segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Consumidor de turismo impulsiona oportunidades de negócios



Profissionais do setor de turismo participaram, semana passada, da palestra “O turismo e as oportunidades de negócios”, no auditório do Lang Palace Hotel em Chapecó. Promovida pelo Sebrae/SC, a apresentação abordou os cenários e as principais tendências do setor, com foco para o comportamento do mercado consumidor do turismo, expectativas sobre o futuro da atividade e as oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, cidades e regiões.
A abertura do evento foi conduzida pela presidente do Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, Miriam Filippi, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (SIHRBASC), Geraldo Pedroso, e o analista técnico do Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum. “Este momento é estratégico para inovar no turismo devido as grandes oportunidades que estão surgindo, tanto no âmbito local, quanto regional e nacional. Percebemos que as empresas estão preocupadas em acompanhar as inovações do mercado e estão despertando para a importância da capacitação, o que é fundamental para fortalecer os negócios”, ressaltou Ramthum.
A palestra foi conduzida pela instrutora e consultora Luciana Thomé. Destacou que fazer uma viagem aparece em terceiro lugar numa pesquisa do Ministério do Turismo sobre as prioridades dos brasileiros. “Vivemos um momento de reflexão sobre o perfil do consumidor do turismo no país e as tendências para os próximos anos”.
Segundo Luciana, os novos consumidores estão cada vez mais precoces. “A classe C está descobrindo o turismo e vem dominando boa parte do mercado, pois existem diversas opções e as condições são facilitadas. Isso revela que é preciso investir em estratégias, buscando alternativas adequadas ao perfil do consumidor”. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Lang Palace Hotel, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, SIHRBASC, Centro Empresarial Chapecó (CEC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Celer Faculdades, Senac e Simec.


Fortalecimento da gestão das micro e pequenas empresas


O curso faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro desenvolvido através de convênio entre Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e Sebrae Nacional, em parceria com a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (FHORESC) e o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Santa Catarina (SINDETUR).
O objetivo do projeto é aprimorar a gestão das MPE´s do turismo para prestar serviços eficientes e de qualidade ao cliente, e com isso, elevar a competitividade e sustentabilidade.

Colaborou: Evandro Novak e Maely R. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário