A Rota do Enxaimel é um atrativo turístico do município, possui sinalização bilíngue português/alemão e alguns locais para visitação. Foi criada em 2002 por iniciativa do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.
No último dia 28 aconteceu reunião do Grupo de Trabalho da Rota do Enxaimel, que tem a missão de realizar a implantação deste projeto. O objetivo é valorizar e divulgar o patrimônio cultural criando alternativas de renda para a comunidade local e agregar valor para a experiência dos visitantes. O Grupo de Trabalho da Rota do Enxaimel é formado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte; Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Epagri; Gerência do Patrimônio Histórico e Sebrae.
Na ocasião foram apresentadas e discutidas as ações e etapas do projeto. A primeira ação a ser colocada em prática será uma reunião com a comunidade local para apresentação do projeto. A previsão de duração do projeto é de um ano.
Para a turismóloga Sandra Cristina Nienow, “a Rota do Enxaimel apresenta características singulares pela sua paisagem natural, arquitetônica e os hábitos e costumes deixados pela colonização alemã.” Ressalta-se que o núcleo rural de Testo Alto foi tombado em nível federal no ano 2008 para proteger não apenas edificações, mas toda a paisagem desta área.
A Rota do enxaimel
A Rota do Enxaimel é um atrativo turístico de Pomerode constituído por cerca de 50 edificações da técnica enxaimel. No município são mais de 240 edificações deste tipo. Na rota, as casas construídas no período da colonização estão distribuídas ao longo de 16 km. O caminho, em sua maioria por estradas de chão, é rodeado por montanhas em uma paisagem encantadoramente bucólica.
Fonte:
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, SC
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Pomerode, SC
Contatos:
(47) 3387 2627 imprensatur@pomerode.sc.gov.br @turismopomerode
Nenhum comentário:
Postar um comentário