segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Florianópolis é a terceira cidade mais procurada para o turismo de lazer de estrangeiros no Brasil

As praias, o recorte geográfico privilegiado, a sua luz natural. Mas também a hospitalidade daua gente e a qualidade dos serviços que vem aumentando gradativamente e agradando. Estas são algumas das considerações que atestam a preferência por Florianópolis como um dos três destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil. De um tempo pra cá a cidade está na vitrina e chama a atenção de quem antes imaginava que o Brasil não ia além de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e do calor tropical do Nordeste. “Florianópolis surgiu como uma alternativa para quem buscava mais do Brasil. O trabalho de captação de eventos internacionais trouxe para a cidade turistas de negócios que descobriram um destino fora do que se estabeleceu como convencional no País. Aliado a isso, surgiram também reportagens especiais sobre o turismo de luxo, as grandes festas de música eletrônica que movimentam um público jovem e bonito, a efervescência do verão, atraindo ainda mais o olhar de quem está sempre atento ao novo”, considera Juliana Castanho, diretora executiva do Florianópolis e Região Convention & Visitor Bureau (Foto à esquerda). Ano passado a cidade ficou também em terceiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), empatando com Brasília e perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
O estudo de demanda do turismo internacional no Brasil foi feito pelo Ministério do Turismo com 39 mil entrevistados em 25 cidades consideradas portas de acesso, em aeroportos internacionais (15 cidades) e em regiões de fronteiras terrestres (12 cidades). O resultado apontou que a maioria dos visitantes vem da América do Sul, Europa (especialmente (Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra), América do Norte, Ásia, África, Oceania e América Central. Em 2010 a entrada de estrangeiros atingiu a marca de 5,1 milhões de pessoas. Destes, quase 50% vêm a lazer, seguidos dos turistas de negócios e de outras opções – como estudantes em intercâmbio.
São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados mais procurados. Quando o assunto é negócios, Florianópolis aparece em quarto lugar na escala nacional, logo atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Mas em se tratando de lazer, pula para terceiro novamente, tendo à sua frente Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Um dado importante para a economia da cidade, já que o gasto médio do turista estrangeiro é bem superior ao do turista nacional. A pesquisa revela ainda que os europeus gastam quase três vezes mais que os latino-americanos e o tempo de permanência também é maior. Independente da procedência, 96% dos visitantes manifestam o desejo de voltar. Um dado que pode ser confirmado com outro: o que constata que 68% dos entrevistados já tinham feito viagens anteriores para o Brasil.

Fonte: Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau

Nenhum comentário:

Postar um comentário