segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sucesso em mais um Encontro Catarinense de Hoteleiros

ABIH-SC comemora a realização da maior edição do ENCATHO em 25 anos










Jornalistas de vários estados e, inclusive, da Argentina prestigiaram e cobriram o evento que, a cada ano, vem mostrando êxito.






Mais de 2.500 pessoas passaram pelo Encontro Catarinense de Hoteleiros, que encerrou nesta sexta-feira (06), no CentroSul, em Florianópolis. O evento, realizado pela ABIH-SC, entre os dias 4 e 6 de maio, foi, na opinião dos participantes, maravilhoso, tendo contado com representantes de 71 cidades de 20 estados. Além disso, 305 empresas foram representadas nos três dias de encontro. A organização mostrou-se satisfeita com a participação dos hoteleiros, estudantes, empresários e autoridades comprometidas com a evolução do setor e representantes do trade turístico. Além disso, presidentes de ABIHs de todo país participaram ativamente do evento, com reuniões pontuais focadas no desenvolvimento da entidade. O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato declarou que “o evento em Santa Catarina, que reúne e discute os problemas do setor é um exemplo que deve ser copiado e difundido por todo o Brasil”.
Durante todo o dia eventos paralelos promoveram qualificação, capacitação, negócios e discussões construtivas para o turismo e a hotelaria.



Seminário de Turismo contribui para reflexão do setor hoteleiro

Foram apresentados na manhã desta sexta-feira (06), três trabalhos classificados para o 9º Seminário de Turismo, dentro da programação técnica do 25º Encatho, resultado de pesquisas acadêmicas de universitários e professores. O seminário foi coordenado por Luiz Gonzaga de Souza Fonseca, diretor de Qualificação da ABIH-SC e pela professora Bianca Antonini, contando também com a participação de Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Marketing Digital

O primeiro trabalho “Marketing Digital: Uma análise na Hotelaria Catarinense” foi apresentado por Tiago Savi Mondo e contou em sua elaboração com a participação Carlei Nunes Dellinghausen e da doutora Jane Pereira da Costa. Tiago fez uma análise do uso das ferramentas de marketing digital pelos hotéis para promoção, captação e relacionamento com clientes. Embora já venha sendo bastante utilizados esses recursos ainda têm muito espaço para crescer, afirmou Tiago baseado no resultado das pesquisas realizadas. Com relação aos sites dos estabelecimentos, os autores concluíram “que precisam de muitas melhorias para se tornarem mais eficientes”. O artigo ficou em segundo lugar.

Acessibilidade, nicho a ser explorado

Outro trabalho apresentado foi “Turismo Acessível: Um nicho de mercado em expansão”, apresentado pelo professor Carlos Cappelli com o objetivo foi mostrar a necessidade dos meios de hospedagem se adequar às leis sobre acessibilidade de acordo com a NBR 9050. Segundo ele, hoje mais de 30% da população brasileira sofre de algum tipo de limitação física. Essas pessoas na maioria das vezes deixam de viajar pela falta de infraestrutura para atendê-los como camas rebaixadas, banheiros adaptados, sinalização de alarme de emergência, entre outros itens. Lembrou que boa parte desse segmento populacional tem dinheiro para gastar. “Muitos cadeirantes sofreram acidentes de carros” lembrou, acrescentando que há também um grande contingente de cegos congênitos que gostariam de viajar, mas não o fazem pelas limitações físicas das estruturas hoteleiras. “Esse é um mercado a ser explorado”, afirmou. O artigo do professor ficou em terceiro lugar.

Motivação para o trabalho

O terceiro trabalho apresentado por Júlia Maria Mallmann e realizado com apoio da professora Mirian Terezinha Pinheiro, versou sobre as “As razões que motivam o colaborador do setor hoteleiro como estratégia de aumento da ocupação”. No trabalho foram analisadas as estratégias para a motivação dos trabalhadores como incentivo monetário, melhor ambiente de trabalho ou prêmios de bens materiais. Algumas empresas concedem viagens de incentivo, planos de carreira e outras medidas. A conclusão é que esses incentivos são fundamentais como fatores de incentivo à atividade laboral. “Até porque esses colaboradores passam muito tempo no ambiente de trabalho”, afirmou Júlia Maria. A relevância do tema, bem como a forma de apresentação e construção do artigo renderam às autoras o primeiro lugar, ganhando como prêmio um final de semana em um hotel associado à ABIH-SC.

Língua estrangeira em sites e Terceirização de gestão

Devido à ausência dos autores dos dois últimos trabalhos, por motivos justificados - Línguas Estrangeiras em Sites de Hotéis da Região Sul do Brasil e Terceirização como ferramenta de gestão de serviços na Rede Hoteleira de Porto Alegre – a coordenadora do Seminário, professora Bianca Antonini fez uma leitura dos trabalhos.
O professor Luiz Gonzaga ficou satisfeito com o resultado dos trabalhos e a participação de universidades e hoteleiros. Segundo ele, os temas estavam em sintonia com questões levantadas na reunião de hoteleiros, como infraestrutura, comercialização eletrônica e valorização do funcionário, de maneira que ele sinta-se integrado ao empreendimento. “É muito importante a participação acadêmica para auxiliar em questões do setor na perspectiva da construção de uma hotelaria e um turismo de qualidade”.

Gestão comercial

Os profissionais da área de vendas dos meios de hospedagem catarinense participaram hoje (6) do 1º Fórum de Gestores Comerciais, evento que ocorreu durante o 25º Encatho e 23ª Exprotel, no CentroSul, em Florianópolis. O tema do fórum voltado aos profissionais da área de comercialização foi a “Qualificação, Mercado e Mídias”, tendo como mediador Pedro Barros, da SC Marketing. Os debatedores foram o presidente executivo do Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo (SBTUR), Milton Zuanazzi, e o proprietário do Royal Palm Hotels & Resorts, Cesar Nunes e do Feller Hotéis, Nelson Goes.
De acordo com Zuanazzi, “o Brasil está longe de ser competitivo com outros países na indústria de turismo, porque confundimos simpatia com qualidade”. Quem já não ouviu que em determinado estabelecimento os funcionários são muito simpáticos? Ou seja, não significa que o estabelecimento foi reconhecido pela qualidade de seu atendimento, exemplificou Zuanazzi. Para ele, os velhos dilemas da venda e captação de clientes na hotelaria permanecem, aliados a novas tendências, entre as quais o tarifário não atualizado e os sites de compras coletivas, promoção própria e clubes de viagens. Um dos pontos que mais enfatizou foi a utilização das mídias sociais, para conquistar e fidelizar a geração Y. “Quem estiver fora da rede (social) está fora da pescaria”, afirmou Zuanazzi.
Cesar Nunes também reforçou o uso das redes sociais, porém, alinhando o uso das ferramentas dos meios de comunicação com a equipe de vendas. “Os hotéis pequenos hoje podem competir com as grandes redes, por meio da internet, não necessitando pagar as agências de propaganda, que são muito mais caras”. Mas ao ingressar na rede mundial, Nunes alerta para a qualidade do texto e das fotos, orientando a contratação de um profissional em assessoria de comunicação e imprensa.
Já Nelson Goes lembrou que estamos vivendo na era da informação. “Quem usa essas ferramentas pode ter certeza que estará alavancando seus negócios.” Segundo ele, 70% dos hotéis americanos contam com profissionais da comunicação e estão presentes nas mais variadas redes sociais, como you tube, facebook, twiiter, blogs e sites.

Viaje Santa Catarina

Uma surpresa para hoteleiros catarinenses foi preparada pela Santa Catarina Turismo – SANTUR no início da tarde. O presidente da entidade, Valdir Rubens Walendowsky, acompanhado do diretor de marketing, Flávio Luiz Agustini e da diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, anunciou investimentos em divulgação dos destinos turísticos de Santa Catarina para os próprios catarinenses. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz apoiou a iniciativa e garantiu parceria. Os hoteleiros mostraram-se satisfeitos com o anúncio e mobilizaram-se para fazer o que for possível para que o projeto dê certo, até mesmo discutindo descontos para os visitantes. Na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, haverá uma reunião entre SANTUR, a ABIH-SC para definir as estratégias a serem adotadas. A FHORESC e a Câmara de Turismo da Fecomércio também serão convidadas a participar.

Valores na hotelaria

Duas oficinas técnicas realizadas no último dia do evento auxiliaram os hoteleiros em questões como preços praticados no setor. Paulo Mélega falou sobre “Estratégias de Preços na Hotelaria”. O diretor de operações da Bourbon Hotéis & Resorts explicou que os hoteleiros não devem manter um preço tabelado, mas sim trabalhar com flexibilidade, vencendo paradigmas e atentando ao novo público consumidor, a geração Y, consumidora assídua da internet. Segundo ele, o público que compra pela internet saltou de um milhão, em 2001 para 23 milhões em 2010. Para finalizar o palestrante enalteceu uma frase de Albert Einstein: “não há maior prova de insensatez do que fazer todo dia a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Os debatedores desta oficina foram Jacob Hartmann, Rubens Régis e Eduardo Mello.

Quanto vale um meio de hospedagem?

Para sanar essa dúvida aos hoteleiros que desejam vender ou comprar um hotel, pousada ou resort o diretor da Pool Assessoria Empresarial, Nelson Ambros, apresentou detalhadamente as etapas fundamentais de um Plano de Negociação. Avaliar o potencial de negócio, dimensionar o investimento e projetar o fluxo de caixa a curto, médio e longo prazo são os primeiros passos do plano. Na próxima etapa deve ser feita a análise de negociação, entre as quais a avaliação da ficha cadastral, contando com uma assessoria contábil e jurídica para garantir o sucesso da transação comercial. Segundo Ambros, quem está comprando deve ficar atento a “due Diligence”, que nada mais é que a investigação sobre as possíveis reclamatórias trabalhistas. E por último, mas não menos importante, é o fechamento do negócio, onde então será feito o contrato de compra e venda do meio de hospedagem. “Não tenha pressa em comprar ou vender, pois o êxito para ambas as partes de uma transação envolvendo elevadas somas de dinheiro pode levar em média até nove meses”, concluiu Ambros.

Case Pousada Pedra da Ilha, case de sucesso

O empresário Ramon Vailatti, gerente Geral da Pousada Pedra da Ilha, localizada na Praia Alegre, em Penha, SC, apresentou no 25º Encatho, uma oficina sobre o empreendimento, mostrando os diferenciais que tornaram a pousada um sucesso em 10 anos de atividades. Segundo ele, o sucesso se deve a gestão profissional, baseada na liderança humanizada. Apesar de ser administrada pela família, conta com o apoio de profissionais de marketing e de recursos humanos. "Ninguém faz sucesso sozinho. Tem que ter apoio de consultorias" recomendou o empresário, afirmando que graças a visão profissional alcançaram a harmonia entre os sócios, trabalhando com foco nos resultados.
Entre os diferenciais da pousada estão a localização a beira mar, e a preocupação em apresentar sempre novidades para valorizar o produto. O atendimento diferenciado faz parte da política da empresa que investe em constante treinamento e valorização da mão de obra. Exemplo, são os recepcionistas que atuam também como vendedores ganhando comissão sobre a venda.
Hoje a diária média praticada é de R$ 555,00, para casal, com café da manhã. Já a suíte presidencial tem diária de R$ 1.155,00 para casal, com café da mamhã. No Reveillon, esse valor foi de R$ 1.971,00, e o pacote para sete dias, R$ 13.800,00, com 95% das vendas diretas ao cliente final. Segundo Ramon o investimento no site da empresa é alto. A empresa também investe no seu posicionamento nos mecanismos de busca na internet para garantir uma posição privilegiada. O empreendimento começou em 2002, com 19 unidades habitacionais. Ao longo dos anos foram ampliando o prédio que hoje possui 68 unidades e que se destaca pelo aconchego, conforto, num ambiente rústico e acolhedor, com decoração diferenciada.

Muitos negócios na 23ª Exprotel

Expositora há mais de 12 anos, a Altenburg, de Blumenau (SC) já garantiu participação na próxima edição da Exprotel. Rose Molon, gerente de vendas garante sempre ao término de cada edição, seu espaço para o ano seguinte. Com uma grande variedade de tecido e produtos, a empresa apresentou roupas de cama, travesseiros, protetores e felpudos, edredons, toalhas, entre outros. “A cada edição a feira fica melhor, mais movimentada e proporciona mais negócios”, comenta a gerente.
É em virtude de clientes como Maria Helena Petry (Leninha, como é conhecida no mercado), da Pousada dos Chás, localizada em Jurerê, Florianópolis, que a Feira de Produtos para a Hotelaria é comemorada por todos os seus participantes. Segundo Leninha “a Exprotel ajuda o hoteleiro a selecionar e adquirir seus produtos. Toda a feira tem produtos de primeira linha. Comprei na Faber Castel, Realgem’s, Relevo, Manes e Altenburg, pois nada se compara ao edredom desta empresa e aos travesseiros da Levitare de visco elástico (NASA). A cada edição do evento procuro trocar/reformar com produtos expostos aqui. Este ano troquei todo o enxoval dos apartamentos superiores na Altenburg. Tenho certeza que estarei oferecendo aos meus hóspedes qualidade, requinte e sofisticação”, finaliza.

Responsabilidade socioambiental

A 23ª Exprotel teve sucesso de visitantes. Muitos expositores apresentaram produtos inovadores e até mesmo alguns que ainda nem foram lançados no mercado, como é o caso da caneta da Faber Castel feita com caixas de leite tetrapak. Com tecnologia italiana a caneta foi lançada na feira. A comercialização inicia no segundo semestre de 2011. Canetas de bamboo de reflorestamento (tecnologia da Malásia), lápis de madeira reflorestada e canetas recicladas estavam em evidência no estande. A empresa, preocupada com o meio ambiente, investiu em oito mil hectares de terra para reflorestamento, em Prata, Minas Gerais. Segundo Tiago Marton, o terreno não tinha utilização, por isso a Faber Castel resolveu aproveitá-lo para o plantio de árvores a serem utilizados nos seus produtos.

Cadeiras e mesas personalizadas

Participando pelo segundo ano consecutivo da Exprotel, a Pavanny, de Itu (SP) apresentou cadeiras e mesas personalizadas. Segundo o proprietário, Ulisses Pavani, arquitetos, hoteleiros, diretores, gerentes e até mesmo o público em geral, têm a oportunidade de montar, com os mais de 100 modelos, estilos personalizados em cores e texturas. Para ele, participar da feira é muito importante, “visto que cresce a cada ano e está sempre muito bem organizada. É uma feira muito gostosa e os visitantes têm um astral maravilhoso. Fizemos ótimos negócios e também muitos contatos no evento”. Pavani, que tem como representante no centro de Florianópolis a Multi Cadeiras garantiu presença na 24ª edição.

Electrolux apresenta linha branca para o segmento hoteleiro

Participando pela primeira vez do evento, a PH Representações Comerciais, de Joinville, apresentou na 23ª Exprotel ar condicionado split, microondas, frigobar, cooktop de indução, freezer, refrigeradores, entre outros produtos da linha branca da Electrolux, bem como, plaformas vibratórias da Bioshape, destinadas às academias dos hotéis. Segundo o diretor da empresa, Paulo Henrique Braugini, “o volume de consultas, orçamentos e negócios da feira está muito superior ao que imaginávamos. Além do segmento hoteleiro, os proprietários de restaurantes foram os que mais procuraram a empresa para aquisição de produtos direto de fábrica a custos reduzidos”.

Tendências Tecnológicas na Hotelaria

Este foi o tema da palestra de Olímpio Araújo Júnior, diretor da OAJ Gestão de Marketing. O profissional afirmou que a hotelaria catarinense está atrasada em 10 anos. O cenário da web mudou, os consumidores também. “Antes qualquer pessoa mexia na internet e já estava bom. Agora é preciso profissionalizar. O atual perfil do consumidor nos mostra que 90% das compras ocorrem após pesquisa de opinião e de produtos na internet. Isso nos faz enxergar que está na hora de rever os conceitos tradicionais de venda e marketing e integrar com a era digital”. Após a palestra os visitantes participaram do coquetel de lançamento da 4ª Massa Solidária, que será realizada no dia 11 de junho pela Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó – ACAM, com apoio das entidades Skal, Abrasel, ABIH-SC, ACM, SBTUR, Styllus Buffet e D’Araújo.
O Encontro Catarinense de Hoteleiros foi um sucesso. O presidente da entidade destacou a importância da parceria entre o Estado e Trade na divulgação do destino. “Os entraves ao desenvolvimento do turismo foram o foco das discussões dos vários eventos realizados e a hotelaria catarinense está mais fortalecida para continuar na busca pelo desenvolvimento de um turismo de qualidade”.

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Site: www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492

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