terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Itá lança Rota de Turismo Rural

A Secretaria Municipal de Turismo lançou na sexta-feira (16) a Rota do Turismo Rural. O projeto foi desenvolvido focando o turismo com aproveitamento das potencialidades agrícolas do município. Famílias de agricultores foram capacitadas nos últimos meses com treinamento sobre empreendedorismo, qualidade no atendimento, manipulação de alimentos e gestão do turismo rural.
A intenção da secretaria é oferecer ao turista mais um atrativo para que permaneça um tempo maior em Itá, incrementando a renda das propriedades envolvidas. “Inicialmente, vamos contar com três propriedades. Se der resultado, podemos inserir outras que já demonstraram interesse”, salienta a secretária Karla Hall. A parceria entre a prefeitura e a Coopervale de Itá rendeu a cada propriedade R$ 8 mil para adequação das estruturas visando receber os turistas.
A Rota do Turismo Rural compreende o Recanto do Balseiro, e o Cantinho da Vovó Maria na Linha Simon, e o Itaçúcar, em Passo do Uvá. No Recanto do Balseiro terá como atração um Museu do Balseiro, a Trilha das Frutas, geléias e sucos naturais e o café da roça. No Paraíso da Vovó Maria haverá uma pousada, lanches e refeições, frutas nativas e sucos naturais e a Casa do Mel. No Itaçúcar o visitante vai encontrar cachaça artesanal, rapaduras, melado, caldo de cana e passeio de carroça.
A partir do dia sete de janeiro as três propriedades estarão abertas à visitação.
O agendamento dos visitantes deve ser feitos através do fone (49) 8835-5677 ou na Secretaria Municipal de Turismo de Itá (49) 3458-2299. Além destes atrativos da rota, em Itá existe o quiosque da agricultura familiar que comercializa diariamente frutas, hortaliças, panifícios, geléias, queijos, salames e derivados do campo.
(Colaboração: www.bomdiasc.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário