sábado, 6 de agosto de 2011

Almir Sater no Festival de Inverno de Itá - SC




O Festival de Inverno de Itá-SC ainda têm pela frente quase um mês de atrações. Iniciado no dia 08 de julho, o evento prossegue até o dia 28 de agosto com uma programação bem diversificada. Os atrativos podem ser conferidos no site www.turismoita.com.br. Um deles é a pista de patinação no gelo.
A cidade, que já recebeu a gravação do programa Galpão Crioulo e o espetáculo do Grupo Tholl, se prepara para outra grande atração. Neste sábado (6) o cantor Almir Sater faz seu show na praça central a partir das 21h, gratuitamente. Caravanas de vários municípios já confirmaram presença.
Nascido em Mato Grosso do Sul, desde os doze anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza; Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira . Então dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou à Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico.
Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno. Gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.
Seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo e sua música é descrita como folk e agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, o folk norte-americano e com influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e andina. O resultado é único e ao mesmo tempo reflete traços populares e eruditos, despertando atenção de públicos diversos.

Carreira na televisão

Almir Sater estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete em 1990. Na trama, Almir deu muito o que falar por sua interpretação como Trindade, um peão misterioso que afirmava ter um pacto com o demônio. Em 1991 protagonizou, ao lado de Ingra Liberato a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.
Paralelamente, Almir estabeleceu ricas parcerias com Renato Teixeira e Paulo Simões criando verdadeiras pérolas do cancioneiro regional-popular. Com Sérgio Reis, o artista fez parcerias somente em novelas. Exímio violeiro, seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional. Os personagens vividos pelo ator possuíam essas características, como pode ser visto em O rei do gado, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Globo, em 1996, onde seu personagem fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis, "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela. Sua última aparição como ator foi na telenovela Bicho do Mato, de Bosco Brasil e Cristianne Fridman, pela Rede Record, em que interpretava a personagem Mariano. Foi um remake da telenovela homônima, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro exibida pela Rede Globo em 1972.

Trajetória de Almir Sater

Com 30 anos de carreira sólida e 10 discos solos gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, sendo reinventada, acrescentando um toque mais sofisticado ao instrumento,estilos como blues, rock, embalados pela pegada do folk. O seu último CD, 7 Sinais,lançado em 2006/07- traz um repertório eclético e inovador e conta com participações especiais dos sanfoneiros Dominguinhos e Luiz Carlos Borges;
Sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos: -Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões,o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, iniciaram uma comitiva que explorou o Pantanal,realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros , de maneira poética, da qual resultou em um documentário co-produzido pelo próprio artista e Paulo Simões. -Em 1988,escolhido por unaminidade pela crítica, para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989 ao lado de nomes sagrados da música mundial.
Dono de um talento ímpar e versatilidade, como cantor,compositor,violeiro e instrumentista ímpar,um dos artistas mais completos da música brasileira ,único a cantar em Nashville, USA,no mesmo ano , considerado o berço da música country americana, -Nos anos 90,Almir também ganhou dois prêmios Sharp,(Atual Premio de Musica Brasileira),com as canções: "Moura" (instrumental) como melhor música e instrumentista e "Tocando em Frente",esta considerada um "hino" da música brasileira; Em (2010),o artista,foi um dos convidados para o especial e gravação do DVD "Emoções Sertanejas",em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.
Sua interpretação para a canção,"O Quintal do Vizinho", contida e suave, recebeu diversos elogios,sendo apontada por vários internautas como a mais bonita apresentação. -Além da multiplicidade de talentos,o artista é um defensor e preservacionista do meio ambiente,sempre engajado em projetos de cunho socioambiental,estimulando à conscientização e "atitudes verdes" para a melhoria do planeta bem como a preservação dos costumes do homem pantaneiro.
-------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Adoreiiiiii...seu post..Parabéns por estar tão atualizado sobre este que é um dos mais completos artistas da musica brasileira,ele,cantor,compositor,violeiro e instrumentista Almir Sater

    ResponderExcluir