quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DICAS DE TURISMO







Laguna, um museu a céu aberto


* Airson Soares da Rosa


Antes mesmo da colonização do Brasil, Laguna já era citada no Tratado de Tordesilhas por sua posição geográfica sobre a linha imaginária que dividia o mundo. Com a Proclamação da República Catarinense viu surgir sua maior heroína Anita Garibaldi (foto). Toda essa densa história de fatos marcantes, alternados por momentos de progresso e estagnação, está retratada pelo casario do Centro Histórico preservado. As ruas são na verdade, um grande museu a céu aberto, onde é possível apreciar, conhecer e entender a história e a cultura desse povo através das diferentes arquiteturas, pelo traçado das ruas e pela sua paisagem natural. As características de cada estilo de arquitetura refletem um momento da história, as necessidades de moradia, o poder econômico, os costumes e a cultura de casa época .Você pode conhecer e sentir a história de Laguna percorrendo as ruas do Centro Histórico e acompanhando os percursos onde estão marcadas as edificações mais representativas de casa época.




Pontos Turísticos:




Capela De Santo Antonio dos Anjos - A capela dedicada a Santo Antonio dos Anjos, iniciada em 1696, foi o primeiro monumento construído no povoado. Ao contrário da maioria das vilas portuguesas no Brasil, a igreja e a casa de Câmara e Cadeia estão situadas em duas praças diferentes.

Museu Anita Garibaldi: Foi construído em 1747 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. De sua sacada foi proclamada, em 1839, a República Catarinense. Está localizada em uma pequena praça triangular próximo ao antigo porto, onde provavelmente foram construídas as primeiras casas de adobe e pedra.





Fonte da Carioca: Construída pelos escravos, em 1863, a Carioca até hoje abastece a população com água potável. A fonte de água, a igreja o Paço Municipal foram os três pontos iniciais de ocupação da vila. Junto a Fonte encontra-se a Casa Pinto D’Ulyssea, toda com azulejos portugueses construída em 1866.




Tratado de Tordesilhas: Monumento foi erguido para lembrar a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, que estabelecia uma linha imaginária 370 léguas a oeste do Arquipélago do Cabo Verde, sendo que as terras a leste desse meridiano pertenceriam a Portugal. O trecho de terra limitado pelo tratado se estendia de Belém do Pará, ao Norte, até Laguna, ao Sul.




Passeios Opcionais




Saiba um pouco mais com a orientação de profissionais do Turismo, os visitantes conhecerão roteiros fantásticos como o Farol de Santa Marta, a Pedra do Frade, os Golfinhos da Barra da Laguna praias desertas, banhos de mar e lagoas, caminhadas por trilhas agrestes, tudo isso com farta gastronomia (peixes, siris e camarões). Contatos com a Associação de Guias da APA. Reservas em roteiro.sul@hotmail.com. (http://www.juliocesarcetaceo.blogspot.com/) Fones (48) 9977-6352 ou (48) 9948- 2224. Fale com Julio Cesar.




PIT STOP






*O atendimento aos munícipes e aos turistas deverá mudar em 2012 e a máquina da Prefeitura Municipal deverá cuidar mais de perto da saúde, do lazer, das ruas e dos terrenos baldios. O IPTU deverá ser aplicado nas melhorias do novo Município Balneário Rincão em Santa Catarina. Palavras de um “candidato” a Prefeito. Será? Iremos fiscalizar e cobrar !




*O Coordenador da ABRAJET do Oeste Catarinense, jornalista Evandro Novak (Foto), colocará no ar a partir de janeiro próximo o novo site da Associação Brasiléia de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina. Sucesso colega! (Evandro@bomdiasantacatarina.com.br)




*POSTOS DE ATENDIMENTOS BANCÁRIOS: não dá prá entender o porquê da falta de postos bancários nas praias sulinas com grande fluxo turístico, como Farol de Santa Marta, Camacho, Balneário Rincão, Arroio do Silva e Morro dos Conventos. Com isto está em baixa o Turismo Comercial.
*Vem aí o projeto para a construção da Quarta Ponte de Florianópolis. Que venha o mais rápido possível porque precisamos mesmo. A velha e segura Hercílio Luz não cairá nunca, segundo os entendidos...
*ESTE AVAI FAZ COISA, HEIN? Comprou o jogador Pirão do Criciúma. Agora, lá, ele vai jogar um bolão e será ídolo dos “manezinhos”.
*Deixo a todos votos de um Feliz Natal e ótimo ano de 2012, repleto de muita saúde e paz! Fiquem com Deus!




Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário