quinta-feira, 5 de maio de 2011

25º Encatho é exemplo para ABIH’s de todo o país

Abertura oficial do evento ocorreu às 19
h, mas reuniões para discutir hotelaria e turismo começaram no início da tarde em Florianópolis

O 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros começou nesta quarta-feira em Florianópolis. Mesmo antes da solenidade de abertura, que ocorreu às 19h30, ABIH’s de todo o país estava
m reunidas no CentroSul. Às 14h teve início a Assembleia da ABIH Nacional, com os presidentes das ABIH’s Estaduais e a Assembleia do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH).
Na reunião da ABIH Nacional foram tratados diversos assuntos sobre o funcionamento interno da entidade, como a prestação de contas, temas relativos ao relacionamento com as ABIH´S estaduais e assuntos de interesse co
mum, como ECAD e o próximo Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), promovido anualmente pela associação. A reunião da entidade ocorreu em Florianópolis aproveitando a realização do 25º Encatho, promovido pela ABIH-SC. O presidente da entidade Nacional, Enrico Fermi Torquato explicou que fez questão de fazer o encontro em Florianópolis para “mostrar o exemplo de Santa Catarina com este evento que está completando 25 anos de existência”.
O tema deste ano no Encatho é Hotelaria: Tendências e Oportunidades, visto que, em Santa Catarina, existem 2470 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e pousadas. O setor gera 40 mil empregos diretos, 220 mil indiretos e faturamento em torno de R$ 300 milhões ano. O grande gargalo do setor é a mão de obra qualificada e o evento vem de encontro à esta deficiência, promovendo qualificação, troca de informações e apresentação de cases de sucesso.

Rede hoteleira quer qualificar 16 mil trabalha
dores do setor em 33 cidades brasileiras


Torquato afirmou, durante a reunião com os 27 representantes estaduais, que a entidade está empenhada em sanar ainda este ano, visando a Copa de 2014, um dos principais problemas do trade turístico nacional, “a qualificação dos trabalhadores”, que atuam em cerca de 18 mil meios de hospedagens, com uma oferta de 1,1 milhão de quartos. Para isso, a ABIH está participando do Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo, estimulando a capacitação de capitão-porteiro, governanta, m
ensageiro e média gerência por meio do Ensino à Distância (EAD), desenvolvido pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH). O Programa receberá inscrições no Encatho.


Portaria do MTur sobre novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de

Hospedagem deve ser publicada em breve

Outro tema discutido na reunião foi o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), cuja apresentação foi feita pela gerente de projetos da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Nalu Nascimento Berto. Segundo ela, as portarias que estabelecem o novo sistema de classificação e as normas para fiscalização do Inmetro já se encontram na Casa Civil, sendo que a mesma acredita que as publicações no Diário Oficial da União devem ocorrer ainda este mês.
De acordo com Nalu, a inscrição para obter a classificação será voluntária, com validade de três anos, dividida em requisitos Mandatários e Eletivos, devendo atender todos os requisitos mandatários e 30% dos Eletivos, observando a infraestrutura (instalações e equipamentos), serviços e sustentabilidade (meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede).
Eleita nova diretoria do IBH

Durante Assembleia da diretoria da Associação Brasileira da Indústria
de Hotéis – ABIH Nacional, foi escolhida a nova diretoria do Instituto Brasileiro de Hosp
italidade (IBH), braço operacional da entidade, para o período de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2014. Foram eleitos, como Diretor Geral – Cesar Gonçalves, do Distrito Federal e como Diretor Administrativo Financeiro – Luciano Carneiro, de Goiás. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Roger Bacchi, do Rio Grande do Sul, Bruno Omori, de São Paulo e
Habib Chalita, do Rio Grande do Norte. Como Suplentes foram escolhidos: Carlos Freire, do Pará, José Uzêda de Oliveira, de Goiás e Ricardo Ziemath, de Santa Catarina.

Solenidade de abertura

A abertura oficial do evento, com a presença de autoridades políticas e do trade, hoteleiros, expositores e jornalistas, foi realizada às 19h30. O grupo Barbicacho Dança Show, de Lages, na Serra Catarinense, fez uma belíssima apresentação de danças tradicionalistas.
Compuseram a mesa, durante a solenidade, o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, representando o Governador Raimundo Colombo; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky; o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz; o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; o deputado estadual Marcos Vieira, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da FHORESC, Estanislau Bresolin; presidente da federação brasileira de hospedagem e alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu; o presidente do Sistema fecomércio, Bruno Breithaupt; o representante do Sebrae, Wilson Sanches Rodrigues; o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Jaime Tonello; o Secretário Municipal de turismo, Carlos Alberto Pereira da Silva, representando o prefeito Dário Berger e o diretor do SBTUR, Paulo Brito.
O presidente da entidade realizadora do Encatho, João Eduardo Amaral Moritz, falou dos desafios e perspectivas do setor, bem como dos esforços para divulgar e promover o Turismo no exterior, buscando atingir novos mercados, ações de organização do Turismo e dos receptivos por parte do Ministério do Turismo, os programas de interiorização, dos 65 Pólos Indutores do Turismo, a criação de Fundos de apoio ao Turismo e as campanhas promocionais do Turismo do Estado. Além, é claro, da extensa programação de qualificação do Encatho, visando sanar a falta de mão de obra qualificada.
O presidente da ABIH Nacional enfatizou o Estado como destino turístico importantíssimo e reconhecido no país e declarou que a organização do evento está de parabéns, “pela forma de agregar entidades e entrosar o poder público em uma causa tão importante para o desenvolvimento do turismo”.
Bruno Breithaupt destacou a importância do evento como um agente de qualificação. Já o Secretário César Souza Junior, deixou claro que o governo do Estado vai apoiar toda iniciativa que incentive o desenvolvimento do turismo e, mais ainda, a luta pela redução da sazonalidade nos meios de hospedagem. “Estamos abertos a incentivar eventos como este, que promovem e qualificam este setor gerador de emprego e renda”. Após a Solenidade as autoridades cortaram a fita de entrada na 23ª Exprotel.

Programação

O Encatho segue nesta quinta e sexta-feira. Confira:

05/05/2011 - Quinta-Feira

08h às 16h30min
3° Simpósio de Governança Hoteleira - Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional de Governança
Palestrante: Lara Perdigão
Plenária


09h às 12h
Reunião dos Hoteleiros
Sala Campeche

10h às 16h
Reunião da diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
Sala Cacupé

10h às 11h30min
Oficina 1 - Soluções de Sustentabilidade para o Tratamento de Esgoto: uma proposta tecnológica

Palestrante: Vitor de Araújo Nogueira e Josseiel Soares - KSE Soluções Ambientais
Sala Tapera

14h às 18h
2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo
Feira

14h30min às 17h30min
1º Fórum de A&B - Cardápio como Estratégia de Venda
Mediadora: Consultora Bianca Antonini
Debatedores: Marcelo Jacobi - Restaurante Épico, de Porto Alegre; Wellington Moreira - Mavsa Resort Convention & Spa; Marlise Potrick Stefani - Nutritécnica
Sala Campeche

15h às 16h30min
Oficina 2 - Sucessão Empresarial - Cuidados e Experiências
Palestrante: Thomas Michael Lanz - Íntegra Capacitação Empresarial
Sala Tapera

14h às 21h
Visitação à Exprotel
Feira

18h às 19h30min
Palestra Magna - Hotelaria: Tendências & Oportunidades
Palestrante: Professor João Roberto Gretz
Plenária

19h30min às 21h30min
Happy Hour na Praça de Negócios
Feira

06/05/2011 - Sexta-Feira

09h às 12h
9º Seminário de Turismo e Hotelaria
Plenária

09h às 12h
1º Fórum de Gestores Comerciais - Qualificação, Mercado e Mídias
Mediador: Pedro Barros – SC Marketing

Debatedores: Milton Zuanazzi –SBTUR; Cesar Nunes - Royal Palm Hotels & Resort e Nelson Goes - Feller Hotéis
Sala Campeche

14h às 15h30min
Oficina 3 - Estratégias de Preços na Hotelaria

Palestrante: Paulo Mélega - Bourbon Hotéis & Resorts
Sala Campeche

14h às 15h30min
Oficina 4 - Case Fazzenda Park Hotel

Palestrante: Cássia Cristina Treuk – Fazzenda Park Hotel
Sala Tapera

14h às 18h
2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo
Feira

14h às 21h
Visitação à Exprotel
Feira

16h30min às 18h
Oficina 5 - Case Pousada Pedra da Ilha
Palestrante: Ramon Vailatti – Pousada Pedra da Ilha
Sala Campeche

16h30min às 18h
Oficina 6 - Compra e Venda de Hotéis
Palestrantes: Nelson Ambros – Pool Assessoria Empresarial
Sala Tapera

18h às 19h30min
Palestra Técnica - Tendências Tecnológicas na Hotelaria
Palestrante: Olimpio Araújo Júnior - OAJ Gestão de Marketing
Plenária

19h30min
Coquetel de lançamento da 4ª Massa Solidária. Realização Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó – ACAM. Apoio: entidades Skal, Abrasel, ABIH-SC, ACM, Styllus Buffet e D’Araújo
Feira

19h30min às 23h
Visitação à Exprotel e Encerramento
Feira

Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org
Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br
Site: www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492

Nenhum comentário:

Postar um comentário