sábado, 5 de novembro de 2011

Últimas semanas para ver o espetáculo das Baleias Francas




Desde os primeiros dias de julho deste ano foram contabilizados 173 animais diferentes na temporada 2011 de observação de baleias, uma das melhores dos últimos anos. O número de turistas também cresceu. Mesmo com um inverno rigoroso em julho e agosto, centenas prestigiaram as gigantes do mar e seu espetáculo na costa catarinense
Além dos turistas, estudantes de Ciências Biológicas – de diferentes universidades do Brasil - fizeram do whale watching uma plataforma para aumentar os conhecimentos. De acordo com Mônica Pontalti, bióloga responsável pelo Instituto Baleia Franca (IBF), os estudantes também acompanham um mini-curso sobre cetáceos, que é oferecido pela ONG para este tipo de público.
OPERADORES INTERNACIONAIS
Outro segmento que cresceu muito nesta temporada foi o de operadores internacionais de turismo, que vieram conhecer o whale watching praticado em Santa Catarina. Segundo Enrique Litman – Presidente do IBF e um dos precursores da atividade – isso se deve à divulgação feita junto às mais importantes feiras internacionais de turismo. “Tivemos mais de 70 agências e operadoras da Alemanha, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Itália e outros destinos”, comemora Litman.
Quem ainda não aproveitou, precisa se apressar, antes que as baleias francas iniciem a viagem de 5 mil quilômetros de volta para casa, a Antártica. “É um ciclo que se repete anualmente e que, felizmente, cresce a cada ano, tanto em volume de baleias, quanto de turistas”, diz Litman, que complementa: “o whale watching é uma verdadeira educação ambiental. No IBF, costumamos repetir que a gente preserva aquilo que conhece “.


COMPARATIVO DE TURISTAS 2010/2011

Julho 2010: 90 turistas
Julho 2011: 199 turistas

Agosto 2010: 294 turistas
Agosto 2011: 336 turistas

Setembro 2010: 565 turistas
Setembro 2011: 544 turistas

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário