do continente americano, precisou adotar novas atitudes para não envelhecer e não perder seu espaço, o agente de viagem também tem buscado se reinventar a cada dia para se adaptar às diferentes realidades que o mercado apresenta a cada momento. E se estamos em sintonia com essa realidade, então, pensamos em muni-lo de informação do que há de mais vanguarda no mercado, mostrá-lo as práticas bem-sucedidas e exercitá-las. Nosso maior objetivo é fazer com que o agente de viagem participe mais da parte técnica do evento e acredito que tenhamos chegado a um formato ideal. Com as duas partes – feira e congresso – ocorrendo simultaneamente, o público não se dividirá e poderá circular entre os ambientes sem nenhum prejuízo, pois o tempo estará mais elástico e melhor aproveitado.
O que motivou as mudanças?
O processo de gestão de um congresso desta magnitude não pode ser estático. A Abav precisa estar sempre em construção. Trouxemos novas cabeças para nos ajudar a pensar em como motivar mais a participação do agente, em como promover conteúdos que agreguem conhecimento ao dia a dia e chegamos a esse novo modelo. É importante perceber que esse foi um processo progressivo, constante e que não vai parar na Abav 2011.
Na sua avaliação é tranquilo afirmar que o Brasil é bem sucedido no turismo, mesmo com a atual crise política recém-ocorrida?
Sim. Podemos tranquilamente afirmar que existe um Brasil bem sucedido no turismo, e a Abav vai espelhar isso. É fato que perdemos tempo com a instabilidade política, principalmente no que diz respeito à preparação para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas, mas o mercado está vivendo uma fase muito boa no setor de viagens, os números crescentes de

Com tantos eventos de turismo ocorrendo ao longo do ano, por que a Abav2011é imperdível?
Porque só a Abav tem a capacidade de agregar os diversos setores sob suas asas. E isso se reflete na diversidade de expositores e lideranças empresariais presentes ao evento. Que evento reúne, em um único espaço, praticamente todos os órgãos oficiais de turismo Federal, estadual, municipal, operadores, hoteleiros, locadoras, cias. Aéreas, entidades empresariais, sindicais? O expositor não quer deixar de estar na Abav porque ele sabe que, se ele não for, seu concorrente estará lá aparecendo para o mercado e ele não quer perder espaço. O agente de viagem precisa estar lá porque sabe que vai estreitar relacionamentos, realizar novos contatos, nacionais e internacionais, em um só momento, em um único lugar, onde todos estão ali para atendê-lo unicamente, num ambiente que foi preparado, focado nele, nas suas necessidades. Dalí ele sabe que poderá sair com um bom acordo comercial, além de conhecer as novidades que o mercado está lançando. Ele também sabe que precisa estar em constante processo de reciclagem. Onde mais ele poderia conversar com o promotor da empresa X e em dois minutos ir para a empresa Y e confrontar ofertas, condições? Onde mais ele tem a oportunidade de dividir experiências com grandes empresários do setor? Só a Abav oferece isso.
O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 será realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasam

Contatos:
Capta Comunicação – Assessoria de imprensa Evento Abav 2011
No Rio de Janeiro:
Mabel Antunes
mabel@captaconsult.com.br
(21) 8231-2494 begin_of_the_skype_highlighting / 3741-0480
Em Brasília :
Martha Mendes
marthamendes@captaconsult.com.br
(61) 3322-4749 begin_of_the_skype_highlighting / 8181-5671
Abav:
Karla Queiroz
Coordenadora de Comunicação
noticias@Abav.com.br

(21) 3231-7799 begin_of_the_skype_highlighting / 9115-9571
www.Abav.com.br
Juliana Maia
Assessora de Comunicação
juliana@abav.com.br
(11) 3231-3077
Nenhum comentário:
Postar um comentário