terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aberto o Mercado de Natal em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí

Weihnachtsmarkt, o Mercado de Natal de Ibirama, começa oficialmente na quarta-feira (30)




Mas a programação natalina começou neste domingo (27/11)em Ibirama. O Centrode Eventos foi o palco das atrações. A tarde começou com a seletiva do FESCAIBI (Festival da Canção de Ibirama). com 42 apresentações de músicos de 12 cidades do estado e do Paraná. Em seguida foi realizada a Cantata Natalina. Um coral com mais de 300 vozes, de adultos e crianças, marcaram com um repertório especial o início do Advento. O público também acompanhou o acendimento da iluminação natalina e a abertura da Vila dos Presépios, que neste ano está no Centro de Eventos. Em um labirinto, com 15 presépios montados pela comunidade, os visitantes acompanham a história do Nascimento de Jesus, para resgatar a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal.
O Weihnachtsmarkt será realizado nos dias 27 de novembro e entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Na programação atrações consagradas como o desfile natalino de alegorias e lanternas, a Noite de Danças Natalinas e a escolha da rainha e princesas da festa. Dois shows nacionais também devem lotar o Pavilhão Municipal de Eventos. O CPM 22 se apresenta no sábado (3/12) e a dupla Chitãozinho e Xororó no domingo com a promessa de apresentar canções já consagradas e também incluir músicas natalinas no repertório.


Natal com intensa programação
- Vila dos Presépios: Neste ano ela ficará ao lado do Centro de Eventos dentro de um labirinto. A intenção é valorizar os presépios, apresentados de acordo com a história do Nascimento de Jesus – desde a anunciação do anjo Gabriel até aos dias atuais. O local desperta a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal. Neste ano, 17 entidades (comunidades religiosas, associações de bairro e artesanato) apresentarão 14 presépios. A Vila pode ser visitada durante todo o período da festa.

- Cantata Natalina: é a apresentação de músicas natalinas por um coral com mais de 300 pessoas coordenada pelo Departamento de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Ibirama. As vozes de crianças e adultos mostram um repertório especial e emocionante para marcar o início do Advento. Será no dia 27 de novembro, a partir das 19h30min, no Centro de Eventos.

- Desfile de Lanternas e Alegorias: o desfile, organizado pelo Grupo Folclórico Neu Bremen, é um dos pontos altos do Weihnachtsmarkt. Mais de 1000 pessoas participarão da caminhada neste ano. O trajeto começa na Rua Getúlio Vargas e termina no Centro de Eventos Manoel Marchetti, local da festa. As lanternas são consideradas o símbolo destaque do desfile por uma razão muito especial. De acordo com a história de Ibirama, o início da colonização começou bem próximo ao período do advento. Em 8 de novembro, a mata fechada e as noites escuras eram cortadas apenas pelas luzes das lanternas. Elas traziam a luz e também simbolizavam a esperança dos colonizadores nessas terras.

- Vila dos Presépios: há muitos anos os presépios fazem parte do Natal de Ibirama nos bairros do município. No ano de2006 aAssociação Empresarial de Ibirama (ACIIBI) criou a Vila dos Presépios. Nesta edição os presépios estarão em um labirinto. A inauguração será no dia 27 de novembro, primeiro domingo de advento, a partir das 19h30min ao lado do Centro de Eventos, e estará aberta aos visitantes até o dia 6 de janeiro de 2012. Os presépios serão apresentados de acordo com a história do Nascimento de Jesus, para resgatar a importância da espiritualidade natalina e o verdadeiro sentido do Natal. Serão 14 presépios produzidos por comunidades religiosas, associações de bairro e artesanato.

- Danças Natalinas: será a 8ª edição da Noite de Danças Natalinas. Participarão do evento 17 grupos e aproximadamente 450 pessoas. As apresentações, realizadas por crianças de Ibirama, pretendem mostrar um pouco da história da anunciação e do nascimento do Menino Jesus e da Festa de Natal.

- Mercado de Natal: é um dos espaços mais encantadores do Weihnachtsmarkt. O Mercado de Natal, organizado pela Associação dos Artesãos de Ibirama, difunde a cultura através da exposição, a venda de produtos artesanais para resgatar a cultura étnica da região e difundir as técnicas artesanais que hoje estão sendo esquecidas. (Fotos Ernani Roos)

Programação oficial

27/11 (Domingo)

Centro de Eventos:

15h30min - Seletiva FESCAIBI

19h30min – Celebração Religiosa Natalina

- Inauguração da Vila dos Presépios

- Cantata Natalina

- Acendimento da iluminação natalina

22h - Show Gospel com Selo da Promessa

30/11 (Quarta)

Praça do Imigrante:

20h30min - Abertura Oficial

- Apresentações Artístico-culturais.

- Show piro musical.

– Premiação do Concurso de Vitrines e Fachadas.

Centro de Eventos:

22h30min - Apresentação Banda Municipal de Ibirama

1/12 (Quinta)

Centro de Eventos:

19h – Noite de Danças Natalinas Korpus Studio Dance de Trombudo Central

22h30min - Baile com a Banda Alma Latina

2/12 (Sexta)

Centro de Eventos:

19h – Final do FESCAIBI

23h – Show com Banda Teddy Texas

- Baile com Banda Seven

3/12 (Sábado)

Centro de Eventos:

16h – Encontro de Idosos com Zwei Lustige Musikanten

Ruas do Centro

20h - Desfile de Lanternas e Alegorias

Centro de Eventos:

23h - Show Nacional com CPM 22

– Baile com Banda do Barril

4/12 (Domingo)

Centro de Eventos:

9h – Natal da Família com chegada do Papai Noel

18h – Apresentação Bandoneons

- Banda “Alemão Preto” – Schwarz Deutsch Musikante

– Escolha da Realeza/2012, com apresentação cultural das Meninas Cantoras de Taió

21h - Show Nacional com Chitãozinho e Xororó

- Baile com Irmãos Fiebes

Nenhum comentário:

Postar um comentário