quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Feira das Américas – ABAV 2011. Porque participar?

Networking, interação com o mercado, benchmarking e as principais empresas do setor de Turismo não só do Brasil, mas das Américas, em um único lugar. Essa é a proposta do O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011, que será realizado de 19 a 21 de outubro no Riocentro.

Há quem alegue que realizar eventos próprios e para um público mais restrito dá mais retorno do que participar de grandes eventos. Mas o fato é que o networking promovido ao se reunir, em um único espaço, centenas de expositores e milhares de visitantes é invalorável. Um exemplo disso é a participação da Agência Nacional Italiana de Turismo – ENIT que, apesar de estar realizando um grande evento de promoção turística da Itália em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, estará presente também na Feira das Américas – ABAV 2011 e com o espaço de exposição ainda maior.
“O evento em São Paulo coincidirá com a Feira, mas recebemos várias solicitações de nossos parceiros que queriam estar presentes na ABAV e com isso, confirmamos o nosso espaço. A importância de nossa participação é a visibilidade que o evento nos proporciona e o caminho para que possamos estar perto do trade do Brasil todo, revendo conhecidos e fazendo novos contatos. A partir daí muitos negócios surgem”, ressalta Fernanda Morici Longobardo, diretora da Área Exterior - Brasil da Enit.
Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, tradicional expositor do evento, afirma que participação nas últimas edições na Feira das Américas - ABAV contribuíram muito para o aumento do fluxo de turistas na cidade. “São Paulo recebe quase12 milhões de turistas por ano, 20% a mais do que há cinco anos atrás. Isso é resultado de uma maior divulgação da cidade e, entre outras coisas, de uma aproximação entre a SPTuris e os diversos profissionais do setor. A participação nas últimas edições na Feira das Américas - ABAV contribuíram muito para esse quadro”, revelou Luciana Leite.
Segundo o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, a maioria dos profissionais que visitam a Feira são agentes de viagens e ocupam cargos de liderança em suas empresas. “Na pesquisa realizada no ano passado, quando o evento recebeu mais de 23 mil visitantes, 61% dos profissionais eram agentes de viagens, 19% operadores e, o mais importante: destes, 28,5% eram responsáveis pela tomada de decisão em suas empresas e 29,7% trabalhavam na área de planejamento”, destacou Kaká.
A Feira das Américas – Abav 2011 será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro (RJ) e reunirá aproximadamente 800 empresas e um público estimado em 24 mil visitantes.
Até o momento, o evento já contabiliza mais de 20 novos expositores, a maioria internacional, e 40 delegações estrangeiras, além de diversas companhias aéreas, dezenas de agências e operadoras de turismo, centenas de hotéis, empresas de câmbio, de assistência ao viajante e destinos.

Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br ou pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas.

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa






O Veteran Car Clube de Criciúma continua agregando os colecionadores em Santa Catarina e agora foi em Termas do Gravatal (SC), durante o XV Encontro de Veículos Antigos nos últimos dias 19 ,20 e 21 com a conceituada Feira de Peças Novas e Usadas para esses veículos.
A exposição contou com 100 participantes e automóveis de todos os tipos e anos, considerados “joias raras” vindas de vários estados brasileiros e do Mercosul. Em 2004, quando Criciúma possuía sua atuante Secretaria Especial de Turismo, o Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski recebia no Calendário de Eventos (hoje inexistente) veículos e nomes de famosos colecionadores de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai em suas feiras e encontros trazendo grande numero de turistas para a região.
Nas fotos do engenheiro Sergio Becker (com sua Matilde) ao lado de uma bela Ferrari “bombando” nas Termas fortalecendo, assim, o Turismo Desportivo do Sul Catarinense. É possível ver fotos e nomes dos premiados carros importados e nacionais no site do colecionador Cesar Cancelier, qie é o www.antigoecia.blogspot.com. Parabéns a todos!



PIT STOP

* O Festinfolc, Festival Internacional de Danças Folclóricas e Urbanas de Criciúma, foi lançado dia 21 em São Bernardo do Campo (SP) durante o Festival Internacional de Folclore e do Segundo Encontro Sul Americano da IOV. Já no próximo dia 31 de agosto, o presidente Julio Lopes (foto) fará também o lançamento em Criciúma, anunciando os nomes dos grupos participantes selecionados e a totalidade dos participantes do Festinfolc, nos dias 16 e 17 de setembro de 2011.

* O maior evento de Turismo do Continente, o 39º Congresso de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV-2011) acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011, das 11 às 18 horas, no Rio de Janeiro, nos pavilhões do Riocentro. São esperadas 800 empresas e 24 mil visitantes. Maiores detalhes clique em www.feiradasamericas.com.br e www.twitter.com/feiraAmericas.

* O Sul catarinense e Santa Catarina torcerão pelo Criciúma Esporte Clube no campeonato Brasileiro Série B lotando o Estádio Heriberto Hülse para vencer o São Caetano (SP), nesta sexta feira (26/8) às 20h30, com o apoio de 20 mil torcedores. Dá-lhe Tigre ( foto).

*O Conseg, Conselho Comunitário de Segurança de Centro da cidade de Criciúma (SC), Setor 4, empossa sua nova diretoria e recebe 50 membros. Zairo Casagrande é o novo presidente e Luiz Afonso Réus Rodrigues responderá pela vice presidência. A diretoria estará reunida no próximo dia 14 de setembro às 19 horas na sede da CDL. Parabéns a todos. (foto)

* Aeroporto Municipal Diomício Freitas de Forquilhinha (SC) carente de muitas “coisas” para os usuários e turistas. Faltam novos vôos e trecho direto para São Paulo, melhoria da estação de passageiros principalmente nos dias de chuva (chove dentro), falta um bar/lanchonete...agora, o que está sobrando mesmo são as promessas de políticos...Parabéns para a TRIP que está servindo a população com seus vôos regionais.

* A Presidente Jádna Valéria da Academia Criciumense de Filosofia convidando para a reunião dia seis de setembro, às 20 horas, na Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos.

* Porto Alegre (RS) vai receber a quarta edição da Bionat Expo. O evento reúne a 1ª Feira de Produtos Orgânicos, Naturais e Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul, a Mostra de Turismo Rural e Agroecológico e o Espaço Vida Sustentável, todas na Usina do Gasômetro de 30 de setembro a dois de outubro de 2011. Além de várias atrações. Contatos com Vera Marsicano pelo telefone (51) 3228-8692, info@bionatexpo.com.com e www.bionatexpo.com.br.

* A Cinqüentenária ABRAJET- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo -, através de seu presidente João Ramid, convidando para o XXVIII Congresso Nacional dos Jornalistas Especializados, de 22 a 27 de setembro, em Belém do Pará. Informações através do e-mail abrajet.congresso2011@gmail.com ou www.abrajetpara.blogspot.com.

* Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista do site da Rádio Difusora AM910 (http://www.difusora910.com.br/).
DRT-SC.02360-JP
OAB-SC.2.281 (Membro Jubilado)
http://abrajet-sc.blogspot.com
http://nossojornalsc.blogspot.com

sábado, 20 de agosto de 2011

Corrida de Canoa de Um Pau a Vela neste domingo em Florianópolis

No dia 21 de agosto, Floripa vai ser agraciada com grande Evento Náutico- CORRIDA DE CANOA DE UM PAU A VELA DE PONTA A PONTA(largada na Ponta do Leal - Estreito e chegada na Ponta do Sambaqui).

Resgatando nossa história e cultura local, da fabricação de “canoa de um pau só”, esculpida num tronco de garapuvu, árvore símbolo da cidade de Florianópolis e por centenas de anos, a canoa foi o meio de deslocamento entre o Continente e a Ilha. A largada será na Avenida Beira Mar Continental e a chegada na Ilha de Santa Catarina, (Ponta do Sambaqui), que terá uma grande festa realizada pela comunidade, com várias entidades envolvidas, entre elas:Associação de Moradores do Sambaqui; Associação de Moradores da Barra do Sambaqui; Conselho Comunitário do Sambaqui e Associação de Canoa de um pau a Vela da Costa da Lagoa.
A festa na Ponta do Sambaqui ocorre paralela a chegada das canoas que largam do Continente às 10h00 (manhã de domingo), com duração de aproximadamente 3 (três) horas de navegação. Comidas típicas, rendeiras, boi de mamão e música nativa com o grupo Gente da Terra, estarão abrilhantando o evento. Mais de vinte canoas de garapuvu já estão inscritas.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Continente apóia e realiza o evento, com a colaboração institucional da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) e do Corpo de Bombeiros, que estão autorizando o evento e proporcionando segurança, no mar, através de suas embarcações. O evento náutico e as festividades, na Ponta do Sambaqui, integram o Circuito Cultural do Distrito de Santo Antônio de Lisboa.

Atrativos do Beto Carrero confirmados no Festival do Turismo de Gramado

Maior parque temático da América Latina e o quinto do ranking no mundo, o Beto Carrero World estará presente novamente no Festival do Turismo de Gramado (Festuris). Como em edições anteriores do evento, terá stand próprio na feira, onde serão apresentados atrativos e materiais que mostrem a diversidade e as novidades do parque. A intenção é mostrar todo o potencial do Beto Carrero, preparado para não deixar crianças e adultos parados com seus shows, parque de diversões, brinquedos radicais, zoológico e passeios.
O Beto Carrero World está localizado no município de Penha, no litoral de Santa Catarina. O parque é um empreendimento do já falecido Beto Carrero. A inauguração aconteceu no ano de 1991 e, em 2009, possuía aproximadamente mais de 150 atrações para atender todas as idades. O local é reconhecido em todo o mundo e, para o próximo ano, promete ter uma nova atração: um parque aquático anexo ao complexo.

O FESTURIS
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 23º Festuris se realiza de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

Presidente da Embratur confirmado no Festival do Turismo

A diretora do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Marta Rossi, esteve em Brasília (DF) na semana passada, onde visitou autoridades e entregou convites para o evento. Acompanhada da consultora Luciana Scherer, Marta reuniu-se com o presidente da Embratur, Flavio Dino de Castro e Costa, que confirmou presença na 23ª edição do evento.
Marta renovou o pedido de parceria com a Embratur para trazer caravanas sul-americanas ao Festival do Turismo de Gramado. Para o segundo semestre de 2011, o instituto prevê grandes investimentos na divulgação do Brasil na América do Sul. Uma das ações foi o repasse de R$ 252 mil para o Ministério das Relações Exteriores aplicar em promoção turística do Brasil no mercado argentino. O recurso faz parte da contribuição da Embratur com o Comitê Visite Brasil na Argentina.
“Também lançamos novas ideias para realizar ações comerciais voltadas ao turismo de saúde, cada vez mais um nicho importante no mercado brasileiro”, explica a diretora. Para o Festuris, já está confirmada a participação do Spa do Vinho, de Bento Gonçalves, dentro deste segmento.








--------------------------------------------------------------------------------

Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc fará visitas às regiões turísticas do Estado


A Comissão de Turismo e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Neodi Saretta (PT), em reunião na manhã desta quarta-feira (17), definiu que irá realizar visitas aos municípios de Santa Catarina para debater o potencial turístico. Para Saretta, é importante conhecer o que as cidades oferecem e também as suas necessidades para o desenvolvimento do setor. Serão organizados vários roteiros que irão contemplar todo o Estado com reuniões e visitas.
Também foi aprovada a proposta do deputado Saretta, para que o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, participe de uma reunião da comissão. O objetivo é debater ações de sua secretaria.

FERIADO DA INDEPENDÊNCIA EM UMA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO LITORAL BRASILEIRO




A Pousada Vila do Farol reserva para o feriado de 7 de setembro, incluindo o final de semana, um período de lazer e relaxamento à beira-mar na paradisíaca Bombinhas, SC, considerada uma das mais belas praias do país. Além disso, é uma grande vantagem para os curitibanos prolongarem o descanso já que o dia 8 é feriado na capital paranaense.
O pacote especial da Independência inclui pensão completa (inclusive café da tarde) com pratos variados e saborosos da cozinha contemporânea (com destaque aos frutos do mar), jantares temáticos, além de atividades de recreação infantil. A grande atração acontece no sábado (10): o Stand-up Comedy “Teatro de Quinta” de Florianópolis, com o espetáculo “Comédia Esporte Clube”, onde as gargalhadas serão garantidas.
Para completar os momentos de diversão com a família, os hóspedes poderão usufruir da excelente infra-estrutura da pousada à beira do mar, que conta com apartamentos de luxo de até 3 dormitórios totalmente equipados; ampla área de lazer com piscina; sauna; bar molhado; piscina térmica; lounge bar; fitness; sala de cinema e sala de jogos.
O pacote de 4 diárias custa a partir de R$ 1.920,00 para 2 pessoas, e esse valor pode ser parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito.

Reservas: (47) 3393-9000

Site: www.viladofarol.com.br

A Pousada Vila do Farol está localizada na Av. Vereador Manoel José dos Santos, 800, Bombinhas / SC.

FERIADO NA VILA DO CORAL

Além das atrações da Vila do Farol, a Pousada Vila do Coral, também localizada à beira mar de Bombinhas, é outra pedida para aproveitar o feriado prolongado.
Com ótima área de lazer incluindo piscina, bar molhado, sala de jogos, sala de TV, academia e acesso privativo à praia, os hóspedes terão uma completa estrutura à disposição, sem falar nas atrações da cidade e região como: trilhas, mergulhos, praias, passeios, compras, gastronomia e lazer náutico. O pacote de 5 diárias com café da manhã custa a partir de R$ 1.400,00 em apartamentos duplos.


Reservas: (47) 3393-9333
Site: www.viladocoral.com.br

A Pousada Vila do Coral está localizada na Av. Vereador Manoel José dos Santos, 215, Bombinhas / SC.


Assessoria de Imprensa:




Rotas Comunicação

3ª Avenida, 601 - sala 901 CEP 88.330-087 +55 47 3368-4837 9129-8842
Centro Empresarial Aleci Balneário Camboriú Santa Catarina Brasil

Contatos:



Larissa Andrade – Assessora de Comunicação - larissa@rotascomunicacao.com.br
Anelise Passos – Assistente de Comunicação - redacao@rotascomunicacao.com.br



Site: http://www.rotascomunicacao.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com.br/rotas.comunicacao

Chá na Panela na Casa Vittorio em Gramado

Insumo fará parte do cardápio na Casa Vittorio

Para os dias 26 e 27 de agosto, na Casa Vittorio Gelateria & Chás em Gramado, acontece mais uma edição exótica gastronômica e desta vez, todos os pratos vão conter um chá como um dos ingredientes, desde chá verde, de frutas, passando pelo rooitea, feito de uma planta africana.
Localizada num dos recantos mais graciosos da cidade, próxima à revitalizada Praça das Mães, a Vittorio Casa de Chás e Gelateria recebe novamente dois grandes nomes da gastronomia para assinar o cardápio - os chefs Lu Davis e Jorge Nascimento, além da sobremesa preparada pela proprietária, a pasticciera Adriane Russi (Foto). Eles vão elaborar dois jantares petit comite de apenas vinte pessoas por noite, harmonizados com escolhas da La Charbonnade Importadora.

O Cardápio

Na entrada será servido couvert com pão de centeio ao aroma das especiarias do vovô, pão preto com rootea limmete, manteiga e patê de foie de voilalle ao perfume de brandy. Para a entrada, risoto de cogumelos ao perfume de rooitea capetow. Já o prato principal reserva um cordeiro macerado em chá pote de rum servido ao molho de suco de uvas serranas guarnecido por gratinado de batatas com peras e roquefort. E a grande estrela da noite é a sobremesa waffle com chá verde baunilha e limão, sorvete de creme com chá de tâmaras com laranja e calda com rooitea e bombom de champagne.

Os Chefs

Lucilia Agrifoglio Davis é de Porto Alegre, é formada em Restaurateur e Tecnóloga pela Gastronomia Unisinos. Possui certificado de Curso de Culinária Italiana fornecido pela Federazione Italiana Cuochi. Sant’Agnello di Sorrento (NA) Italy. Foi consultora do restaurante Quincho e do Lápis Café.
Jorge Nascimento é Gestor chef de cozinha atuando na área de A&B há 14 anos, professor do curso de hotelaria Ucs entre 1999-2003, professor chef do curso de Gastronomia Unisinos desde 2004- 2010. Consultor em projetos da área de A&B e gestão atuando no Brasil.Sócio com a chef Lu Davis da empresa Duo Toque na empresa de eventos e projetos de jantares especiais. Chef Imagem do grupo Wal Mart Nacional no sul do Brasil. Consultor e idealizador do Mamma Pasta e Hamburgueria do Caracol no Largo da Borges, em Gramado.

Foto Aline Viezzer/Divulgação Casa Vittorio
Adriane Russi, pasticcera e proprietária

Informações Úteis:

Chá na Panela em Gramado

Dias 26 e 27 de agosto, a partir das 20h

Petit Comite para 20 pessoas por noite

Casa Vittorio Gelateria & Chás

Rua Wilma Dinnebier, 91
Centro
Gramado RS
Valor 70,00 por pessoa + serviços e bebidas
Reservas 54.3286.2105

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Capacitação turística fomenta a atividade na Costa Verde & Mar

ITAJAÍ (SC) – Reunidos no auditório da Amfri, secretários de turismo e integrantes do 1º Programa de Capacitação Profissional dos Atendentes de Postos de Informações Turísticas participaram nessa quarta-feira (17/8) do início de um trabalho que munirá a Costa Verde & Mar de informação precisa e pessoas aptas a multiplicarem a informação turística regional. Segundo os organizadores, a capacitação foi planejada depois de uma pesquisa realizada no ano passado que identificou a necessidade de expandir os conhecimentos técnicos da região como um todo, sem segmentar por município.
“Esse é um passo importante, porque estamos mobilizando quem trabalha nos Postos de Informações Turísticas para bem atender aos visitantes, mas também para divulgar ações e roteiros de todos os municípios da Costa Verde & Mar. Já percebemos em pesquisa que o turista quando vem, já tem roteiro programado e busca mais informações das cidades vizinhas. Esse trabalho contribuirá para fomentar a atividade nas 11 cidades que fazem parte do consórcio”, afirma a assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Vivian Floriani.
Os 40 participantes serão capacitados em cinco módulos, ministrados pela Univali. Dentro do cronograma estão previstos temas como Hospitalidade com qualidade no atendimento; Geografia, História e Conhecimentos Gerais da Costa Verde & Mar; Introdução à Administração; além de Noções básicas da comunicação em Inglês e Espanhol. Ao final dos módulos, os participantes farão um Famtour (roteiro de familiarização) pelos 11 municípios, visando conhecer os atrativos e equipamentos turísticos da região, aplicando os conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso.

Calendário das aulas

AGOSTO

17/08 – Aula Inaugural com a presença do colegiado. Hospitalidade com qualidade no atendimento. (carga horária: 8h)

24/08 – Geografia, história e conhecimentos gerais da Costa Verde & Mar. (carga horária: 8h)

31/08 – Geografia, história e conhecimentos gerais da Costa Verde & Mar. (carga horária: 8h)

SETEMBRO

06/09 (07/09 – Feriado) – Introdução à administração. (carga horária: 8h)

14/09 – Noções básicas de comunicação em inglês (carga horária: 8h)

21/09 – Noções básicas de comunicação em inglês. (carga horária: 8h)

28/09 – Noções básicas de comunicação em espanhol. (carga horária: 8h)
OUTUBRO

05/10 – Noções básicas de comunicação em espanhol. (carga horária: 8h)

As cidades integrantes da Costa Verde & Mar

Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

COSTA VERDE & MAR

Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, sala 02 - Itajaí – SC
Contatos: (47) 3404-8000 citmar@amfri.org.br www.facebook.com/costaverdemar twitter.com/CostaVerdeMar
www.costaverdemar.wordpress.com www.amfri.org.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

IRON MAN BRASIL 70.3

Um dos maiores eventos de Triathlon da América Latina, idealizado no país e organizado, há seis anos, pela Latin Sports, o Ironman 70.3 Brasil, em tempo recorde, teve suas inscrições esgotadas dois meses antes da realização da prova. A sexta edição do evento, que será realizada no dia 27 de agosto, na cidade de Penha, em Santa Catarina, reúne mais de três mil visitantes e gera à economia local uma movimentação financeira na ordem de R$ 3 milhões, números maiores que os registrados em alta temporada.
Prova de superação de limites e de projeção internacional, o circuito Ironman 70.3 é uma versão do IRONMAN, com a metade do percurso: 1,2 milhas de natação (1,9 km), 56 milhas de ciclismo (90 km) e 13.1 milhas de corrida (21,1 km). A soma das distâncias, em milhas, leva ao nome da prova.
Em uma ação de responsabilidade social, 50 vagas extras foram disponibilizadas pela Latin Benefit, célula do Grupo Latin, que já doou mais de R$ 350 mil a instituições, como APAE e AFLODEF. Com 850 atletas, de mais de 21 países, a etapa brasileira inclui as categorias Amador e Elite, com faixa etária de 19 a 67 anos. A prova classificará 50 triatletas para o Mundial de Ironman 70.3 2012, que será realizado em Las Vegas, Nevada, EUA. A premiação será de US$ 20 mil, divididos entre os cinco primeiros colocados nas categorias feminino e masculino. Na edição de 2010, oito brasileiros conquistaram o prêmio. Os vencedores foram: o argentino Ezequiel Morales, com 03h52m18s, e a brasileira Vanessa Gianinni, com 04h22m21s.
O Grupo Latin comemora o sucesso de mais um evento de superação de limites. "As características do Ironman 70.3 Brasil remetem conceitos de comprometimento e estilo de vida saudável - esses e outros fatores positivos, atraem marcas e empresas. Nesse ano, a movimentação do evento registra aproximadamente R$ 1,5 milhão. A satisfação dos competidores e dos apoiadores faz do evento um marco no calendário da modalidade", conta Carlos Galvão, diretor do Grupo Latin. A EXPO Ironman 70.3 Brasil, acontece de 25 a 27 de agosto, reúne 25 expositores, em uma área de 600 m², destinada a comercialização de produtos do mundo inteiro. A previsão é de receber 8 mil visitantes, entre público e competidores.
O Ironman 70.3 Brasil é uma realização da Latin Sports, com co-patrocínio Asics e apoio do Parque Beto Carrero, Gatorade, Fetrisc, Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Prefeitura de Penha e Associação Brasileira de Esportes Endurance.

Programação:

25 a 27/8 - EXPO IRON 9h às 19h - Parque Beto Carrero Castelo

25/8 - Entrega de kits 9h às 19h - Parque Beto Carrero Castelo

26/8 - Entrega de kits 9h às 18h - Parque Beto Carrero Castelo

26/8 - Bike Check-in e recebimento das sacolas da Corrida e do Ciclismo 14h às 19h - Praia da Armação

26/8 - Congresso Técnico Português 19h30 - Parque Beto Carrero - Teatro Acqua

26/8 - Congresso Técnico - Inglês e Espanhol 20h15 - Parque Beto Carrero - Teatro Acqua

27/8 - Pintura dos Atletas 7h30 9h10 - Praia da Armação

27/8 - Abertura da Área de Transição 7h30 9h10 - Praia da Armação

27/8 - Largada da Prova 9h30 - Praia da Armação

27/8 - Bicicleta e Sacolas Check-out 14h30 18h15 - Parque Beto Carrero Castelo

27/8 - Premiação ELITE 15h Parque Beto Carrero Castelo

27/8 - Festa de Confraternização Ironman 70.3 Brasil 22h00 - A definir

28/8 - EXPO IRON 9h 13h - Parque Beto Carrero Castelo

28/8 Premiação Amadores 9h - Parque Beto Carrero Castelo

28/8 - Confirmação dos Classificados para o Mundial 10h30 - Parque Beto Carrero - Teatro West Selvagem

28/8 - Almoço de Confraternização 11h50 - Parque Beto Carrero - Teatro West Selvagem

Sobre o Grupo Latin

A empresa é reconhecida por seu padrão de qualidade internacional, presente em todas as fases do processo de desenvolvimento de produtos, desde a criação de conceitos, planejamentos estratégicos e logísticos, até o gerenciamento de operações em eventos e monitoramento de resultados, pós-ações. Além dos quatro prêmios atribuídos ao Grupo pelo evento IRONMAN BRASIL, lhe foram conferidas importantes premiações de gestão de negócios e eventos pelo Prêmio Colunistas Brasília 2010 - Agência do Ano de Marketing, Case de Design do Ano, Agência de Design do Ano e Agência Promo do Ano - resultados que conferiram à CAIXA o prêmio de Cliente Promocional do Ano e ao diretor da Latin Promo, o prêmio de Profissional de Promo do Ano.

Você também pode ser um voluntário do Iron Man Brasil.
Inscreva-se no site: www.meioironmanbrasil.com.br

Informativo ABIH-SC - 554

Santur divulga Santa Catarina no Mercosul

A Santur, em parceria com as secretarias de turismo de Balneário Camboriú, Itapema, Beto Carrero World, Parque Unipraias, e demais empreendimentos turísticos da Costa Verde Mar participam do Workshop Trade SC 2011 em Montevidéu e Buenos Aires. O evento vai capacitar os agentes de viagens e promover o produto turístico para a mídia dos dois países. Em Montevidéu, o evento acontece nesta quarta-feira (17), no Crystal Palace Hotel e na sexta-feira (19), em Buenos Aires. O diretor de Marketing da Santur, Flávio Agustini, que acompanha a comitiva, salienta que o evento servirá também para promover a participação de SC na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que acontece em novembro, em Buenos Aires.

Como atrair turistas de eventos

O empresário e consultor Jacob Hartmann, vice-presidente institucional da ABIH-SC, será um dos palestrantes do workshop "Como Atrair Turismo e Eventos para Santa Catarina", promovido pela M4 Eventos, no próximo dia 31, em Joinville. Hartmann vai falar sobre "Turismo e Hotelaria Catarinense: o que o turista procura". Outros temas a serem abordados são as tendências e perspectivas do turismo de aventura, cenário do turismo de negócios em SC, os diferenciais na prática do turismo sustentável e formação profissional para o setor. Mais informações: (47) 3028-5850 - eventos@associacaocriar.org.br

Novos Associados

A ABIH-SC dá as boas vindas aos seus novos associados: o Hotel Zion, localizado em São José, na Grande Florianópolis, com 34 unidades habitacionais e 54 leitos www.zionhotel.com.br; a Pousada Mares do Santinho, de Florianópolis, com 12 unidades habitacionais e 30 leitos www.pousadamaresdosantinho.com.br e o Hotel Piçarras, de Piçarras, na Costa Verde Mar, com 24 unidades habitacionais e 72 leitos www.hotel-picarras.com.br ;

Campanha de descontos nos hotéis catarinenses

Com o objetivo de aumentar a ocupação dos hotéis do Estado, neste período do ano, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Santur, com apoio da ABIH-SC, realizam a campanha "Curta Santa Catarina de Verdade". O objetivo é incentivar os próprios catarinenses a viajarem para conhecer os atrativos do estado, tendo como principal motivação os preços promocionais oferecidos pela rede hoteleira. Para isso os hotéis estão oferecendo diárias com descontos que vão de 30% até 70%. Confira os hotéis participantes no site: www.abih-sc.com.br e clic no banner da campanha. Na foto a Pousada Kiriri-Ete, em Urubici, na Serra Catarinense.

Sabore D'Itália no Itá Thermas Hotel

O Itá Thermas Hotel Resort e Spa, localizado no balneário de Itá, na Região Oeste, promove a partir desta quinta-feira (18) até domingo (21), o evento "Sabore D'Itália", com palestra e degustação de vinhos com o sommelier da Vinícola Casa Salton; show com o grupo folclórico Stella di Pietra; bailes com música ao vivo e programação especial de recreação. Além de gastronomia temática, com pratos italianos, frutos do mar e volta ao mundo. Confira o programa completo no site: www.itathermas.com.br ou 0800 643 9200.

Destinos e Roteiros Integrados

O Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, foi palco no último final de semana, do 5º Encontro Destinos e Roteiros Integrados/SC, organizado pela CERETUR. O evento reuniu na Praia do Rosa, em Imbituba, mais de 130 pessoas, entre jornalistas, operadoras e agentes de turismo de 19 estados brasileiros. Os operadores e agentes de turismo vieram conhecer, interagir e aprender a como vender o produto turístico catarinense. A abertura contou com a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky e de Elisa Wypes Sant´Ana de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer, da SOL, e outros representantes do trade e da mídia catarinense.








Construfair/SC começa dia 24

Será realizado em Florianópolis, de 24 a 28 deste mês, a 18ª edição do Salão do Imóvel, Construfair/SC e Expo Condomínio, no CentroSul, atraindo cerca de 30 mil visitantes de vários estados. Este ano a mostra contará também com a Expo Decor Móveis, que passará a integrar o evento anualmente. Com entrada franca, o encontro possibilita uma busca mais ampla para quem quer comprar a casa própria, construir, reformar ou decorar. Outros itens da mostra são os serviços e produtos para condomínios e qualificação para os vários segmentos da feira que é uma promoção do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon).

Como superar desafios

A OutBox, de Florianópolis, oferece até setembro, no Hotel Plaza Caldas, em Santo Amaro da Imperatriz, o programa "Supere desafios com sua empresa junto à natureza". André Ricardo, educador de atividades ao ar livre, indica o programa para empresas que necessitam de equipes preparadas para lidar com ameaças externas e novos desafios. Com profissionais capacitados, a OutBox aplica uma metodologia diferenciada e desenvolve atividades focadas em resultados efetivos para os clientes. Mais informações: www.outboxtreinamento.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Feira das Américas - ABAV 2011





Países ampliam espaços para a Feira de 2011

Com a presença confirmada de mais de 40 países, sendo que oito com espaços ainda maiores que em 2010, a Feira das Américas – ABAV 2011 confirma sua posição de maior evento de turismo das Américas e atesta ainda que os brasileiros, em evidência no mercado turístico internacional, são um público alvo disputado. O Peru, que no ano passado já foi destaque ao lado da Argentina pelo tamanho dos stands, decidiu aumentar ainda mais sua aérea e ocupará 300 metros quadrados, 30% a mais que em 2010. Até a Itália reviu sua participação e decidiu ampliar sua área de 75 para 100 metros quadrados este ano.
Além destes, Israel, Turquia, Dubai, Costa Rica, México e Espanha também estarão com seus espaços ampliados para 2011. Cristina Alcantara, do departamento de trade e eventos do Centro Oficial de Turismo Espanhol, ressalta que a participação na Feira das Américas é importante para consolidar a imagem do país com o setor.“Acreditamos que a Feira das Américas promove o encontro do setor turístico, oferecendo oportunidades de negócios e o estreitamento de relações entre representantes de empresas e entidades”, destacou, acrescentando que, durante o evento, estarão presentes representantes de várias regiões como Galicia, Andaluzia, Castilla y León, Caminho de Santiago, entre outros. “Divulgaremos ainda outras regiões do país como Madri, Barcelona, País Vasco, Valencia, etc”, finalizou Cristina Alcantara. A Feira das Américas – ABAV 2011 será realizada de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro e deverá atrais 24 mil visitantes e 800 expositores.

Feira das Américas – ABAV 2011 atrai novos expositores das áreas de soluções em tecnologia e câmbio

A cada ano que passa a Feira das Américas – ABAV 2011, que será realizada de 19 a 21 de outubro, no Riocentro (RJ), atrai novos expositores. Na área de Soluções em Tecnologia para o Turismo, além das já tradicionais marcas Sabre, Amadeus e Travelport, também reservaram espaço as empresas WTS, Envision e T4W. Na área de Câmbio também há novidades com a estreia das empresas Cotação, Confiança, Banco Paulista e Bexs Corretora, que estarão expondo ao lado do Confidence Câmbio, que participou pela primeira vez no ano passado. Outra estreante é a participação da ITA Card, empresa de assistência ao viajante, que estará em um grande estande de 75 metros quadrados. O evento, considerado a maior feira de turismo na América Latina, deverá atrair 800 expositores, 24 mil profissionais e ocupará uma área de 35 mil metros quadrados. Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br ou pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas.

Mais informações:



Feira das Américas - ABAV





Edição: 39ª edição
Data: 19, 20 e 21 de Outubro de 2011
Horário: 11h às 18h
Local: Riocentro Exhibition & Convention Center
Av. Salvador Alende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – Brasil

Atendimento à imprensa:



Karla Queiroz


Coordenadora de Comunicação
(21) 3231-7799 / (21) 9115-9571
www.abav.com.br

sábado, 13 de agosto de 2011

Comissão divulga números da Festa do Pinhão 2011

A Comissão Central Organizadora (CCO) da XXIII Festa Nacional do Pinhão reuniu a imprensa na manhã da última sexta-feira, 12, para fazer a divulgação oficial dos números finais do evento deste ano. Segundo o relatório apresentado foram mais de 273 mil pessoas que prestigiaram a Festa do Pinhão, considerando o público presente no Parque de Exposições e no Recanto do Pinhão.

De acordo com o presidente da CCO, Antônio César Arruda, depois de contabilizadas todas as receitas (entrada de recursos) e despesas o investimento por parte da prefeitura foi na ordem de R$ 240.377,05. “Este foi o ano em que registramos o maior número de patrocinadores. São empresários e entidades que sabem da seriedade e da credibilidade do nosso evento”, disse.
Já o secretário municipal de Finanças, Walter Manfrói, salientou que neste relatório não está apresentada uma verba do Ministério do Turismo no valor de R$ 600.000,00. “Este dinheiro deverá ser liberado até o final deste ano e deveremos aplicar em outros eventos turísticos”, explicou.
Outros investimentos feitos com recursos que não aparecem no balanço financeiro final da Festa foram as obras de infraestrutura viária da cidade. Um exemplo é a revitalização da rua Paulo Alves de Liz, ao lado da Udesc, entre os bairros Conta Dinheiro e Gethal.

Reunião de Planejamento – Uma reunião está programada para o dia 26 de agosto, às 9 horas, no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, com todos os segmentos da sociedade que queiram contribuir na organização da Festa Nacional do Pinhão do ano que vem.
O secretário de Finanças, Walter Manfrói, disse que esta será a oportunidade de todos participarem da organização do evento. “Este ano tivemos muitas críticas com relação ao modelo da nossa Festa. Por determinação do prefeito Renatinho convidamos e convocamos todos os segmentos que desejam participar da organização deste que é um dos maiores eventos do sul do País”.





Números:


Público Pagante: 64.196
Público não Pagante: 134.011
Total Parque Conta Dinheiro: 198.207
Público Recanto: 75.000
Total de Público Presente: 273.207
Total de receitas que envolvem patrocínios, bilheteria, venda de passaportes, aluguel de Box, impostos (ISS/IRRF) entre outros: R$ 4.612.704,22.
Total de despesas que envolvem todos os shows, infraestrutura, sonorização palcos entre outros: R$ 4.853.081,27.

Programação Cultural e Folclórica da 27ª Oktoberfest e Feirasul tem lançamento no Brique da Praça

Tradicional evento inicia às 9 horas de domingo, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul (RS)





Como já é tradição no Brique da Praça, neste domingo, 14, a partir das 9 horas, a Praça Getúlio Vargas será palco de diversas atrações artísticas e culturais. Além de comemorar o Dia dos Pais, o evento contará com a participação das tradicionais exposições artesanais e de antiguidades. De acordo com o presidente da Associação dos Expositores do Brique de Santa Cruz (Aebesc) e presidente da 27ª Oktoberfest e Feirasul, Luís Carlos Moritzen, esta edição abre espaço para que a Diretoria de Cultura e Folclore da Festa da Alegria faça o lançamento da sua programação junto ao evento, que acontece de 5 a 16 de outubro. “Esperamos que a comunidade prestigie mais uma vez o Brique e já entre no clima da festa”, ressalta ele. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
O lançamento da Programação Cultural e Folclórica da 27ª Oktoberfest e Feirasul está marcado para as 15 horas, iniciando com uma contação de história pela Palhaça Palitolina. Em seguida, uma breve cerimônia, com a participação de autoridades e coordenadores, das soberanas da festa, Rainha Emily Dockhorn e Princesas Paula Fengler e Bruna Molz, dos bonecos Fritz e Frida, Max e Milli e da Bandinha da Oktoberfest. “Além disso, teremos apresentações de danças folclóricas alemãs com os grupos da EMEI Bem-Me-Quer e EMEF Dona Leopoldina”, destaca a diretora de Cultura e Folclore, Maria Luiza Rauber Schuster. A programação cultural do Brique da Praça inicia às 14 horas, com o show de mágica com Igor Tiago e Mágico Lui, e prossegue às 16 horas, com a apresentação de Lívia Luz e Banda.

CULTURA E FOLCLORE – De acordo com a diretora Maria Luiza Rauber Schuster, a Programação Cultural e Folclórica da 27ª Oktoberfest e Feirasul vai estar repleta de atrações. “O público poderá desfrutar de muitas atividades culturais que vão ao encontro do tema da Festa - Contando Histórias: Era Uma vez... - e das tradições germânicas” explica ela. Uma das ações que já estão em andamento é o Concurso de Histórias e Desenhos Max e Milli na Oktoberfest, que recebe inscrições de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Santa Cruz do Sul até o dia 22 de agosto.

CONVITE À IMPRENSA:

O QUE: Lançamento da Programação de Cultura e Folclore da 27ª Oktoberfest
QUANDO: Domingo, dia 14 de agosto, às 15 horas
ONDE: Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul
OBS: Em caso de chuva, o lançamento será transferido para segunda-feira, dia 15, às 16 horas, na sede da Assemp (Rua Guilherme Hackbarth, 109)


Domingo tem cidade mais alemã do Brasil no Fantástico

Finalmente, após alguns adiamentos, Pomerode vai pra telinha do Show da Vida. Estreia neste domingo, dia 14, o quadro Choque Cultural.
O quadro vai tratar da troca de experiências. Na estréia, os telespectadores conhecerão a história de uma executiva curitibana, conectadíssima, que vai para a Amazônia, e a de Sidney, um músico baiano, que mora em numa comunidade carente e violenta em Salvador, que visita a cidade mais alemã do Brasil.
Sidney esteve na cidade em maio. Aqui participou de dança folclórica, uma festa de rei do tiro ao alvo, jogou bolão e provou as delícias da culinária alemã. Para Sidney tudo foi novidade; a realidade encontrada em Pomerode, muito diferente da sua, surpreendeu. O quadro Choque Cultural é um reality, produzido por Lorena Barbier. O resultado, como diz Zeca Camargo, "é domingo e é no Fantástico".



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, SC


Conheça a cidade mais alemã do Brasil:

www.vemprapomerode.com.br Fone: (47) 3387 2627

Acompanhe nas redes sociais:

Facebook: http://www.facebook.com/turismopomerode
Twitter: http://twitter.com/turismopomerode
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=10996456178900682369
Youtube: http://www.youtube.com/turismopomerode