quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

Conselhos de Segurança
A cidade de Criciúma (SC), com quase 200 mil habitantes, foi fundada no dia seis de janeiro de 1880 por imigrantes italianos e congrega sete etnias: Italiana, Polonesa, Alemã, Portuguesa, Negra, Espanhola e Árabe.Sabe-se também que aqui habitavam índios (os bugres como eram conhecidos pelos primeiros colonizadores ). Por esse motivo acontece todos os anos a “Festa das Etnias”, que em 2011 ganhou o Parque das Nações e veio fortalecer o “Turismo Social do Sul Catarinense.” Com o crescimento dos municípios surgem os Conselhos de Segurança, criados pela Policia Militar, visando um trabalho comunitário na sociedade organizada.




Acompanhando as ações dos CONSEGS e como voluntário, registro parte do que aconteceu no CONSEG Centro - Setor 4 por ocasião da posse de seus 50 membros na sede da CDL (fotos) e as palavras inciais (discurso) de seu presidente Zairo Casagrande . “Senhoras e senhores, boa noite! Agradeço a presença de todos a esta solenidade de posse do Conseg Centro Criciúma - gestão 2011/2013. Cumprimentando o Exmo Sr. Prefeito Municipal Clésio Salvaro estendo o cumprimento a todas as autoridades da mesa e presentes nesse recinto. Agradeço em especial a aqueles que cederam os seus nomes para nossa diretoria e também seus membros natos: tenente coronel Cabral (PM) e agente Rodinei (PC). Agradeço ao Luiz Alfonso e sua diretoria pela dedicação ao Conseg na gestão que ora termina, gestão que criou o Conseg Centro e procurou sensibilizar a sociedade para os problemas de segurança em nossa cidade. Agradeço a presença de vários diretores de outros Consegs neste evento. Tenham a certeza de nossa parceria, nas questões gerais de segurança de nosso Município. Conforme nosso Estatuto, o CONSEG é uma iniciativa que visa a participação da Comunidade na análise, planejamento e soluções dos problemas comunitários na área da Segurança Pública. Os CONSEGS são entidades de apoio do sistema de Policia Comunitária. É ela, a Policia Comunitária, a alternativa que melhor se encaixa ao Estado Democrático de Direito. Ela é uma alternativa ao modelo tradicional de Polícia, cujo enfoque é combater ao criminoso depois que ele tenha vitimado alguém e gerado um dano moral ou material. É preciso antecipar-se ao crime, agindo sobre as suas causas para que ninguém sofra dano algum. Assim o Conseg é o espaço de participação voluntária da sociedade, que discute as questões de segurança, antes que o delito venha acontecer. É uma prática de atos ou tarefas sem espera de recompensas, entendendo-se que a segurança deve ser construída por todos nós. Estabelece uma relação formal sociedade - Polícias Civil e Militar. Dialóga, troca idéias, encaminha projetos. Nos próximos dois anos, a cada primeira quarta feira de cada mês,estaremos reunidos para fazermos isso... O Conseg Centro se soma à todas as instituições que fazem inclusão social não tradicional.
O direito à segurança faz parte do conceito amplo da felicidade de cada cidadão, o que não se define por decreto ou leis. Pois como disse o pensador Vicente de Carvalho sobre a felicidade: “Essa felicidade que supomos. Árvore milagrosa que sonhamos. Toda arreada de dourados pomos. Existe sim: mas nós não a alcançamos. Porque está sempre apenas onde a pomos. E nunca a pomos onde nós estamos”. Muito Obrigado, Zairo Casagrande.

PIT STOP

* No Turismo desportivo, o nosso Criciúma Esporte Clube vem jogando fora dos padrões esperado pelo investimento do presidente Angeloni e troca mais uma vez de “treinador”. Dá-lhe Tigre!

* A maior festa alemã das Américas em sua 28ª edição, desde a sua primeira edição, mais de 18 milhões de pessoas já estiveram na OKTOBERFEST de Blumenau. De seis a 23 de outubro de 2011. O desfile de abertura acontecerá dia seis (quinta-feira) às 19h30 na rua XV de novembro e os pavilhões serão abertos às 22 horas. Informações no site www.oktoberfestblumenau.com.br e através do telefone 55 (47) 3326-6901.

* Aviso aos VERANISTAS do Balneário Rincão (SC). Estamos sem segurança e as ruas e os terrenos baldios continuam entulhados de lixo. O verão está chegando e as eleições (2012) também. Quem será o primeiro Prefeito do novo Município? Você já ouviu falar em TURISMO???

* Santa Catarina estará presente no Congresso da ABRAJET em Belém do Pará, de 22 a 27 do corrente, participando com seus jornalistas especializados em Turismo. A criciumense,Isolete Pereira integrará a Embaixada Argentina, já que reside em Buenos Aires.Vamos nessa!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910 ( www.difusora910.com.br).
DRT-SC.02360-JP
OAB-SC. 2.281(Membro Jubilado)
http://Abrajet-sc.blospot.com
http://nossojornal-sc.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário