Uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reúne, entre os dias 18 e 19 de novembro, no sul do Brasil, uma significativa amostragem do produto turístico mundial. A Santur participará com diversos parceiros do trade catarinense, empresários e representantes dos municípios do Estado de Santa Catarina. Estará expondo as 10 regiões turísticas, segmentadas em roteiros de turismo de aventura, religioso (Foto Santuário Madre Paulina), rural, ecoturismo, turismo das águas termais, Rota da Amizade e a temporada de verão. Além do estande institucional, Santa Catarina irá agregar espaços para o turismo de GLBTS, visando promover a convenção mundial deste segmento que acontece em Florianópolis no mês de abril de 2012 e ao turismo religioso, com destaque para o Santuário de Santa Paulina, que apresenta o novo teleférico, no município de Nova Trento, equipamento que auxiliará os fiéis na suas peregrinações e visitas aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira santa do Brasil. Também estará divulgando o santuário da beata Albertina Berkenbrok, localizado no município de Imaurí, no sul de Santa Catarina.
O Festival do Turismo figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Em dois dias de intensa atividade reúne mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais, deve receber mais de 14 mil profissionais.
Os pavilhões do Serra Park abrem às 14 horas do dia 18, com encerramento às 20 horas. No dia 19, as visitas podem ser realizadas das 14 às 19 horas. Mais informações: http://www.festivalturismogramado.com.br/ e aqui: http://turismoedestinos.blogspot.com/
Festival do Turismo começa hoje
O 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) começa hoje, quinta-feira (17), com muitas surpresas e novidades para os participantes. A primeira atividade será a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais, quando será feita a entrega do Troféu Amigos do Festival. São 11 homenageados: Afonso Hamm, Antonio Euryco, Brenda Carvalho, Carlo Gianoli, Daniel Chalap, Gilberto Tomasini, Luiz Fernando Waslawick, Marino Finozzi, Paulo Gusmão, Rita Vasconcellos e Rodrigo Canielas. Todos recebem um pin, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, que fica no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento. Segundo a diretora do Festuris, Marta Rossi, o pin “é um carinho especial entregue aos amigos do evento”. Na trajetória do Festuris, foram mais de 200 homenageados, que poderão ser identificados pelo broche, além de ter a sua foto na galeria.Marta Rossi ressalta que o festival surgiu com o propósito de chamar a atenção para o Rio Grande do Sul como destino turístico. “Mas com o passar dos anos, vimos que Gramado poderia ser um palco de discussões e negócios para o turismo mundial e, nos últimos dez anos, buscamos essa consolidação no mercado”, ressalta.
Congressos e workshops
Com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais do trade turístico sobre as novidades e tendências do mercado, durante dois dias são realizados congressos e workshops no Festuris. A abertura do congresso será na sexta-feira, dia 18, às 9 horas, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com 16 participantes, entre painelistas e moderadores. Ainda ocorrerá o seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, dia 18, às 15 horas, no mezanino do Serra Park. Já os workshops ocorrem na Sala de Workshops do Serra Park, a partir das 14h30 do dia 18, com oito convidados do festival (programação abaixo).
Feira
A feira, com mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais, deve receber mais de 14 mil profissionais. Os pavilhões do Serra Park abrem às 14 horas do dia 18, com encerramento às 20 horas. No dia 19, as visitas podem ser realizadas das 14 às 19 horas.
Internacionalização
A forte presença do mercado internacional poderá ser confirmada com caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Os países participantes investem cada vez mais em seus stands, para poder recepcionar da melhor forma possível todos os convidados, e com isso, ter uma maior chance de divulgação de seus destinos. Exemplo disso são o Panamá e a Colômbia. Representante direto da América Central, o Panamá terá um stand moderno, com espaço para os agentes de viagem conhecerem e realizarem negócios no próprio local. Já a Colômbia também trará novidades, como o tradicional café colombiano, que será um espaço dentro do próprio stand. Além de apresentar os destinos, os agentes de viagem poderão se sentir mais à vontade para fazer negócios com todo o suporte. Também se destacam os stands de Vêneto (Itália), Chile, Uruguai e Argentina.O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, comemora a confirmação dos stands dos destinos. “No caso da Colômbia e do Panamá, são mais um estímulo para que esta busca por novos mercados continue, e com isso, aumente a internacionalização do festival”, diz.
Rodada de negócios
Com comprador internacional confirmado entre os participantes, a Rodada de Negócios Sebrae tem mais de 30 inscritos e envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30.Espaço AbavO Espaço Abav também deverá ser revistido de sucesso. A partir de uma ideia trazida de uma feira em Baltimore (EUA) e apresentada à presidente da entidade no Rio Grande do Sul, Rita Vasconcellos, haverá um espaço interativo para os agentes de viagens. Serão colocados à disposição diferentes serviços de consultoria, oportunizando maior conhecimento sobre assuntos como emissão de passaporte, serviços de assessoria jurídica, assessoria contábil, sistema de gerenciamento de agências e documentação de viagens. Neste espaço será discutida ainda a realidade enfrentada pelos agentes de viagens quanto à acessibilidade. -
Nenhum comentário:
Postar um comentário