sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Congresso Nacional da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

TURISMO DO PARÁ NA PAUTA DA MÍDIA ESPECIALIZADA

Dos cheiros e sabores da rica gastronomia, à marujada de Bragança, como forte herança da cultura portuguesa. Dos passeios de búfalos das fazendas marajoaras às belezas das praias oceânicas e de rios, furos e igarapés que fazem do Pará a obra-prima da Amazônia. É pelos quatro cantos do estado do Pará que estarão circulando mais de 200 jornalistas de turismo de diversas partes do Brasil e de países vizinhos, como a Argentina, Suriname e Uruguai, durante os dias 24 a 27 deste mês, quando acontecerão os press trips do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.






As viagens de familiarização aos pólos turísticos do Pará fazem parte de uma programação que inclui jantar com pratos típicos do Círio de Nazaré, exposições, show de carimbó, palestras e debates que teve início nesta quinta-feira (22), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Após participarem dessas programações, os jornalistas seguem para conhecer as belezas e diversidades de atrativos naturais do Pará, com viagens aos pólos Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Belém e Marajó.


Segundo a diretora regional Norte da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Benigna Soares, a maior parte dos jornalistas deve seguir para o pólo Marajó, visitando os mais importantes municípios do arquipélago. “O Marajó é o pólo mais procurado e um destino internacionalmente conhecido, no entanto, ainda precisamos melhorar nossas vias de acesso para lá. Por isso, priorizamos este pólo, levando mais jornalistas para que haja uma boa divulgação deste destino dentro e fora do país”, disse ela.Participam da visita ao Marajó cerca de 60 jornalistas especializados em turismo que irão conhecer a rústica Vila de Joanes, em Salvaterra, onde se encontra as ruínas da primeira igreja jesuítica no Marajó, construída no século XVII, além da praia mais procurada pelos veranistas que visitam aquele municípío.


Em Cachoreira do Arari, destaca-se o contato com a autêntica cultura marajoara, com os hábitos e a cerâmica do caboclo marajoara, apresentados numa visita ao Museu do Marajó, inaugurado em 1987, pelo padre Giovanni Galo. Na capital no Marajó, como é conhecida a cidade de Soure, os jornalistas farão visitas às fazendas para passeios em charretes ou montados em búfalos, além de conhecer os curtumes, lojas de artesanato e a praia do Pesqueiro, considerada um das principais cartões postais da cidade.


A organização do evento estima uma média de visitação de 15 a 25 jornalistas para os outros pólos turísticos. Aos que ficam em Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) disponibilizará city tour pelos principais pontos turísticos da cidade, além de passeios pelas ilhas de Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba e a vila de Icoarací. A prefeitura de Benevides também vai receber o grupo de jornalistas com um almoço típico, passeio de chalana, e um jantar cultural no domingo, dia 25. Para quem vai ao pólo Amazônia Atlântica, foram organizados dois tipos de passeios. O primeiro grupo visita o município de Salinópolis e terá como pauta, além das praias, a pesca esportiva, em um pacote especial oferecido pela Pousada Cuiarana e pelo Hotel Solar. O segundo press trip , reservado a 25 jornalistas, inclui hospedagem em hotel fazenda e visita a campos alagados no município de Tracuateua, seguido de city tour na cidade histórica de herança portuguesa de Bragança, que também reserva forte folclore, como a Marujada de São Benedito, além outros belos atrativos como a praia oceânica de Ajuruteua e as comunidades de pescadores.


Para o sócio- proprietário do Hotel Fazenda Vitória, Robson Martins, responsável pela organização dos passeios em Tracuateua, o congresso se apresenta como uma ferramenta importante de divulgação do turismo no Estado do Pará. “Os visitantes nem imaginam encontrar uma fazenda de búfalos próxima a Belém e, quando visitam o hotel fazenda, ficam impressionados com o que temos para mostrar, que são os campos naturais onde se cria búfalo e cavalo selvagem”, disse ele.


No pólo Araguaia Tocantins, haverá dois grupos de jornalistas para visitar os municípios de Barcarena e Paragominas. Em Barcarena, estarão hospedados no Samaúma Park Hotel, situado na Praia do Caripi, uma das mais belas da região amazônica. A passagem por aquela cidade inclui shows folclóricos e passeios por praias e trilhas ecológicas.


Uma parceria da Abrajet com a ASSEMB - Associação de Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena (Assemb) permite ainda que os jornalistas conheçam o pólo industrial de Barcarena, visitando empresas como Alubar, Albrás, Usipar, Alunorte, entre outros.Já em Paragominas, as visitas incluem passeios pelo parque ambiental, considerado principal cartão postal da cidade e à fazenda Rancho Fundo, que é modelo de produção sustentável, além de apresentação do projeto Pecuária Verde pelo Sindicato dos Produtores Rurais daquele município.Também vão ser visitados Santarém e Alter do Chão, no Tapajós.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 23



8h30 às 13h - Ciclo de Palestras



8h30 a 10h - Tema1: "Legado Turístico dos megaeventos esportivos"Palestrante: Fernando Telles Ribeiro (atleta, escritor, consultor)



10h - Intervalo



10h30 a 12h30 - Tema 2: "Importância das Mídias Sociais para o Turismo"Palestrante: Ney Messias Júnior - Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo do Pará e Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur)

12h40 - Almoço típico paraense no Restaurante do Hangar (exclusivo para membros e convidados da Abrajet, jornalistas e palestrantes)



14h - Palestra: Transportes Turísticos na Amazônia (aberta a todos)Palestrante: Fábio Romero - Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará - Singtur



15h - Debate: "Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo" - aberto a todos



16h - Reunião do Conselho Administrativo da Abrajet (restrita aos conselheiros)



1) Aprovação de proposta de reforma estatutária e seu encaminhamento a Assembléia Geral;



2) Votação, indicação de proposta de cidade para sediar o do XXIX Congresso no ano de 2012



3) Assuntos Gerais



17h a 18h30 - Assembléia Geral da ABRAJET (restrita aos associados)



1) Aprovação de reforma estatutária;



2) Votação e aprovação final da cidade – sede do XXIX Congresso



3) Assuntos Gerais



19h - Coquetel de encerramento





24 a 27



Press Trip (visitação aos pólos turísticos do Pará)- Belém (Belém, MOsqueiro, Icoaraci e Cotijuba), Marajó (Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari), Amazônia Atlântica (Tracuateua / Salinas) Araguaia Tocantins (Barcarena / Paragominas) e Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão)).




Dia 26 - 10h - Sessão solene na Assembléia Legislativa em comemoração ao "Dia Mundial do Turismo".



Dia 27 - "Dia Mundial do Turismo"



Dia 28 - retorno dos jornalistas para cidades de origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário