sexta-feira, 4 de novembro de 2011

II Simpósio da Abrajet/SC - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/SC














Um sucesso no Meio Oeste Catarinense

Entre os dias 28 e 30 de novembro, jornalistas especializados em turismo, associados a Abrajet/SC (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Secção Santa Catarina), participaram no meio Oeste catarinense do II Simpósio da entidade. Os profissionais , além de tratar assuntos internos, visitaram os municípios de Joaçaba, Caçador, Água Doce e Treze Tílias.
Em Joaçaba os Jornalistas de Turismo - ABRAJET, foram recepcionados pelo prefeito de Joaçaba Rafael Laske, pelo coordenador do oeste de Santa Catarina da ABRAJET-SC jornalista Evandro Novak, pelo empresário Jorge Dresch, pelo proprietário do Hotel Joaçaba Valdecir Piovesan e pelo diretor de Turismo de Joaçaba e poeta Jaime Telles,



Os jornalistas receberam na chegada uma sacola contendo os vinhos finos de altitude da Panceri. O II Simpósio de Turismo, da Abrajet/SC, iniciou com a chegada na tarde de 28 de outubro e terminou na tarde de 30 de outubro, no meio oeste do Estado de Santa Catarina. As cidades de Joaçaba, Treze Tílias, Caçador e Água Doce, foram as anfitriãs, cada uma com suas atrações culturais e belezas naturais, além da hospitalidade do seu povo. No decorrer no decorrer do II Simpósio de Turismo da ABRAJET-SC, foi realizado a Assembleia Geral Ordinária da ABRAJET/SC, sendo discutidos assuntos relevantes do setor turístico, na região do Contestado e analisados por jornalistas e representantes do Trade, sob a ótica das potencialidades e suas peculiaridades.


Seminário de Turismo


O Seminário de Turismo realizado na UNIARP - Universidade do Alto do Rio do Peixe em Caçador, teve com tema principal "O Desenvolvimento Turístico do Meio Oeste", contou com a presença do Presidente Nacional da ABRAJET Hélcio Estrella, do presidente estadual da Abrajet Alberto Gonçalves de Souza, do presidente da Abrajet do Rio Grande do Sul José Carlos D'Avila, da prefeita de Água Doce Nelci Bortolini, da secretária de turismo de Treze Tílias Dirlei Hofner, do diretor da BRAOX Jovelci Gomes, Antonio Luiz Miranda representou a CONTTUR. Os jornalistas foram recepcionados pelo Reitor da UNIARP Adelcio Machado dos Santos no Seminário. A plenária contou a presença de alunos de jornalismo da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e convidados entre eles destacamos o empresário Jorge Dresch de Joaçaba.


Momento Cultural


A Escola de Samba "Vale Samba" escola campeã do Carnaval 2011 de Joaçaba deu um Show na UNIARP com sua bateria e passistas. Foi 10... parabéns a Vale Samba que mandou ver muito samba para os jornalistas, acadêmicos de jornalismo da UNIARP e convidados.

Após o jantar na Churrascaria Bochas, os Jornalistas receberam lindos brindes oferecidos pela REUNIDAS e Vale Visare.

Visita a BRAOX em Caçador


O II Simpósio Estadual da ABRAJET-SC foi uma oportunidade dos jornalistas se encontrarem, trocar experiências, conhecer e divulgar o potencial turístico da região do meio oeste catarinense. No sábado 28 de outubro, a BRAOX - Sul Brasil, ofereceu um excelente almoço aos jornalistas de Turismo da ABRAJET- Santa Catarina; logo após foi feita uma visita técnica a indústria de computadores, empresa de 1º mundo que encantou os jornalistas pela tecnologia produzida em Caçador- Santa Catarina. A SUL BRASIL foi fundada em 1992. Localizada em Caçador, Santa Catarina, com a planta fabril de 24.000 m² em uma área de 60.000 m2, líder no Brasil na área de produção de plásticos e metais. Foi Criada em 2008 uma nova divisão de tecnologia com a marca BRAOX que é uma parceria entre fábricas líderes no setor da América, da Ásia e a SUL BRASIL. O padrão de qualidade é controlado pela mais avançada tecnologia para garantir satisfação plena dos parceiros.

De acordo com o diretor da Braox, Jovelci Gomes, a grande produtividade e qualidade de seus produtos se deve principalmente à tecnologia implantada em seu parque industrial, à dedicação de toda a sua equipe que busca constantemente o aperfeiçoamento para oferecer sempre inovação em novos conceitos para o mercado. Para a BRAOX, o compromisso com a qualidade se resume em reconhecer no cliente a razão da existência da empresa, no projeto ao produto final, um só objetivo: padrão insuperável.


Posse do novos Associados da ABRAJET-SC

Após o almoço foi dado posse aos novos associados da ABRAJET-SC, entre eles Alcir Bazzanella de Caçador, Mariza Ortiz Carvalho de Florianópolis (Na Foto com Maely e a esposa do presidente da Abrajet/SC, Marli), Arlan Alves de Tubarão e Maely Aparecida Ribeiro da Silva, de Joaçaba, Cristiano Mortari de Piratuba e Alexandre Acosta de Caçador.




Visita a Água Doce - Capital Catarinense da Energia Eólica
Devido as fortes chuvas no meio oeste catarinense no último sábado, 29 de outubro, não foi possível visitar o Parque Eólico, conforme constava na programação. A energia gerada é toda consumida pelos seus 7.000 habitantes vem de aerogeradores instalados no município. A exuberância dos recursos naturais assegura grande variedade de flora e fauna em Água Doce. Cada aerogerador mede em média, 60 metros de altura e produz 0,6 megawatt/hora de energia. Esta sendo construído mais 80 novos aerogerador.

Em Água Doce,para os adeptos do rapel, a cachoeira do Rio Cadeado apresenta excelentes condições para sua prática. Outro ponto turístico é o Monumento da Imbuia, o tronco de uma árvore de mais de 100 anos que representa a riqueza natural do lugar, que já teve na extração da madeira uma importante fonte de renda. Atualmente, a economia é voltada para a agropecuária. Também desperta curiosidade a vertente de água no distrito de Herciliópolis. Segundo a crença popular, a água tem poderes curativos desde a passagem do Monge João Maria pelo local. Em julho realiza um Festival Italiano. A cidade de Água Doce, possui hotel, camping e pousada rural. "Água Doce é tudo isto e muito mais. Venha conhecer o nosso município, que assim que chegar você se sente em casa", manifestou a prefeita Nelci Bortolini.


Visita a Vinícola Villaggio Grando


A convite da prefeita de Água Doce, Nelci Bortolini (na foto com a secretária de Turismo (D), Dirlei Rofner, o prefeito de Joaçaba e com o jornalista Carlos Agne), os jornalista de Turismo ABRAJET - Associação de Jornalistas de Turismo, acompanhado do coordenador do oeste da ABRAJET-SC Evandro Novak, visitaram Água Doce, todos os jornalistas saíram encantados com o potencial que o município já oferece em relação ao TURISMO.


Água Doce tem potencial a ser explorado

A prefeita quer ver de fato Água Doce no cenário e dentro da rota turística de Santa Catarina. Sempre prezando pela máxima qualidade dos produtos a vinícola vem, ano após ano, investindo no controle de produção, melhoramento dos produtos e conta com um vinhedo de 42 hectares cuja produção somando todos os produtos que engloba tintos, brancos, espumantes, roses e em um futuro próximo, um brandy, chegando a 300.000 garrafas.

A Vinícola está localizada na região de Herciliópolis, Município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina em um planalto de características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de vinhedos que resultam em uvas de características únicas. Os locais para implantação são escolhidos a partir de inúmeras pesquisas que englobam: ventos, localização, solo, altitude, umidade e, principalmente, adaptação e qualidade da planta e da uva. Com o inverno rigoroso e o clima bem definido para cada estação, é possível uma maturação lenta dos cachos proporcionando colheitas mais tarde, finalizando-as apenas no mês de Maio, para todos os vinhos, com exceção do nosso colheita tardia, colhido em junho após as primeiras geadas o que resulta em vinhos bem estruturados e de vida longa, incluindo os brancos, que já passam de 6 anos de garrafa, além da produção de álcool natural, fato que ocorre apenas em regiões propícias ao cultivo como esta. (Na foto, o presidente da Abrajet/RS, José Carlos Ávila e o proprietário da Vínicola Grando, Maurício Grando).No mais rigoroso inverno brasileiro, as geadas são frequentes e é comum a temperatura atingir -10ºC. Durante o verão a temperatura chega a variar até 30º à tarde para 12º à noite. A amplitude térmica é própria dos locais de clima temperado absoluto.
A região tem precipitação média anual de 1.433mm, com médias mínimas entre março e abril (67mm) e máximas entre setembro e outubro (182mm). A insolação anual varia entre 2.045 e 2.523 horas, os períodos mais prolongados vão de novembro 269h) a janeiro (283h) até março (255h). A umidade relativa do ar média é de 77,3% e a temperatura média é de 14,6º anuais. A média de máximas é 28,6ºC e de mínimas é 3,2ºC (temperaturas absolutas mensais).A propriedade vive uma incessante construção visando caprichos que vêm estabelecer uma perfeita harmonia entre a natureza e a busca humana pela beleza.
A Villaggio Grando conquistou mais um premio, o Brut Rosé 2010 recebeu em Miami a medalha de prata com 89 pontos em concurso!. A vinícola já possui representantes nos estados de RS, SC, PR, SP, RJ, DF, MG, BA. Para atendimento nestes estados consulte a VG que informaremos o contato mais próximo para que possamos atendê-lo.


Café Colonial na Família Piccoli

À noite, no sábado 29 de outubro, os jornalista provaram o Café Colonial da família Piccoli em Água Doce onde os jornalistas de turismo foram recepcionados pela prefeita Nelci, vice-prefeito Preto, presidente da Câmara e secretários. A família Piccoli serviu um Café Colonial que surpreendeu pela qualidade das delicias servidas. Água Doce esta preparada para bem receber o turista.


Visita a Treze Tílias

Com a fé, o trabalho e a perseverança da família Kranz, imigrantes austríacos pioneiros na colonização da cidade de Treze Tílias – SC, considerada o Tirol Brasileiro, que nasceu em 2007 a Vinícola Kranz. É a vinícola pioneira em Treze Tílias, sendo considerada uma das mais modernas em tecnologia a nível mundial, com equipamentos importados da Itália e modificados pela própria vinícola na busca de melhoria da eficiência, segurança e qualidade dos produtos.Processa somente uvas viníferas plantadas acima de 1200 metros de altitude, oriundas dos melhores vinhedos das três regiões da ACAVITS; São Joaquim, Caçador e Campos Novos.Tanto a Kranz como seus parceiros produtores procuram a excelência da qualidade em seu trabalho com objetivo único de oferecer ao mercado fantásticos vinhos.A Vinícola Kranz é considerada o “Atelier dos Vinhos Finos de Altitude”. L

ogo após, os jornalistas foram recepcionados no Parque Lindendorf – Minicidade sendo recebidos por Valter Felder que os recebeu tocando seu acódeon com músicas típicas.
Treze Tílias foi colonizada por imigrantes Austríacos em 1933, desde então ficou marcada sua cultura em nossa cidade.

O PARQUE LINDENDORF mantém as tradições herdadas na dança, arquitetura, nos trajes, música e principalmente na culinária, onde serve os mais variados pratos com comida típica, acompanhado de um saboroso chopp e Apfelstrudel que é torta de maçã quente com sorvete, reconhecido como um dos melhores de toda região. No que se refere ao lazer, a réplica da cidade de Treze Tílias em miniatura. Rios, relevo, paisagem e até mesmo casas e ruas iluminadas, tudo nos mínimos detalhes. Uma obra idealizada e construída pelas mãos da família Koroll e Felder. Para completar seu passeio, a trilha ecológica contorna o lago embelezado pelas flores e árvores. Avestruzes, capivaras, ovelhas, patos e peixes coloridos, tudo isto e muito mais você encontra no PARQUE LINDENDORF. Com uma área de 45.000m² dispõem de uma total harmonia com a natureza, entretenimento e uma gastronomia colonial austríaca. No parque Lindendorf você passa horas agradáveis.A secretaria de Turismo de Treze Tílias Dirlei Rofner soube bem receber seus convidados do Trade do Turismo, e também recebeu a visita do prefeito de Joaçaba Rafael Laske e da prefeita de Água Doce Nelci Bortoline.

Os jornalistas se encantaram com todas as atrações que o Parque Lindendorf oferece e puderem ainda apreciar a apresentação do grupo de Dança Lindendorf. O prefeito de Joaçaba Rafael Laske e a prefeita de Água Doce Nelci Bortolini, foram a Treze Tílias no almoço austríaco servido no Parque Lindendorf, oportunidade que os jornalistas de turismo puderam assistir um show de danças comandada pelo Valter Felder.

Bierbaum Cervejaria

Em 23 de abril de 2004 surgia na cidade de Treze Tílias, em Santa Catarina, mais conhecida como o “Tirol Brasileiro“, a CERVEJARIA BIERBAUM. Fundada pelos irmãos Bierbaum, a fábrica foi construída em anexo ao charmoso e tradicional Restaurante Edelweiss, preservando em sua construção o estilo alpino, característico da região dos alpes austríacos.

A Cervejaria utiliza-se do conceito europeu na produção de cervejas artesanais e diferenciadas. As formulações dos produtos da Bierbaum são únicas e exclusivas, elaboradas com a mais pura água, produzidas exclusivamente com malte de cevada, e os lúpulos e levedura (fermento) são todos oriundos da Áustria e Alemanha.

A partir de agora não se precisa mais ir à Europa para degustar uma autêntica cerveja europeia, podendo contar com os diversos sabores de chopp e cervejas elaboradas pela Cervejaria Bierbaum.

(Colaboraram nesta matéria os jornalistas Evandro Novak e Maely (www.bomdiasc.com,br) e Mariza Ortiz Carvalho (www.jornalismodeturismo.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário