quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A República em Laguna começa hoje

Local da apresentação foi montado em área anexa ao porto pesqueiro, junto à Lagoa Santo Antônio







A República em Laguna, um dos maiores eventos culturais do Sul de Santa Catarina começa a ser apresentado a partir de hoje, quinta-feira (8), em Laguna, no Litoral Sul. O espetáculo teatral ao ar livre resgata o romance entre Anita e Giuseppe Garibaldi durante a proclamação da República Juliana em 1839. Segundo os organizadores, a expectativa é de reunir mais de 25 mil pessoas em oito dias de apresentação, que tem como atrações principais os atores Murilo Rosa e Nanda Costa.
Desde o ano passado, a peça, produzida pelo Grupo de Teatro Terra, não está sendo realizada no final de julho, época em que ocorreu o evento histórico que fez parte da Guerra dos Farrapos. Em 2010, a indefinição no repasse de recursos provocou mudanças na data da apresentação um dia antes da estreia. Este ano, a programação foi planejada para o final de ano para evitar esse tipo de problema. ” Decidimos por fazer as apresentações em dezembro para evitar o que aconteceu ano passado. Com isso, tivemos um tempo melhor para a captação dos recursos necessário”, observou o diretor Jairo Barcelos, responsável pelo espetáculo. A arena cenográfica montada em uma área anexa ao porto pesqueiro, às margens da Lagoa Santo Antônio, reproduz o centro de Laguna em 1839. O público vai ter novidades neste ano além da simulação da épica batalha naval que marcou a tomada da cidade e a vitória dos revolucionários farroupilhas sobre os soldados imperiais.

Atores famosos


Anita Garibaldi será interpretada por Nanda Costa, enquanto o personagem italiano Giuseppe Garibaldi ficará por conta de Murilo Rosa ator que já participou de uma trama semelhante, como o personagem Corte Real, na minissérie A Casa das Sete Mulheres, da Rede Globo.Na apresentação da peça, com cerca de 2h15min de duração, episódios históricos como a infância de Anita, o primeiro casamento com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar e a morte durante uma fuga na Itália, foram gravados há algumas semanas pelos atores principais e serão reproduzidas em telões ao longo do espetáculo. A República em Laguna será apresentada por 503 atores, entre profissionais e amadores. Cada um deles, desde os famosos intérpretes do casal Garibaldi, os experientes integrantes do Grupo Terra e os voluntários da comunidade, num espetáculo que combina história e romance.

O ESPETÁCULO


Tendo como referência bibliográfica a obra “O perfil de uma heroína”, editado em 1975, do professor Wolfgang Ludwig Rau, o espetáculo “A República em Laguna”, de autoria de Jairo Barcelos, além de mostrar a saga garibaldina, a partir da eclosão do movimento farroupilha em 1835 no Rio Grande do Sul, nos mostra com clareza a BATALHA NAVAL TRAVADA ENTRE OS FARROUPILHAS E IMPERIALISTAS, a conquista da Laguna pelos farroupilhas chefiados por Giuseppe Garibaldi (chegando por mar) e Davi Canabarro (chegando por terra), culminando com a proclamação da República Catarinense Juliana, episódio importante no contexto político do Brasil.
Trata ainda, o grande romance épico entre Giuseppe Garibaldi e Ana Maria de Jesus Ribeiro, romance esse que deu origem a uma das mais belas histórias de amor verídica dos nossos tempos, atravessando fronteiras solidificando-se na Itália, onde Anita Garibaldi mais tarde recebe o título de “Heroína dos Dois Mundos”.
É marcante também, a sensibilização e até mesmo o resgate da cultura açoriana, característica da colonização da cidade de Laguna. Tudo isso pode ser visto e vivenciado durante as duas horas e meia de duração do espetáculo, que acontecerá no Porto de Laguna, às margens da Lagoa Santo Antonio dos Anjos, numa arena cenografia de aproximadamente cinco mil m², reconstituindo a vila da Laguna de 1835 a 1839.


O espetáculo mistura em dosagem certa O LENDÁRIO, O VERÍDICO, A AÇÃO, O ROMANCE E O HUMOR. É sem dúvida o episódio que nos mostra uma CONQUISTA, UMA BATALHA, UMA PAIXÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário