sexta-feira, 6 de maio de 2011

25º ENCATHO - Qualificação e Negócios no Encontro Catarinense de Hoteleiros

Reuniões, simpósio, fórum, oficinas, palestra e rodadas de negócios, marcaram segundo dia do evento

A programação do 25º Encatho começou cedo ontem, quinta-feira (05). Logo pela manhã foram realizadas diversas atividades integrando empresários, entidades, estudantes e toda a classe do setor hoteleiro.

Reunião discute entraves ao crescimento do setor

Com o objetivo de debater temas de interesse comum, membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) participaram da Reunião de Hoteleiros nesta quinta-feira (05), no CentroSul, em Florianópolis. A reunião integra a programação do 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), promovido pela entidade. Neste ano o evento ganhou dimensão nacional com a realização paralela de encontros das entidades nacionais de hotelaria e alimentação.
Durante a reunião os dirigentes da ABIH-SC traçaram um panorama dos principais problemas que travam o crescimento do setor e que estão ligados a fatores internos e externos. De ordem interna estão a questão de qualificação do quadro funcional, necessidade de atualização tecnológica, a gestão do negócio, incluindo promoção e comercialização e a visão do próprio hoteleiro sobre seu empreendimento. Na ordem externa está o novo perfil da população brasileira com a entrada de uma massa de potenciais clientes que migraram das classes D e E para a classe C, constituída por 101 milhões de pessoas e que já responde por 53% da população brasileira. Já as mudanças da economia impactam na questão da mão de obra, hoje cada vez mais rara, dificultando o preenchimento de vagas nos hotéis, além da concorrência de grandes redes internacionais que estão entrando no país.
Outros problemas citados e que prejudicam o setor estão relacionados à falta de infraestrutura nas áreas viária e de saneamento e a necessidade de maior investimento na promoção do destino Santa Catarina, principalmente no mercado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, principais emissores de turistas para o Estado.

Governantas e Camareiras buscam qualificação profissional

Cerca de 250 pessoas, entre camareiras, mordomos, auxiliares de limpeza, profissionais da lavanderia e passadoria participaram do terceiro Simpósio de Governança Hoteleira. O objetivo geral dos profissionais é suprir o déficit de até 30% das vagas em aberto em nível de média gerência na hotelaria catarinense. “Este encontro acontece em um momento em que o mercado está super aquecido e, em Santa Catarina, 20 a 30% das vagas estão em aberto em nível de média gerência (governantas)”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Governantas-SC (ABG), Carla Costa.
Durante o encontro, Carla ressaltou a importância da qualificação profissional, dando destaque à necessidade de treinamento, com enfoque nas técnicas corretas de manuseio de materiais químicos, ordem de limpeza e as maneiras adequadas de executar as tarefas visando a otimização do tempo e evitando o retrabalho. Além disso, a presidente da ABG disse que não basta ter essa qualificação, o profissional também tem que ter um comportamento mais flexível, pois “90% do tempo do hóspede é em contato com a governança”.
Nesse sentido, foi feita a apresentação do Curso Técnico em Hospedagem, totalmente gratuito, pelo período de um ano e meio, ofertado pelo Centro de Educação Profissional Dr. Jorge Lacerda, de Florianópolis, em parceria com a Santur. O curso é na modalidade presencial, com carga horária de 800 horas, mais 200 horas de estágio supervisionado, com matérias de matemática, relações humanas, introdução aos meios de hospedagem, língua portuguesa, estudos regionais, marketing hoteleiro, meios de hospedagem, recepção e reservas, governança, inglês, sistema estrutural do turismo, gestão dos meios de hospedagem, legislação hoteleira e espanhol.

Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

A diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), também se reuniu nesta quinta-feira para discutir temas como a contribuição sindical e o projeto para promover a economia energética nas redes hoteleiras. Também foi feita a apresentação do responsável pelo escritório da Federação em São Paulo, que será inaugurado em junho, Silvio Borelli.
A FBHA representa, por meio de 61 sindicatos filiados, cerca de um milhão e duzentas mil empresas entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares. O presidente da entidade é Alexandre Sampaio.

Uma proposta tecnológica para o Tratamento de Esgoto

Na manhã desta quinta-feira a KSE Soluções Ambientais, empresa de São José, na Grande Florianópolis, apresentou um projeto inovador na oficina “Soluções de Sustentabilidade para o Tratamento de Esgoto: uma proposta tecnológica”. Segundo o diretor da empresa, Edio Vieira, o produto “atende 100% das necessidades atuais na área de saneamento”. Trata-se do Sistema de Oxicoagulação Eletrônica, que devolve à natureza água com até 99% de pureza, podendo ser usada em irrigação, descargas de sanitários, entre outras funções. Para impactar os participantes foi apresentado um vídeo mostrando a contribuição dos efluentes domésticos e industriais para o nível de degradação ambiental atual. Vieira enfatizou que “crime ambiental prescreve, dano ambiental não”. Por isso a KSE desenvolveu o sistema, que além de ocupar pequena área nos empreendimentos, consome 30% menos de energia do que estações de tratamento de efluentes usuais. A empresa já instalou uma estação que está em funcionamento em São José e tem mais 12 em andamento no Estado. Josseiel Soares e o engenheiro da empresa, Vitor de Araújo Nogueira, deram as especificações técnicas do sistema.

Rodada de Negócios e Exprotel

Na Exprotel, que abriu às 14 horas, dezenas de empresas e entidades comercializam produtos e serviços e apresentam inovações, tecnologias, ideias para qualificação, programas, entre outros. A entrada na feira é gratuita e aberta ao público. Lá acontecem as Rodadas de Negócios, entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços. Grandes compradoras de destinos, como Trend operadora, CVC, Azul Viagens, All Seasons, SBTUR e muitas outras conhecem os produtos dos hoteleiros catarinenses. Nesta sexta-feira a Exprotel continua e com ela a rodada de negócios, que pretende projetar ainda mais o Estado para o Brasil e exterior.

Sucessão Empresarial - Cuidados e Experiências

O foco da palestra, ministrada a partir das 15h, por Thomas Michael Lanz, da Íntegra Capacitação Empresarial foi, como o próprio nome sugere, a sucessão, especialmente a perpetuação de empresas familiares, como prepara-las para passarem de geração, pois 65% das empresas familiares fecham as portas por problemas de sucessão e conflitos familiares.
Apenas 10% das empresas passam para a 4ª geração. “Há uma mortalidade muito grande”, enfatiza Lanz. Segundo ele, o grande problema é que os herdeiros não são bem preparados e até mesmo a governança não está bem estruturada. Como soluções foram sugeridas: planejamento, plano de transição, criação de conselhos familiares e consultivos e principalmente o desenvolvimento de protocolos familiares, ou seja, estabelecimento de regras.


Alunos de curso de hotelaria, de Penha, participam do evento

Um grupo de 87 alunos do ensino médio da E.E.B. Manoel Henrique de Assis, de Penha, litoral de Santa Catarina, visitaram o Encatho. A diretora, Maria da Graça Duarte Adriano, acompanhou as três turmas para conhecerem o funcionamento de um evento e de uma feira do setor. Outras instituições de ensino também foram representadas por seus estudantes.

Cardápio como Estratégia de Venda

Com o objetivo de apresentar as tendências do dia a dia do setor de A&B dos empreendimentos hoteleiros, relacionando a infraestrutura física e de recursos humanos, entre outros fatores, foi realizado com sucesso, no Encatho, o 1º Fórum de Alimentos e Bebidas.
Em uma sala lotada, Marlise Potrick Stefani, nutricionista e consultora de empresas, uma das debatedoras, destacou que deve-se oferecer aos clientes alimentos saudáveis, funcionais e orgânicos nos cardápios de café da manhã, buffets e até à La Carte “levando em conta, claro, que a informação e a identificação de cada item diferenciado é decisiva na escolha inteligente do cliente”.
O gerente de gastronomia da Mavsa Resort Convention & SPA, da cidade de Cesário, São Paulo, Wellington Moreira enfatizou “a criatividade dirigida ao perfil do cliente como agente melhorador de desempenho operacional, evidenciando os serviços e proporcionando rentabilidade e mídia espontânea”. Já o sócio-proprietário do Restaurante Épico, do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS) e um dos realizadores da Mostra Nacional Zero Hora de Gastronomia, Marcelo Jacobi brincou que a “gastronomia é como a medicina: precisa ser diariamente renovada. Mais do que nunca precisamos ser multiplicadores desta ideia”.
A nutricionista e consultora Bianca Antonini, mediadora do evento declarou que o mesmo “conseguiu, através da exploração dos debatedores, reforçar que o cardápio é uma estratégia de venda para o setor de A&B, além de apresentar as inovações e tendências dos eventos gastronômicos como tática de marketing”.

“Sábio é quem dá valor ao que tem antes de perder”

Esta foi a frase criada pelo professor João Roberto Gretz, que ministrou uma excelente palestra sobre Hotelaria: Tendências & Oportunidades. Ao longo da palestra enfatizou o treinamento e investimento nos funcionários, além de quase implorar para que os donos de meios de hospedagem façam com que os seus gerentes circulem entre os hóspedes, ouvindo, com atenção, às opiniões sobre atendimento e o estabelecimento,e atendendo às suas necessidades. “Se você fica à espera que o cliente venha fazer a reclamação, você vai esperar sentado porque um, ou no máximo dois vão reclamar e os outros vão direto para a concorrência. O custo para captar um cliente novo é cinco vezes mais caro que manter o antigo”. O professor destacou que os hoteleiros brasileiros têm competência para competir com o mundo, porém, “não adianta pensar apenas no seu negócio se não tiver visão das oportunidades, saber aproveitá-las e ainda, articular com o poder público, entidades e comunidade para reivindicar melhorias de infraestrutura para atender aos clientes”. Além disso, é necessário ficar atento ao novo perfil de cliente, pois a tendência é que a classe C, por exemplo, aumente em 30 milhões de pessoas num período de dez anos. “Esta classe será a nova consumidora de destinos e hospedagens”.
A noite encerrou com um coquetel oferecido pela ABIH Nacional a todos os participantes.
Nesta sexta-feira o evento continua com fórum, oficinas, seminário, cases e palestra, confira:

06/05/2011 - Sexta-Feira

09h às 12h
9º Seminário de Turismo e Hotelaria - Plenária

09h às 12h
1º Fórum de Gestores Comerciais - Qualificação, Mercado e Mídias
Mediador: Pedro Barros – SC Marketing
Debatedores: Milton Zuanazzi –SBTUR; Cesar Nunes - Royal Palm Hotels & Resort e Nelson Goes - Feller Hotéis -Sala Campeche

14h às 15h30min
Oficina 3 - Estratégias de Preços na Hotelaria
Palestrante: Paulo Mélega - Bourbon Hotéis & Resorts - Sala Campeche

14h às 15h30min
Oficina 4 - Case Fazzenda Park Hotel
Palestrante: Cássia Cristina Treuk – Fazzenda Park Hotel -Sala Tapera

14h às 18h
2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo - Feira

14h às 21h
Visitação à Exprotel -Feira

16h30min às 18h
Oficina 5 - Case Pousada Pedra da Ilha
Palestrante: Ramon Vailatti – Pousada Pedra da Ilha -Sala Campeche

16h30min às 18h
Oficina 6 - Compra e Venda de Hotéis
Palestrantes: Nelson Ambros – Pool Assessoria Empresarial -Sala Tapera

18h às 19h30min
Palestra Técnica - Tendências Tecnológicas na Hotelaria
Palestrante: Olimpio Araújo Júnior - OAJ Gestão de Marketing -Plenária

19h30min
Coquetel de lançamento da 4ª Massa Solidária. Realização Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó – ACAM. Apoio: entidades Skal,SBTUR, Abrasel, ABIH-SC, ACM, Styllus Buffet e D’Araújo -Feira

19h30min às 23h
Visitação à Exprotel e Encerramento -Feira

Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org
Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 - midiatur@midiatur.com.br
Site: www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492

Fotos para o Nosso Jornal SC cedidas pelo fotógrafo Juarez Schmitt - (48. 99676977)

Nenhum comentário:

Postar um comentário