Todos os anos, milhares de peregrinos provenientes de diversas localidades
do Brasil, visitam os santuários do estado de Santa Catarina, principalmente Nova Trento (foto), cidade de Santa Paulina, a primeira santa brasileira. No Estado há 22 santuários e vários destinos de peregrinação católica. Sete destacam-se próximo ao litoral catarinense: Santuário de Angelina, de Azambuja, de Nossa Senhora do Bom Socorro, de Nossa Senhora de Fátima, de Nossa Senhora dos Navegantes, de Santa Paulina e de Nossa Senhora do Caravaggio, além de São Luiz, em Imaruí, com a devoção a Beata Albertina Berckembrock. Mas, outro destino acaba de surgir, propriamente pelo retorno da imagem de São Miguel Arcanjo à Igreja com o nome do santo, roubada há 32 anos e que foi encontrada em um shopping no Rio de Janeiro, com um antiquário.
do Brasil, visitam os santuários do estado de Santa Catarina, principalmente Nova Trento (foto), cidade de Santa Paulina, a primeira santa brasileira. No Estado há 22 santuários e vários destinos de peregrinação católica. Sete destacam-se próximo ao litoral catarinense: Santuário de Angelina, de Azambuja, de Nossa Senhora do Bom Socorro, de Nossa Senhora de Fátima, de Nossa Senhora dos Navegantes, de Santa Paulina e de Nossa Senhora do Caravaggio, além de São Luiz, em Imaruí, com a devoção a Beata Albertina Berckembrock. Mas, outro destino acaba de surgir, propriamente pelo retorno da imagem de São Miguel Arcanjo à Igreja com o nome do santo, roubada há 32 anos e que foi encontrada em um shopping no Rio de Janeiro, com um antiquário.Passados 32 anos
, a imagem de São Miguel Arcanjo voltou a Santa Catarina, mas ainda vai levar pelo menos dois meses para retornar a Biguaçu. Por enquanto, ficará na sede da Polícia Federal (PF), em Florianópolis. Entalhada em madeira, com os olhos em vidro epolicromada, possivelmente, com folhas de ouro, a imagem de São Miguel Arcanjo chegou ao aeroporto Hercílio Luz, na manhã de sexta-feira(16). Embrulhada em diversas camadas de plásticos e cobertores,foi transportada em um caminhão, com o apoio do comboio da Polícia Federal, até o prédio do órgão, na avenida Beira-Mar Norte.
, a imagem de São Miguel Arcanjo voltou a Santa Catarina, mas ainda vai levar pelo menos dois meses para retornar a Biguaçu. Por enquanto, ficará na sede da Polícia Federal (PF), em Florianópolis. Entalhada em madeira, com os olhos em vidro epolicromada, possivelmente, com folhas de ouro, a imagem de São Miguel Arcanjo chegou ao aeroporto Hercílio Luz, na manhã de sexta-feira(16). Embrulhada em diversas camadas de plásticos e cobertores,foi transportada em um caminhão, com o apoio do comboio da Polícia Federal, até o prédio do órgão, na avenida Beira-Mar Norte. A imagem (Fotografia da época mostra que é mesmo a imagem roubada há 32 anos), que tem entre 150 e 200 anos, foi furtada há 32 anos da igreja do Balneário São Miguel, em Biguaçu, e permanecerá na sala 240 do prédio da Polícia Federal até que exista um local seguro para levá-la. De acordo com o delegado Ildo Rosa, a peça está vinculada a um inquérito policial.“Além do valor histórico, há o valor jurídico e a possibilidade que seja devolvida a Biguaçu. A Prefeitura poderá requerê-la, mas é preciso de um local seguro para que a imagem não corra risco”, explica o delegado.
Segurança na Igreja para abrigar imagem
No mesmo dia em que a imagem de São Miguel Arcanjo chegou
a SantaCatarina, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, acompanhadodo padre José Luiz Souza, visitou a igreja do Balneário São Miguel para estudar questões de segurança e discutir como a imagem poderiaretornar ao altar. “Pensamos em monitoramento eletrônico para deixá-lamais segura”, avisa Castelo (Na foto na reunião na PF).
a SantaCatarina, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, acompanhadodo padre José Luiz Souza, visitou a igreja do Balneário São Miguel para estudar questões de segurança e discutir como a imagem poderiaretornar ao altar. “Pensamos em monitoramento eletrônico para deixá-lamais segura”, avisa Castelo (Na foto na reunião na PF). O prefeito destaca que o importante é não colocá-la em risco e, enquanto isso, estará sob responsabilidade da Polícia Federal.O padre José Luiz Souza observa que os fiéis estão ansiosos para ver a imagem. “É um alívio saber que ela chegou. Vamos ver a possibilidadede trazê-la a Biguaçu para que a comunidade possa vê-la”, afirma. Apesar de não ter nada confirmado, o padre confessa que não sabia da complexidade do translado e medidas de segurança tomadas para a integridade da imagem. Embora soubesse do furto da arte sacra, o padre já havia perdido as esperanças que a encontrassem. “Parece um milagre do santo”, observa. No próximo dia 21 de dezembro, a Paróquia de Biguaçu completa 70 anos de atividades e o presente de aniversário chegou antecipado: a imagem de São Miguel Arcanjo.
Peça estava em um antiquário em Copacabana A imagem de São Miguel Arcanjo, que é padroeiro da Polícia Federal, foi encontrada por museólogos em um antiquário no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 8 de dezembro. Ela havia desaparecido após ser furtada em 1979 da igreja do Balneário São Miguel. A recuperação contou com a participação da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) e do Iphan. O sumiço da imagem pode estar relacionada ao comércio ilegal de arte sacra, conforme o administrador do Museu Etnográfico de Santa Catarina, Valério Carioni. De acordo com o administrador, a ajuda de um amigo artista do Rio deJaneiro, que teria visto a imagem num leilão foi determinante. O santo não foi arrematado no evento, mas tinha o preço inicial de R$ 35 mil e poderia chegar aos R$ 200 mil.
Igreja de São Miguel
A Igreja de São Miguel foi inaugurada em 23 de janeiro de 1751. No ano de 1798, foi demolida a antiga igreja em estuque que estava em ruínas,e construída em seu lugar outra com tijolos, em estilo tipica
menteluso-brasileira com frontão reto. Possui um sino doado em 1845 pelo Imperador Dom Pedro II durante sua visita à Santa Catarina. É um monumento tombado pelo serviço do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional em 14 de novembro de 1969 (tombado sob o nº. 46, em 14 denovembro de 1969, através do processo nº. 810-T-68. Em união com o Aqueduto e a Casa dos Açores, compõem o Conjunto Luso-Açoriano de São Miguel. Seus visitantes são os mesmos da Casa dos Açores – Museu Etnográfico, que aproveitam para conhecer todos os componentes do Conjunto Arquitetônico (igreja, sobrado e aqueduto).
menteluso-brasileira com frontão reto. Possui um sino doado em 1845 pelo Imperador Dom Pedro II durante sua visita à Santa Catarina. É um monumento tombado pelo serviço do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional em 14 de novembro de 1969 (tombado sob o nº. 46, em 14 denovembro de 1969, através do processo nº. 810-T-68. Em união com o Aqueduto e a Casa dos Açores, compõem o Conjunto Luso-Açoriano de São Miguel. Seus visitantes são os mesmos da Casa dos Açores – Museu Etnográfico, que aproveitam para conhecer todos os componentes do Conjunto Arquitetônico (igreja, sobrado e aqueduto). Seu acesso é facilitado,via rodovia BR-101, km197/198, a 7 km do centro de Biguaçu. A igreja fica aberta para visitação durante o horário da missa, às 18h nos domingos. Pode-se destacar no local a realização da Festa de São Miguel Arcanjo, que acontece no dia 29 de setembro e a Festa do Divino Espírito Santo, realizada no mês de junho.
BIGUAÇU: ponto alto é a gastronomia açoriana
Localizado na Grande Florianópolis, o município de Biguaçu tem o
pções variadas de gastronomia, especialmente nas proximidades da Igreja de São Miguel, onde o visitante, depois de adorar e praticar sua devoção ao santo, pode desfrutar das especialidades que os bons restaurantes oferecem. A gastronomia açoriana está fortemente representada no Balneário de São Miguel, a cerca de 7 km do centro. A orla oferece opções de restaurantes com pratos à base de frutos do mar, sendo ocamarão o carro-chefe da gastronomia local, mas há também lula, siri,marisco, ostra, peixe e berbigão, todos elaborados à moda da casa.
pções variadas de gastronomia, especialmente nas proximidades da Igreja de São Miguel, onde o visitante, depois de adorar e praticar sua devoção ao santo, pode desfrutar das especialidades que os bons restaurantes oferecem. A gastronomia açoriana está fortemente representada no Balneário de São Miguel, a cerca de 7 km do centro. A orla oferece opções de restaurantes com pratos à base de frutos do mar, sendo ocamarão o carro-chefe da gastronomia local, mas há também lula, siri,marisco, ostra, peixe e berbigão, todos elaborados à moda da casa.Também no interior do município podem ser encontrados outros pratos da gastronomia açoriana como: toucinho do céu, bom-bocado, baba-de-moça,ambrosia, bolinha de mamão, doce de mamão, rosca de maçã, rosca de polvilho, santa fé, biju, cuscuz, quindim, queijadinha, doce de laranja azeda, morcilha, lingüiça, massa sovada, pão-de-ló, licores e pães caseiros, cozido de carne com verduras e caldo de cana; elaborados pelos descendentes açorianos para uso doméstico ou vendidos nos armazéns da região.Por outro lado, os descendentes das culturas alemã, italiana,africana, sírio-libanesa e holandesa também contribuem com sua gastronomia, são produtos coloniais confeccionadas artesanalmente, com destaque para os embutidos, geléias, doces, pães caseiros, queijos,licores e compotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário