quinta-feira, 19 de maio de 2011

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

O Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma, o Festinfolc, mudou de local e receberá os Grupos Nacionais e Internacionais nas dependências do Shopping Criciúma, no Bairro Próspera, nos dos dias nove e dez de setembro de 2011 com os grupos do Sul catarinense, e 16 e 17 receberá as delegações brasileiras e estrangeiras e o conceituado Grupo Folclórico Ucraniano Kalena de Obera (Argentina), que pela segunda vez estará entre nós, neste terceiro Festival
Conheça um pouco sobre o Festival e sua logomarca. O cocar, símbolo de nobreza para os índios, ultrapassa os limites do estético e imprime suas penas e sementes a ordenação da aldeia, o significado da vida, a importância do ser, sua forma em arco gira entre o presente e o passado e se projeta para o futuro. Ao colorir as penas do cocar, com as cores que representam os cincos continentes, estamos demonstrando que o folclore está à disposição de todos porque é uma herança cultural da humanidade e por isso deve ser mantida viva. A intenção de um festival é justamente isso, manter viva as antigas e ricas tradições, que são componentes vitalícios para a formação do caráter humano. Diferentes culturas na mesma direção representam a união de todos para que as nossas heranças culturais nunca morram.
O Festival Internacional da Danças Folclóricas de Criciúma surgiu depois da iniciativa do presidente da Etnia Espanhola, doutor Julio Cesar Lopes (foto), cirurgião dentista, natural de Florianópolis (SC), que exerceu durante seis anos a presidência da Fundação Cultural de Criciúma juntamente com um grupo de pessoas ligadas a cultura: Olide Tibulo, Elizabeta Zanelatto Duarte, Sirlei Chaves, Irma Tasso, Luciana Cardoso Borges, Arilton Amador e João Alberto Vargas de Vasconcellos.

PIT STOP

* O Encontro de Campeões Catarinenses de Futebol provocou a melhoria de programas televisivos e radiofônicos em Santa Catarina. Passamos de “extras” para estrelas principais. Parabéns Criciúma, parabéns Chapecoense. Parabéns torcedores Catarinenses. O nosso esporte está em alta em 2011 e o Tigre voltará à Serié A do Campeonato Brasileiro.

* Na visão de alguns biólogos, o corte das “casuarinas” oriundas da Malásia sobre as dunas no Balneário Rincão (SC) provocará invasão da areia na beira mar. Enquanto isso, os terrenos baldios continuam com entulhos, lama, lixos, cobras, lagartos e sapos invadindo calçadas, ruas e moradias. Pode isso?

* As filmagens feitas em 2009 na Lagoa de Santo Antonio de Laguna (SC) mostrando os famosos golfinhos e os pescadores, numa parceria entre a Discovery e a BBC de Londres, poderão ser vistas através dos canais pagos (51 Net/52 Sky) e Embratel Canal 100. Reprise dia 18 de maio, às 12 horas. A narração é do cantor Milton Nascimento. (www.juliocesarcetaceo.blogspot.com)

* A cidade de Canela (RS), com sua 51ª edição da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravággio, acontecerá nos dias 21,22 e 26 de maio. O maior evento do Turismo religioso da Região das Hortências promove a Romaria para jovens e ciclistas no dia 21 e a Romaria motorizada no dia 22, agregará mais de 12 mil veículos e no dia 26 a Romaria a pé da Catedral das Pedras até o Santuário de Caravággio de Canela, num percurso de sete quilômetros. A estimativa de público é de mais de 100 mil pessoas nos três dias de evento. O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri estará presente na Missa Campal. Informações com Lu Zanatta no telefone (54) 9978-5810.

* Santa Catarina mostrou organização e competência na 25ª edição do Encatho (Encontro dos Hoteleiros) no Centro Sul em Florianópolis. Foram 2,5 mil inscrições oriundas de 20 Estados e 71 cidades representadas, além de 305 empresas que participaram nos três dias (4, 5 e 6 de maio). O seminário de Turismo contribuiu para a reflexão do setor hoteleiro, afirma João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC. (www.encatho.com.br)

* No Turismo Estudantil em Santa Catarina, os valentes professores continuam sendo “massacrados com baixos salários e ainda apanham em sala de aula” .Quem irá salvá-los? Os políticos, o povo ou a Justiça???

* Airson Soares da Rosa
Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Membro Titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e,Colunista de Turismo da Rádio Difusora AM910,
DRT-SC .02360-JP
OAB/SC 2.281(Membro Jubilado)
www.difusora910.com.br
www.abrajet-sc.blogspot.com
www.nossojornalsc.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário