sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AEROPORTOS-FRATURA EXPOSTA NO BRASIL



Hugo Cassel - Abrajet-SC

Em meados de 2010, por minha conta e risco, desacreditando de algumas informações oficiais, peregrinei por capitais, indicadas como sedes de jogos da Copa de 2014. Minha intenção foi verificar o real estágio das obras em Aeroportos e Estádios. Por acompanhar no dia a dia, Porto Alegre e Florianópolis, estes não visitei embora devam ser incluídos na crítica azeda pela incompetência das autoridades responsáveis pelas obras de ampliação, construção e reformas dos Aeroportos de Manaus, Belém, Recife, Salvador, Cuiabá, Rio de Janeiro, Guarulhos, Congonhas (horror dos horrores), com o ridículo Portão 1, além das obras de “Santa Engrácia, que em mais de 10 anos já consumiram cerca de 500 milhões.
Curitiba e Natal, onde as obras do novo Aeroporto foram interrompidas por corrupção, propiciaram uma radiografia preocupante da saúde da aviação brasileira. Com os estádios ocorre a mesma coisa. A última noticia dá conta que as obras no Maracanã foram suspensas pelo MP por suspeita de que o orçamento de 800 milhões é superfaturado. Vale registrar que no ano passado, uma importante figura política em Brasília, informou este colunista que a “marcha lenta” das obras, eram propositais. Quando os prazos estivessem no ponto crítico, sairia um decreto dispensando licitações. Dito e feito. A chamada “flexibilização” dos contratos já foi assinada. Isso porem não quer dizer que os Aeroportos, e Estádios vão estar prontos, senão que as verbas liberadas estarão livres do TCU.

AVIAÇÃO - Sobre isso comenta um experiente piloto: “Imagine-se dirigindo uma Ferrari no meio de um Safári na África, pois assim uma tecnologia avançada no seu carro e, um sistema precário e ultrapassado à sua volta. Quando se trata de nevoeiro somente Guarulhos tem um sistema de pouso mais preciso, o ILS categoria 2, embora exista o ILS 3 e até o ILS 4. Curitiba tem, mas está sempre “em manutenção”. Porto Alegre, Florianópolis e Confins, têm no inverno nevoeiro todos os dias, e promessa de ILS. Manaus em posição altamente estratégica com seguidos nevoeiros também está em descoberto. Estações lotadas, perda de conexões, pátios superlotados são alguns dos muitos problemas enfrentados, sem falar na insegurança do tráfego aéreo, pelas falhas dos controladores de vôo, mal remunerados e com treinamento precário. É de registrar que as aeronaves voam sempre em “Alerta Amarelo”. Ninguém pode prever o que pode acontecer na Copa do Mundo, no inverno de 2014. Assim sendo é de desejar a todos, “boa sorte em seu próximo vôo”.

ABRAJET - Na reunião das seccionais de SC,RS, e PR em Gravatal , foi redigida a moção que exige das autoridades Estaduais e Federais o prosseguimento imediato das obras na BR 101 e todas que estejam ligadas direta ou indiretamente com a Copa do Mundo e Olimpíada, além da construção de Aeroportos Municipais. A Indústria do Turismo poderá pagar um preço muito alto pela omissão de quem de direito. Esse preço pode incluir vidas humanas. Resta torcer para que eles tenham vontade política para justificar os votos que tiveram.

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