segunda-feira, 2 de maio de 2011

Encatho: Qualificação imediata para a Copa do Mundo 2014

Começa nesta quarta-feira!

A entrada é gratuita para associados da ABIH-SC e das entidades do trade turístico, mas é obrigatório o credenciamento pelo site. Algumas palestras já estão lotadas. Inscreva-se agora através do site www.encatho.com.br e não fique de fora do maior evento de turismo e hotelaria do sul do Brasil!


Encatho: Qualificação imediata para a Copa do Mundo 2014

Setor turístico se reúne neste grande encontro para discutir “Hotelaria: Tendências & Oportunidades”


Foi lançado em Florianópolis no último dia 26 de abril o programa “Bem Receber Copa” que visa qualificar 500 pessoas na capital, entre capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e média gerência. O objetivo é preparar mão de obra para atender aos turistas que visitarão o país durante a Copa de 2014.Adiantando-se a esta necessidade do mercado a ABIH-SC lançou, em 2009, cursos de atualização em várias áreas do setor hoteleiro, realizados em diversas cidades catarinenses. Os cursos renderam aos hotéis o Selo de Excelência no Atendimento. Este ano o tema capacitaçãodos meios de hospedagem ganha relevância em Santa Catarina, durante o 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), realizado no CentroSul, em Florianópolis, entre 4 e 6 de maio. Os organizadores do Encatho ressaltam que os trabalhos de qualificação não podem ser iniciados na véspera da Copa, portanto, devem começar agora. Durante o Encatho haverá um estande para inscrições no projeto Bem Receber Copa, que será feito através da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH).A consultora Bianca Antonini, que vai coordenar o programa em Santa Catarinaé também a coordenadora do 1º Fórum de A&B (Alimentos e Bebidas), a ser realizado no Encontro Catarinense de Hoteleiros.

O Encatho vai discutir as Tendências & Oportunidades na Hotelaria. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC realiza o evento visando qualificar o setor através de oficinas, palestras, Seminário, Simpósio, Fóruns, cases, entre outras ações. A Reunião da Diretoria da ABIH Nacional com os presidentes das ABIH´s Regionais e a Assembleia do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH) serão realizadas durante o evento, bem como a Reunião da diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Fazem parte também do Encatho: 3° Simpósio de Governança Hoteleira; Reunião dos Hoteleiros; 2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubesde Turismo; 1º Fórum de A&B (Alimentos e Bebidas); Palestra Magna; 9º Semináriode Turismo e Hotelaria; 1º Fórum de Gestores Comerciais; Palestra Técnica;5º Ciclo de Oficinas de Atualização e 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel.

9º Seminário de Turismo e Hotelaria

O Encatho preocupa-se também com os futuros gestores do setor.Os estudantes têm a oportunidade de apresentar artigos científicos que ajudem a aperfeiçoar o sistema. O 9º Semináriode Turismo e Hotelaria abre espaço para um encontro de hoteleiros, acadêmicos, convidados e interessados na evolução da hotelaria e do turismo, visando aproximar e apreciar questões ligadas ao desenvolvimento do setor para um turismo de qualidade. É um veículo de transferência de conhecimento da academia para o setor hoteleiro e será mediado pelo professor Luiz Gonzaga de Souza Fonseca. As apresentações serão no dia seis de maio, das 9h às 12h, no CentroSul.

Neste ano cinco trabalhos científicos serão apresentados e debatidos no encontro: “As razões que motivam o colaborador do setor hoteleiro como estratégia de aumento da ocupação”, autoria de Júlia Maria Mallman e Mirian Teresinha Pinheiro; “Línguas estrangeiras em sites de hotéis da Região Sul do Brasil”, autoria deClarissa Gomes e Liliam Ramos da Silva; “Marketing Digital: uma análise na hotelaria catarinense”, autoria de Tiago Savi Mondo, Cárlei Nunes Dellinghausen e Jane Iara Pereira da Costa; “Terceirização como ferramenta de gestão de serviços na rede hoteleira de Porto Alegre”, autoria de Carolina Wiedemann Chaves e Luiz Alonso de Oliveira Blanco; “Turismo acessível: um nicho de mercado em expansão”, autoria deCarlos Cappelini.

5º Ciclo de Oficinas de Atualização

As oficinas de atualização são encontros técnicos com profissionais especializados para apresentação de temas de interesse da hotelaria e do turismo. Para esta edição a ABIH-SC preparou oficinas e cases com os mais variados temas e com renomados palestrantes. As inscrições para os eventos devem ser feitas no site www.encatho.com.br com antecedência, pois as vagas são limitadas.

No dia 5 de maio, das 10h às 11h30min Vitor de Araújo Nogueira e Josseiel Soares, da KSE Soluções Ambientais, falarão sobre “Soluções de Sustentabilidade para o Tratamento de Esgoto: uma proposta tecnológica”. A oficina apresenta como solução o Sistema de Oxicoagulação Eletrônica,que devolve para a natureza água com até 99% de pureza, podendo ser usada em irrigação, descargas de sanitários, entre outras funções.

No mesmo dia, das 15h às 16h30min, Thomas Michael Lanz ministra a oficina "Sucessão Empresarial - Cuidados e Experiências". Formado em economia pela PUC (SP) e mestre em administração de empresas pelo INSEAD – França, Lanz é consultor certificado em empresas familiares pelo FFI – Family FirmInstitute - EUA.

No dia 6 serão quatro oficinas. Das 14h às 15h30min Paulo Mélega fala sobre "Estratégias de Preços na Hotelaria". Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão de turismo e hotelaria com especialização em investimentos hoteleiros na Cornell University (EUA), Mélega é diretor de operações da Bourbon Hotéis & Resorts. No mesmo horário, em outra sala, haverá a apresentação do Case "Fazzenda Park Hotel", com Cássia Cristina Treuk. Das 16h30min às 18h Carlo Ramon Vailatti trabalhará o Case "Pousada Pedra da Ilha". Vailatti é sócio proprietário da Pousada e exerce a função de Gerente Geral. Estudioso de marketing, marketing digital e temas relacionados à hotelaria e serviços, é um apaixonado pelas pessoas e pela gestão profissional. No mesmo horário, em outra sala, Nelson Ambros, da Pool Assessoria Empresarial falará sobre "Compra e Venda de Hotéis".

Também no dia 6, das 18h às 19h30min, Olimpio Araújo Júnior, que atua com Comunicação em Marketing na internet, falará sobre um dos assuntos que está em pauta em diversas reuniões de hoteleiros: “Tendências Tecnológicas na Hotelaria”. Olimpio é diretor da OAJ Gestão de Marketing, que atua com consultoria e treinamento gerencial em planejamento de comunicação e marketing e web marketing, mídias sociais como ferramentas de marketing, otimização de sites e negociação estratégica comercial, entre outros.

2ª Mostra Espaço Conceito

O conceito de modernizar hotéis gastando o mínimo possível foi lançado em 2010 e deve repetir o sucesso nesta edição durante a 23ª Exprotel. O Escritório Fiuza Arquitetura, de Florianópolis, irá utilizar estandes para comparar o cenário atual de alguns apartamentos de hotéis ou pousadas e fazer uma releitura, algo moderno, com estilo e custo acessível, incentivando os administradores a usarem a criatividade com pouco gasto.

“Nesta nossa segunda participação na feira, estaremos uma proposta contemporânea, apresentando tendências de arquitetura e interiores, em ambientes que visam conforto, beleza, acessibilidade e sustentabilidade, além de baixo custo e facilidade na implantação do projeto e em sua manutenção”, explica a arquiteta Natacha Emmendoerfer Dutra. Para o espaço uma novidade: o piso vinílico, lançamento da linha Coração Verde da Beaulieu, que vem como uma alternativa ao tradicional carpete, mantém o bom desempenho acústico, oferece resistência antiderrapante e diversidade de acabamento.

Guia Catarina

A Agência Pró, empresa que oferece os serviços de Web Design, Otimização para Buscadores, E-mail Marketing, Traduções de sites e Identidade Visual, fará o lançamento oficial do Guia Catarina durante o Encatho. Trata-se de um portal de informações e fomento de negócios no Estado. O intuito é compartilhar com o segmento todos os recursos que o portal vai disponibilizar para contribuir com o desenvolvimento do turismo.

Serviço:

O que: 25º Encatho / 23ª Exprotel

Quando: 04 a 06 de maio de 2011

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis

Funcionamento da Feira: das 14h às 21h

Informações: www.encatho.com.br (48) 3222-8492

* Cursos e palestras possuem vagas limitadas. Inscreva-se e garanta sua presença!

** Para visitar a 23ª EXPROTEL a entrada é gratuita e é obrigatório o credenciamento.

BONS NEGÓCIOS!

Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org

Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br

Site: www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492

Nenhum comentário:

Postar um comentário