quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Informativo ABIH-SC - 569

Reunião da ABIH-SC reune 15 diretores

Nada menos do que 15 diretores participaram da última reunião do ano da ABIH-SC, na segunda-feira (28). O grupo analisou temas relevantes para a entidade entre os quais a nova edição do Guia de Hotéis de SC, a programação do Encatho 2012, o programa Capacita Santa Catarina que deverá iniciar ainda este mês e terá continuidade no próximo ano, e os projetos Conhecendo os Roteiros Turísticos de SC e o Vitrine de Santa Catarina em Curitba. Após o grupo foi recepcionado com um coffe break pela empresa ESDEL, fornecedora de produtos pré-prontos no segmento de panificação e confeitaria.











Ministro do Turismo em Balneário Camboriú


O ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, vai visitar Balneário Camboriú, no próximo dia nove, quando será recebido pelo prefeito Edson Renato Dias, Periquito. Em pauta o alargamento da faixa de areia da Praia Central. O projeto prevê aumento de até 100 metros da faixa de areia e a revitalização da Avenida Atlântica que, além da drenagem pluvial, ganhará novo calçadão, mobiliário, academias e quiosques. As obras estão orçadas em R$ 150 milhões e Periquito pretende que o projeto seja contemplado com verbas federais. Esta será a primeira vez que um ministro da área visitará a cidade.


Hotel Plaza Blumenau recebe a premiação "Os Melhores"


Há seis anos o Hotel Plaza Blumenau, de Blumenau, SC, recebe o prêmio “Os Melhores” na categoria Hotel Superior. Criado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, a premiação tem o objetivo de destacar empresas empreendedoras que investem no setor e se destacam pela qualificação da mão de obra e adotam práticas de responsabilidade social, valorizando seus colaboradores e a comunidade. O prêmio foi recebida pela gerente-geral do hotel, Evelin Luderinghausen.



Crianças conhecem o Projeto Tamar


Poucos sabem, mas Florianópolis possui uma unidade do Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, que se dedica à preservação de tartarugas marinhas. Em comemoração ao Dia do Hoteleiro, a Pousada Casa da Lagoa, ofereceu um passeio cheio de encanto a um grupo de crianças do Instituto Lagoa Social para conhecer o projeto. A visita foi acompanhada por um monitor que explicou ao grupo sobre as diferentes espécies de tartarugas marinhas e repassou instruções de como salvá-las. O técnico também destacou a importância de não jogar lixo na praia. Após, a pousada recepcionou as crianças com lanche à beira da praia da Barra da Lagoa.


No Dia do Hoteleiro, homenagem às crianças


Gorete Nunes, supervisora Comercial do Hotel Itaguaçu, de Florianópolis, SC, informa sobre a ação social desenvolvida pelo empreendimento em comemoração ao Dia do Hoteleiro. Para marcar a data o hotel recebeu um grupo de crianças do Educandário Santa Catarina. Os menores foram recebidos com um gostoso café da manhã e após receberam presentes da equipe do hotel que agradece a colaboração da empresa Itaguatur que fez o transporte dos menores.



Gerente avalia treinamento de Camareiras


Rogério Salotto, gerente geral do Hotel Praiatur, da praia dos Ingleses, em Florianópolis e que promoveu um treinamento gratuito para camareiras com o apoio da ABIH-SC, avalia o resultado da iniciativa. “Tanto o Praiatur como outras pousadas e hotéis se beneficiaram com a contratação dessa mão de obra qualificada”, destaca Rogério. O treinamento gratuito realizado pelo hotel beneficiou outros hotéis e pousadas da região que assim conseguiram preencher as vagas abertas para a temporada. Volnei Koch, proprietário do hotel, calcula que pelo menos 15 empreendimentos contrataram funcionários após o treinamento realizado.


Florianópolis, a terceira mais procurada


A cidade de Florianópolis é o terceiro destino mais procurado para o turismo de lazer por estrangeiros, segundo estudo sobre a demanda do turismo internacional do Ministério do Turismo. América do Sul, Europa e América do Norte são os maiores emissores de visitantes estrangeiros. As praias, o recorte geográfico privilegiado, sua luz natural e a hospitalidade do povo estão entre os motivos da preferência dos visitantes de outros países.

Navios de cruzeiros em Porto Belo


De novembro de 2011 a abril de 2012, a cidade de Porto Belo, SC, deverá receber 55 escalas de navios transatlânticos, mais do que o dobro da temporada passada. O que explica este aumento é a construção do novo píer municipal, com 185m de comprimento. Por impossibilidade de navegação, os transatlânticos ficam ancorados atrás da Ilha de Porto Belo. De lá os passageiros são levados a terra nos chamados tenders. O novo píer permite atracar até seis tenders de uma só vez, agilizando o desembarque e embarque dos passageiros.


Magia e encanto na Vila de Natal


Na Vila Germânica de Blumenau, o público se encantou na noite do último dia 24, quando mais de 350 mil lâmpadas coloridas, proporcionaram um espetáculo visual que inundou o local de magia. No parque, o Papai Noel atende crianças e recebe seus pedidos diariamente das 16h às 21h30, exceto nos dias 04, 11 e 18, em que acontecem os Desfiles de Natal, quando o Bom Velhinho atenderá até as 19h30. A Vila de Natal oferece passeios de trem gratuito, exibição de filmes, visitas ao jardim temático e uma cidade em miniatura no Caminho da Neve. Além do Castelo dos Reis Magos e o presépio com figuras em movimento, representando Jesus, Maria e José. Foto: Marcelo Martins.

Hotéis & Preservativos


Mais uma intervenção oficial na iniciativa privada. A Comissão de Turismo e Desporto do Congresso Nacional aprovou com uma emenda, o Projeto do Senado, que obriga hotéis, motéis, pousadas, pensões e similares a fornecer aos clientes, gratuitamente, preservativos e folhetos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Os estabelecimentos deverão fornecer, no mínimo, um preservativo por casal, que poderá optar por modelos masculinos ou femininos.



Assessoria de Imprensa: Zeni Rates

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aberto o Mercado de Natal em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí

Weihnachtsmarkt, o Mercado de Natal de Ibirama, começa oficialmente na quarta-feira (30)




Mas a programação natalina começou neste domingo (27/11)em Ibirama. O Centrode Eventos foi o palco das atrações. A tarde começou com a seletiva do FESCAIBI (Festival da Canção de Ibirama). com 42 apresentações de músicos de 12 cidades do estado e do Paraná. Em seguida foi realizada a Cantata Natalina. Um coral com mais de 300 vozes, de adultos e crianças, marcaram com um repertório especial o início do Advento. O público também acompanhou o acendimento da iluminação natalina e a abertura da Vila dos Presépios, que neste ano está no Centro de Eventos. Em um labirinto, com 15 presépios montados pela comunidade, os visitantes acompanham a história do Nascimento de Jesus, para resgatar a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal.
O Weihnachtsmarkt será realizado nos dias 27 de novembro e entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Na programação atrações consagradas como o desfile natalino de alegorias e lanternas, a Noite de Danças Natalinas e a escolha da rainha e princesas da festa. Dois shows nacionais também devem lotar o Pavilhão Municipal de Eventos. O CPM 22 se apresenta no sábado (3/12) e a dupla Chitãozinho e Xororó no domingo com a promessa de apresentar canções já consagradas e também incluir músicas natalinas no repertório.


Natal com intensa programação
- Vila dos Presépios: Neste ano ela ficará ao lado do Centro de Eventos dentro de um labirinto. A intenção é valorizar os presépios, apresentados de acordo com a história do Nascimento de Jesus – desde a anunciação do anjo Gabriel até aos dias atuais. O local desperta a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal. Neste ano, 17 entidades (comunidades religiosas, associações de bairro e artesanato) apresentarão 14 presépios. A Vila pode ser visitada durante todo o período da festa.

- Cantata Natalina: é a apresentação de músicas natalinas por um coral com mais de 300 pessoas coordenada pelo Departamento de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Ibirama. As vozes de crianças e adultos mostram um repertório especial e emocionante para marcar o início do Advento. Será no dia 27 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro de Eventos.

- Desfile de Lanternas e Alegorias: o desfile, organizado pelo Grupo Folclórico Neu Bremen, é um dos pontos altos do Weihnachtsmarkt. Mais de 1000 pessoas participarão da caminhada neste ano. O trajeto começa na Rua Getúlio Vargas e termina no Centro de Eventos Manoel Marchetti, local da festa. As lanternas são consideradas o símbolo destaque do desfile por uma razão muito especial. De acordo com a história de Ibirama, o início da colonização começou bem próximo ao período do advento. Em 8 de novembro, a mata fechada e as noites escuras eram cortadas apenas pelas luzes das lanternas. Elas traziam a luz e também simbolizavam a esperança dos colonizadores nessas terras.

- Vila dos Presépios: há muitos anos os presépios fazem parte do Natal de Ibirama nos bairros do município. No ano de2006 aAssociação Empresarial de Ibirama (ACIIBI) criou a Vila dos Presépios. Nesta edição os presépios estarão em um labirinto. A inauguração será no dia 27 de novembro, primeiro domingo de advento, a partir das 19h30min ao lado do Centro de Eventos, e estará aberta aos visitantes até o dia 6 de janeiro de 2012. Os presépios serão apresentados de acordo com a história do Nascimento de Jesus, para resgatar a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal. Serão 14 presépios produzidos por comunidades religiosas, associações de bairro e artesanato.

- Danças Natalinas: será a 8ª edição da Noite de Danças Natalinas. Participarão do evento 17 grupos e aproximadamente 450 pessoas. As apresentações, realizadas por crianças de Ibirama, pretendem mostrar um pouco da história da anunciação e do nascimento do Menino Jesus e da Festa de Natal.

- Mercado de Natal: é um dos espaços mais encantadores do Weihnachtsmarkt. O Mercado de Natal, organizado pela Associação dos Artesãos de Ibirama, difunde a cultura através da exposição, a venda de produtos artesanais para resgatar a cultura étnica da região e difundir as técnicas artesanais que hoje estão sendo esquecidas. (Fotos Ernani Roos)

Programação oficial

27/11 (Domingo)

Centro de Eventos:

15h30min - Seletiva FESCAIBI

19h30min – Celebração Religiosa Natalina

- Inauguração da Vila dos Presépios

- Cantata Natalina

- Acendimento da iluminação natalina

22h - Show Gospel com Selo da Promessa

30/11 (Quarta)

Praça do Imigrante:

20h30min - Abertura Oficial

- Apresentações Artístico-culturais.

- Show piro musical.

– Premiação do Concurso de Vitrines e Fachadas.

Centro de Eventos:

22h30min - Apresentação Banda Municipal de Ibirama

1/12 (Quinta)

Centro de Eventos:

19h – Noite de Danças Natalinas Korpus Studio Dance de Trombudo Central

22h30min - Baile com a Banda Alma Latina

2/12 (Sexta)

Centro de Eventos:

19h – Final do FESCAIBI

23h – Show com Banda Teddy Texas

- Baile com Banda Seven

3/12 (Sábado)

Centro de Eventos:

16h – Encontro de Idosos com Zwei Lustige Musikanten

Ruas do Centro

20h - Desfile de Lanternas e Alegorias

Centro de Eventos:

23h - Show Nacional com CPM 22

– Baile com Banda do Barril

4/12 (Domingo)

Centro de Eventos:

9h – Natal da Família com chegada do Papai Noel

18h – Apresentação Bandoneons

- Banda “Alemão Preto” – Schwarz Deutsch Musikante

– Escolha da Realeza/2012, com apresentação cultural das Meninas Cantoras de Taió

21h - Show Nacional com Chitãozinho e Xororó

- Baile com Irmãos Fiebes

Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel visita Penha com filmes gratuitos




Projeto está divulgando produções nacionais em dez estados

O cinema nacional caiu nas graças do brasileiro. Em 2010, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o público dos filmes brasileiros cresceu 56,77%. A demanda por filmes estrangeiros, ainda líderes de mercado, variou 13% no período. Hoje, praticamente um em cada cinco espectadores de cinema no País assiste a uma obra nacional, maior participação registrada desde 2003. Popularizar ainda mais a produção nacional, formar novas platéias e oferecer gratuitamente cultura de qualidade a pessoas que normalmente não têm facilidade de acesso são os objetivos do Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel. O projeto, que está percorrendo dez estados, estará na próxima semana em Penha, com sessões sexta-feira e sábado (2 e 3/12).
Num total de 380 sessões pelo Brasil, serão disponibilizados 11,4 mil lugares. A platéia vai assistir obras como O Bem Amado, regravação do clássico televisivo dos anos 70, O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, Chico Xavier, entre outras. Tudo em uma tela de 120 polegadas, em ambiente climatizado e com isolamento acústico. E o mais interessante: a sala escura com 32 lugares é montada em um caminhão especialmente adaptado para isso.

O roteiro incluiu Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de Santa Catarina. A iniciativa conta com parcerias das prefeituras, fundações e secretarias municipais, que fazem o agendamento das sessões. “Desde o chamado ‘renascimento’, há mais de uma década, o cinema nacional está mostrando qualidade crescente. Facilitar que mais pessoas tenham acesso a esses produtos culturais de qualidade é importante também para a formação de público”, observa o coordenador do projeto, Armando Appel. Idealizado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e patrocinado pela Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH tem duas etapas anuais, primeiro com teatro e depois com filmes.
Dados da Ancine apontam que o Brasil tem 2.206 salas de cinema (2010), concentradas em apenas 381 municípios – 6,8% do total. Os cinemas brasileiros registraram ano passado seu maior público desde 1982. Foram vendidos 134 milhões de entradas (19% mais que 2009), que renderam R$ 1,2 bilhão (29%).


Sobre a Tigre


A Tigre é a multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC no Brasil e na América do Sul e uma das maiores do mundo. Referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria, é reconhecida também pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 12 no exterior (Argentina, Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com mais de 6.700 funcionários e mais de 350 mil toneladas de produtos são fabricados anualmente. A receita bruta em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões.

Sobre o ICRH


O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que sempre colocou em primeiro lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade. Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH.

Sobre o proponente


O Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel é produzido pela Magma Cultura, do produtor cultural Jefferson Bevilacqua, que executa projetos na área desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais projetos, estão, além do Conexão Cultural, também o Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades, o Gira Brasil, Vitrine Cultural, o Sala Brasil e o Cinemóvel Mostra de Cinema Nacional, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Somados, já levaram arte e divertimento a um público de cerca de 250 mil pessoas, em vários estados brasileiros.

SERVIÇO

Penha


Local: em frente à prefeitura (Avenida Nereu Ramos)
02/12: às 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
03/12: às 8h, 10h, 13h30 e 15h30
Informações: Secretaria de Turismo – (47) 3345-3428 (Sarita)


PRÓXIMAS CIDADES

Massaranduba SC – 28 e 29 de novembro
Indaial SC – 30 de novembro e 01 de dezembro
Penha SC – 02 e 03 de dezembro
Ibirama SC – 05 e 06 de dezembro
Rio do Sul SC – 07 e 08 de dezembro
Ituporanga SC – 09 e 10 de dezembro

FILMES

O Mundo em Duas Voltas (Classificação: livre)
Em 1997, a Família Schürmann resolveu realizar um sonho: reeditar a expedição de Fernão de Magalhães, que em 1519 viajou contra as rotas tradicionais de navegação, completando a primeira volta ao mundo da história da humanidade. Duas grandes viagens e conquistas em um emocionante filme, com imagens de 30 países, quatro continentes e três oceanos.

Chico Xavier (Classificação: livre)
Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam a caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo um personagem intrigante.

O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (Classificação: livre)
Uma nova história do inspirado grilo azul, que já havia encantado as famílias no primeiro filme. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD, mesmo desejo de uma divertida banda de rap formada por sapos. Porém ambos se deparam com a vilã Trambika, que pirateia suas músicas e acaba por unir sapos e insetos numa inesperada aventura.

O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (Classificação: 10 anos)
Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

Orquestra dos Meninos (Classificação: 10 anos)
Janeiro de 1995. Um integrante de 13 anos da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano (Pernambuco) é seqüestrado. O principal suspeito é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa), o que coloca o trabalho do músico em risco.

O Bem Amado (Classificação: 12 anos)
Baseado na Obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que precisa de um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. Enquanto encontra apoio das irmãs Cajazeiras, enfrenta a oposição ferrenha do jornal da cidade. Há ainda personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador, e Ernesto, o moribundo que não morre.

As Melhores Coisas do Mundo (Classificação: 14 anos)
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Eu e Meu Guarda Chuva (Classificação: livre)
Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro de personagens inusitados e divertidos.

Juliano Nunes

(48) 3028-0183 / (48) 9971-1107 / (48) 8844-3851


Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados no Brasil





Cidade tem baía de sete quilômetros cercada de prédios cada vez mais altos. As opções turísticas agradam quem gosta de agito e quem procura sossego


Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do Brasil, fica a 80 quilômetros de Florianópolis, cerca de uma hora de carro pela BR 101. Com uma baía de sete quilômetros cercada de prédios cada vez mais altos, muita gente diz que a cidade é uma espécie de mini Copacabana. Este ano, o local vai receber cerca de cinco milhões de visitantes.
Para quem não gosta de agito e da aglomeração, Balneário Camboriú tem praias agrestes, como a Taquarinhas, com 600 metros de extensão de areia limpa e mata preservada. O acesso é feito por uma estrada de 16 quilômetros que margeia belas paisagens. Outra opção é a Praia do Pinho, a primeira e mais famosa praia de naturismo do Brasil. Na hora do almoço, uma opção é a lagosta servida em um restaurante flutuante. O prato custa R$ 168, mas a paisagem é de graça.
As opções para quem quer diversão também são fartas. O passeio de escuna é um dos mais procurados e custa R$ 25 por pessoa. Ele faz uma volta nas águas da baía, mostra a cidade e faz uma parada na badalada praia de Laranjeiras.
Quem escolhe o passeio de bondinho, pode ter uma bela vista da mistura dos tons verdes do mar e da Mata Atlântica. O teleférico é o único do mundo que liga duas praias. Em 15 minutos, os passageiros percorrem 1,5 quilômetro nas alturas, pagando R$ 30. No meio do caminho, no alto do morro, há a opção de parar e seguir por uma trilha com muitos desafios, que acaba em uma tirolesa.


Prefeito recebe ministro do Turismo na próxima semana


O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito (Foto), recebe no próximo dia 9 de dezembro o Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira. O encontro acontece a partir das 18h30, no gabinete do prefeito e vai abordar o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia Central. Durante sua ida à Brasília, no mês passado, quando apresentou aos parlamentares catarinenses o mesmo projeto, Piriquito conversou por telefone com o ministro. Naquela oportunidade, Gastão Vieira demonstrou interesse e colocou-se prontamente como apoiador da iniciativa.

O projeto estabelece o aumento de até 100 metros da faixa de areia e a revitalização da Avenida Atlântica que, além da drenagem pluvial, terá novo calçadão, mobiliário, academias e quiosques. As obras de alargamento e requalificação estão orçadas em R$ 150 milhões e a luta do prefeito Piriquito é para que o projeto seja contemplado com verbas federais. “É a primeira vez que um ministro do Turismo vem a Balneário Camboriú e isso nos deixa com expectativa muito positiva. Vamos mostrar todos os detalhes do projeto e a importância da cidade no contexto do turismo brasileiro,” adianta Piriquito, salientando que os deputados federais Mauro Mariani, Edinho Bez e Valdir Colatto também apoiam o projeto.

O secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, acredita que a vinda de Gastão seja um fato muito importante para a cidade. “Trazê-lo para conhecer nossa terra é de fundamental importância, já que somos um dos 65 destinos indutores do Brasil. Tenho a certeza que ele vai levar uma boa imagem de Santa Catarina e uma ótima imagem de Balneário Camboriú”, comenta.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Preparativos para o Carnaval 2012 a todo vapor em Biguaçu






Os presidentes dos três blocos carnavalescos de Biguaçu foram recebidos na manhã desta segunda-feira (28), pelo prefeito José Castelo Deschamps para tratar sobre o Carnaval 2012 no município. Carlos Eduardo Garcia da Silva (Bloco Unidos do Rio Caveiras), Francisco de Souza Pereira (Bloco Mocidade Unida do Carandaí) e Odinei Camacho (Bloco Amigos do Bom Viver) participaram da reunião, que contou ainda com as presenças do secretário Douglas Borba, e do Diretor Gabriel Loeff, ambos da pasta de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.
O prefeito Castelo afirmou estar satisfeito com o envolvimento das comunidades nos preparativos para o próximo Carnaval. “Temos aqui representantes de importantes bairros de nosso município, comprovando que o Carnaval de Biguaçu é uma festa aguardada com muita expectativa pela população. Iremos apoiar os blocos para que a festa do próximo ano seja ainda melhor”, garantiu o prefeito. Durante o encontro, o secretário Douglas Borba, citou a evolução rápida do Carnaval do município. “Neste ano, nosso Carnaval destacou-se na região como nunca antes havia acontecido, e para 2012 pretendemos promover uma festa ainda mais bonita e grandiosa. Os blocos estão com os projetos praticamente prontos e se preparando o ano todo para fazer um belíssimo espetáculo”, completou Borba. A equipe da Secretaria e os presidentes dos blocos irão se reunir novamente nesta próxima quinta-feira (01), para dar continuidade às tratativas de apoio às agremiações.


Enredos


Na última sexta-feira (25), os representantes do Bloco Unidos do Rio Caveiras apresentaram o enredo 2012 ao Prefeito Castelo. “Praia João Rosa, Seus Encantos e Magia” será o tema apresentando na Avenida Marcondes de Mattos. “Biguaçu terá um Carnaval que não ficará devendo para nenhum município do Estado”, com essas palavras, a secretária do Bloco Unidos do Rio Caveiras, Ivânia Silva Rita, apresentou ao prefeito José Castelo Deschamps o enredo que será mostrado na avenida Marcondes de Mattos no Carnaval próximo ano. Além de Ivânia, estiveram reunidos com o prefeito o presidente do bloco, Carlos Eduardo Garcia da Silva (Duda), o vice-presidente Carlos Wanderley Gomes da Silva, os advogados Carlos Alberto Fernandes da Silva e Pedro Paulo dos Santos, além do tesoureiro Carlos Roberto Cardoso (Beto) e Natalina Wisbech.
Segundo Ivânia, o bloco campeão do Carnaval 2011 (foto), pretende contar a história do bairro, passando por suas origens e povos que formaram aquela tradicional comunidade do município. O prefeito Castelo ficou muito animado com a apresentação das ilustrações das fantasias que irão entrar na avenida no próximo Carnaval e parabenizou os integrantes do bloco. “A organização e a dedicação dos membros da agremiação é visível. Esse trabalho merece todos os elogios possíveis, é uma obra de arte”, elogiou o Prefeito. O vice-presidente Carlos Wanderley agradeceu o apoio da Prefeitura ao Carnaval realizado em março deste ano, que aconteceu pela primeira vez na nova avenida Marcondes de Mattos. “No último Carnaval o senhor foi aplaudido por 7 mil pessoas. No próximo, com certeza, esse número será ainda maior, pois a população não dispunha de um local adequado para essa importante festa popular”, completou Wanderley.
Já o presidente do Bloco Amigos do Bom Viver, Odinei Camacho, explica que a agremiação irá contar a história de Biguaçu com o enredo “Guambigoasú, inspiração açoriana, terra abençoada por São Miguel Arcanjo e cultivada sob a proteção de ‘Nhanderú Etê’, o Deus guarani”. O bloco Mocidade Unida do Carandaí, segundo seu presidente Francisco de Souza Pereira (Chiquinho), tem algumas opções, mas o enredo ainda não foi definido. “Iremos aguardar mais um pouco para determinar qual será o tema que levaremos para o Carnaval 2012”, concluiu.

Florianópolis é a terceira cidade mais procurada para o turismo de lazer de estrangeiros no Brasil

As praias, o recorte geográfico privilegiado, a sua luz natural. Mas também a hospitalidade daua gente e a qualidade dos serviços que vem aumentando gradativamente e agradando. Estas são algumas das considerações que atestam a preferência por Florianópolis como um dos três destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil. De um tempo pra cá a cidade está na vitrina e chama a atenção de quem antes imaginava que o Brasil não ia além de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e do calor tropical do Nordeste. “Florianópolis surgiu como uma alternativa para quem buscava mais do Brasil. O trabalho de captação de eventos internacionais trouxe para a cidade turistas de negócios que descobriram um destino fora do que se estabeleceu como convencional no País. Aliado a isso, surgiram também reportagens especiais sobre o turismo de luxo, as grandes festas de música eletrônica que movimentam um público jovem e bonito, a efervescência do verão, atraindo ainda mais o olhar de quem está sempre atento ao novo”, considera Juliana Castanho, diretora executiva do Florianópolis e Região Convention & Visitor Bureau (Foto à esquerda). Ano passado a cidade ficou também em terceiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), empatando com Brasília e perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
O estudo de demanda do turismo internacional no Brasil foi feito pelo Ministério do Turismo com 39 mil entrevistados em 25 cidades consideradas portas de acesso, em aeroportos internacionais (15 cidades) e em regiões de fronteiras terrestres (12 cidades). O resultado apontou que a maioria dos visitantes vem da América do Sul, Europa (especialmente (Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra), América do Norte, Ásia, África, Oceania e América Central. Em 2010 a entrada de estrangeiros atingiu a marca de 5,1 milhões de pessoas. Destes, quase 50% vêm a lazer, seguidos dos turistas de negócios e de outras opções – como estudantes em intercâmbio.
São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados mais procurados. Quando o assunto é negócios, Florianópolis aparece em quarto lugar na escala nacional, logo atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Mas em se tratando de lazer, pula para terceiro novamente, tendo à sua frente Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Um dado importante para a economia da cidade, já que o gasto médio do turista estrangeiro é bem superior ao do turista nacional. A pesquisa revela ainda que os europeus gastam quase três vezes mais que os latino-americanos e o tempo de permanência também é maior. Independente da procedência, 96% dos visitantes manifestam o desejo de voltar. Um dado que pode ser confirmado com outro: o que constata que 68% dos entrevistados já tinham feito viagens anteriores para o Brasil.

Fonte: Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau

Consumidor de turismo impulsiona oportunidades de negócios



Profissionais do setor de turismo participaram, semana passada, da palestra “O turismo e as oportunidades de negócios”, no auditório do Lang Palace Hotel em Chapecó. Promovida pelo Sebrae/SC, a apresentação abordou os cenários e as principais tendências do setor, com foco para o comportamento do mercado consumidor do turismo, expectativas sobre o futuro da atividade e as oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, cidades e regiões.
A abertura do evento foi conduzida pela presidente do Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, Miriam Filippi, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (SIHRBASC), Geraldo Pedroso, e o analista técnico do Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum. “Este momento é estratégico para inovar no turismo devido as grandes oportunidades que estão surgindo, tanto no âmbito local, quanto regional e nacional. Percebemos que as empresas estão preocupadas em acompanhar as inovações do mercado e estão despertando para a importância da capacitação, o que é fundamental para fortalecer os negócios”, ressaltou Ramthum.
A palestra foi conduzida pela instrutora e consultora Luciana Thomé. Destacou que fazer uma viagem aparece em terceiro lugar numa pesquisa do Ministério do Turismo sobre as prioridades dos brasileiros. “Vivemos um momento de reflexão sobre o perfil do consumidor do turismo no país e as tendências para os próximos anos”.
Segundo Luciana, os novos consumidores estão cada vez mais precoces. “A classe C está descobrindo o turismo e vem dominando boa parte do mercado, pois existem diversas opções e as condições são facilitadas. Isso revela que é preciso investir em estratégias, buscando alternativas adequadas ao perfil do consumidor”. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Lang Palace Hotel, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, SIHRBASC, Centro Empresarial Chapecó (CEC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Celer Faculdades, Senac e Simec.


Fortalecimento da gestão das micro e pequenas empresas


O curso faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro desenvolvido através de convênio entre Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Sebrae Nacional, em parceria com a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (FHORESC) e o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Santa Catarina (SINDETUR).
O objetivo do projeto é aprimorar a gestão das MPE´s do turismo para prestar serviços eficientes e de qualidade ao cliente, e com isso, elevar a competitividade e sustentabilidade.

Colaborou: Evandro Novak e Maely R. da Silva

Dicas de Turismo





O que vejo de minha janela

* Airson Soares da Rosa



Às vezes vejo no céu o avião, o helicóptero passando, pássaros voando, o bem te vi cantando na antena da TV, o engarrafamento de veículos, a sinaleira piscando nas ruas abaixo, pessoas andando na chuva, passeatas de professores e bancários e relâmpagos das trovoadas, mas até hoje o mais bonito que vi foi um arco íris no céu de minha cidade (foto registrada pela fotógrafa Manuela Freitas).
Infelizmente chegará o dia em que não poderei ver mais nada disso, a não ser paredões de cimento por todos os lados, devido ao crescimento vertiginoso e desordenado dos arranha céus e o aumento populacional inevitável. Será o progresso do turismo imobiliário e a ganância dos homens? Também ouço rádio, vejo TV, faço ginástica e leio jornais e revistas... Vejam o que li na internet...nesta semana... “Uma receita chinesa para viver”. Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico sobre o segredo para ser viver mais e melhor. Ouviu do mesmo a sábia resposta: É MUITO SIMPLES. É SÓ COMER A METADE...ANDAR O DOBRO...E RIR O TRIPLO... (salve o Turismo de saúde).
Na minha janela aprendi muito... “Por que ocultar a verdade se é a verdade que nos liberta da ignorância? Por que razão usar disfarces se cedo ou tarde eles caem e seremos obrigados a enfrentar as conseqüências funestas da mentira? Quem luta para ser sincero conquista a confiança de todos e, por conseqüência, seu respeito, seu amor. Tenham todos uma ótima semana com muita saúde e paz!


PIT STOP

* O jornalista Belmiro Gregório, de Palmas (Tocantins), foi eleito nesta semana o novo diretor da Abrajet, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O Presidente Nacional da entidade, Hélcio Estrella, dará posse ao novo membro na primeira quinzena de dezembro de 2011 numa sessão festiva com todos os conselheiros, em Palmas. Parabéns colega!

* O 23º Festival do Turismo de Gramado (de 17 a 20 de novembro) foi encerrado com sucesso total de negócios e público. A Rádio Difusora AM910 esteve representada por este colunista, a convite da Organização.

* ABUSO! Os turistas e habitantes do sul do Estado em Criciúma (SC) estão estupefatos com os preços dos remédios nas farmácias locais. Existe concorrência até mesmo entre as próprias farmácias das redes. Exemplo: para um mesmo medicamento (14 comprimidos) os preços variam de R$ 52,47...R$ 54,40...R$ 68,47...R$75,48...R$ 79,80. Pode isso? Os estabelecimentos ficam na mesma rua e na mesma praça. Quem cuida disso? Dica: NÃO COMPRE NADA SEM CONSULTAR OS PREÇOS. É UM ABSURDO E EU SOU PROVA DISSO!

* CHEGOU O FIM DO ANO e 2011 SE FOI RAPIDINHO...O próximo 2012, certamente, passará ligeiro, em se tratando de um ano político. Será que teremos novamente nuvens vulcânicas aqui no Sul do Brasil? As passagens aéreas e os pacotes turísticos aumentaram (40%). Será que os aposentados receberão aumento? E no futebol, o nosso Criciúma subirá para a primeira divisão ou morrerá na praia? SALVE! SALVE! CRICIÚMA...a ex capital brasileira do carvão e cidade do azulejo!

* Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (http://www.difusora910.com.br/).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com/
http://turismoedestinos.blogspot.com/
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

domingo, 27 de novembro de 2011

Blumenau recebeu 563.925 pessoas nos 18 dias da 28ª Oktoberfest - Balanço final



Evento obteve um lucro de R$416.377,55.



Considerando a quantidade de turistas que prestigiaram a festa, calcula-se que foram gerados 90 milhões na economia da cidade. Este ano, 51,4% eram turistas, vindos de fora da mesorregião do Vale do Itajaí. Blumenau recebeu um público de 563.925 pessoas nos 18 dias da 28ª Oktoberfest, realizada de 06 a 23 de outubro último. Mesmo ficando abaixo da festa do ano passado - quando 578.870 pessoas visitaram os pavilhões da Vila Germânica em 2010 - este ano o evento obteve um lucro de R$ 416.377,55. Entretanto, considerando a quantidade de turistas que prestigiaram a festa, calcula-se que foram gerados 90 milhões na economia da cidade.
"Este sim, foi o grande lucro da Oktoberfest", observa o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette. Segundo ele, de acordo com a pesquisa feita durante o evento pela Câmara de Turismo da Fecomércio, do total de público este ano, 51,4% eram turistas, vindos de fora da mesorregião do Vale do Itajaí. Norberto Mette analisa que 290 mil acessos à Oktoberfest este ano foram de visitantes, que gastaram em média na cidade R$ 916,00 cada um. "Considerando o tempo de permanência destes visitantes em Blumenau no período da festa, em média de três dias, calculamos que o dinheiro deixado no município foi superior a R$ 90 milhões", avalia.

Investimento

O lucro de R$ 416.377,55 será investido na realização do projeto Weihnachtsdorf (Vila de Natal), que iniciou ontem na Vila Germânica e segue até o dia 20 de dezembro, e na manutenção do parque - pavilhões e infraestrutura. Este ano, a Oktoberfest teve uma receita de R$ 7.384.225,63 e registrou R$ 6.967.848,08 de despesas. Norberto Mette lembra que neste último item, não está incluído a remuneração do capital patrimonial da Fundação Promotora de Exposições (Proeb).

Os números:

RECEITAS R$ 7.384.225,63

1. Ingressos R$ 2.624.277,96
2. Comissões sobre vendas R$ 1.220.083,64
3. Permissões de uso R$ 877.132,10
4. Cervejarias R$ 877.731,93
5. Patrocínios R$ 485.000,00
6. Convênios R$ 1.300.000,00




DESPESAS R$ 6.967.848,08

1. Divulgação R$ 1.471.656,83
2. Infraestrutura R$ 1.578.778,15
3. Prestação de serviços R$ 911.880,00
4. Atrações R$ 2.292.881,71
5. Convênios R$ 370.000,00
6. Outros R$ 342.651,39

Contato: Norberto Mette - presidente do Parque Vila Germânica - 47 3326-6901 / 9968-9895.