domingo, 11 de dezembro de 2011

Porto Belo inaugura mais uma estrutura turística





O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhado do prefeito Albert 'Currú' Stadler entre outras autoridades (foto abaixo), inaugurou na tarde desta sexta feira (9), o Píer Turístico Municipal que deve levar à cidade mais de 150 mil turistas. Em cerimônia presidida pelo ministro e pelo prefeito foi feita a entrega oficial da obra, que já responde pela expansão de 100% do mercado de cruzeiros de Porto Belo. A estrutura tem capacidade de abrigar até três navios além de um espaço para embarcações da Associação dos Pescadores Artesanais do município. O novo píer inclui ainda um deck flutuante e receptivo com praça. “A obra vai gerar desenvolvimento e qualidade de vida a cidade de Porto Belo e as pessoas que aqui vivem”, disse o Ministro. O Ministério do Turismo investiu R$ 585 mil no píer e a prefeitura liberou pouco mais de R$ 1 milhão em contrapartida.Porto Belo hoje com 15 mil habitantes e o aumento no fluxo turístico circulando com a movimentação de navios no Pier trará uma injeção de aproximadamente 14 milhões em sua economia.

ESCALAS - Antes da inauguração do Píer na manhã de sexta-feira (9) o prefeito Albert Stadler e o presidente da fundação de Turismo Alexandre Stodieck estiveram em comitiva com o Ministro de turismo Gastão Vieira, ministra relações institucionais Ideli Salvatti e demais autoridades em Florianópolis para buscar uma solução para as escalas de navio em Porto Belo. Devido a uma mudança no processo das paradas técnicas/nacionalização que acontecem geralmente no município de Imbituba quando os cruzeiros entram ou saem do país. Os dois ministros se propuseram a trazer uma solução o mais rápido possível para que o município não corra o risco de perder mais de 80 mil passageiros nesta temporada.


50 transatlânticos são aguardados


A inauguração oficial do Píer Turístico de Porto Belo, Prefeito Manoel Felipe da Silva Neto, contou também com a presença de outras autoridades, entre elas, o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo. A temporada de navios em Porto Belo começou no dia quatro de novembro, quando o Grand Mistral atracou na Capital Catarinense dos Transatlânticos. Até agora, 6 100 turistas vindos de navio, já passaram pela cidade.Para este ano, são aguardados mais 50 transatlânticos, que devem trazer em torno de cem mil passageiros, a temporada de navio 2011/12 só termina no dia 12 de abril. O novo Píer Municipal, possui 185 metros de comprimento e possibilita a atracação de seis tenders ao mesmo tempo - barcos de transporte de passageiros -, ou seja mais que o dobro do que suportava a antiga estrutura. Além disso, a nova estrutura também comporta o espaço de operações às embarcações da Associação de Pescadores Artesanais de Porto Belo que, durante a temporada de verão, também exploram a atividade turística com passeios de barco, traslado para a Ilha de Porto Belo e saídas para pescarias em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário