segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CDL lança o Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Apresentar os mais importantes pontos históricos da região central de Florianópolis, para serem visitados em um percurso rápido e oferecendo conteúdo de qualidade. Esta é a proposta do Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis, uma publicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e verba do Funturismo. “A iniciativa é uma contribuição ao turismo qualificado da cidade, valorizando a história e cultura secular da capital catarinense”, resumiu Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis. “A publicação será muito útil também aos moradores, que nem sempre têm intimidade com nosso patrimônio”, acrescenta Abreu.
O Roteiro tem conteúdo assinado por um dos maiores especialistas em turismo da cidade – o ex-professor universitário Antonio Pereira Oliveira, autor de vários livros sobre o tema. “Em três horas de caminhada é possível conhecer ruas, igrejas, casarios, museus, praças e monumentos, com informações sucintas e diferenciadas”, explica Pereira Oliveira, que também é consultor em turismo e fundou a primeira agência de viagens de Florianópolis. “A cidade se ressentia de uma publicação deste perfil”, observa.
Em cada ponto apresentado e descrito no Roteiro há um mosaico com o Boi de mamão, personagem do folclore luso-açoriano, constituindo uma trilha a ser seguida pelos visitantes. “São 25 paradas para viajar no tempo e respirar o passado”, reforça o autor do conteúdo.
Curiosidades sobre a origem da lendária figueira da Praça XV, as telas de alto valor artístico do interior da Catedral Metropolitana, a importância arquitetônica das linhas neoclássicas do prédio da Alfândega e a memória política do café Ponto Chic (O Senadinho) são alguns dos aspectos do Roteiro. “Nossa pretensão é despertar o interesse àqueles que se interessam por história, com informações básicas. No mercado turístico, esse perfil de visitante está cada vez mais em alta”, diz Antonio Pereira Oliveira. Para auxiliar na orientação, o Roteiro Autoguiado inclui um mapa artístico, assinado pela ilustradora Vera Muccillo.
No Roteiro, com 25 sítios históricos, o ponto de partida é a 1. Catedral Metropolitana, seguindo pelos 2. Sobrados Oitocentistas; 3. Museu da Escola Catarinense (antiga Escola Normal); 4. Casa Victor Meirelles; 5. Praça XV e Jardim Oliveira Bello; 6. Monumento aos catarinenses mortos na Guerra do Paraguai; 7. Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 8. Jardins do Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 9. Figueira da Praça XV; 10. Casa de Câmara e Cadeia; 11. Museu do Saneamento; 12. Estátua de Fernando Machado; 13. Largo da Alfândega; 14. Prédio da Casa da Alfândega; 15. Mercado Público; 16. Relógio da Western Telegraph; 17. Cais Frederico Rolla; 18. Casario da Rua Conselheiro Mafra; 19. antiga Casa Hoepcke; 20. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; 21. Rua Felipe Schmidt; 22. Café Ponto Chic (O Senadinho); 23. Praça Pereira Oliveira; 24. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e 25. Teatro Álvaro de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário