sábado, 28 de maio de 2011

TURISMO E COPA DO MUNDO FOI O TEMA DE COLETIVA DA 17ª BNT MERCOSUL

Abertura da 17ª BNT Mercosul aconteceu ontem no Beto Carrero World, em SC

Fotos: Gustavo Foto

Representantes de cidades e estados sedes da Copa do Mundo de 2014 e de importantes destinos turísticos que estão na rota do megaevento esportivo participaram ontem (27), no primeiro dia da 17ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos), de coletiva de imprensa no Beto Carrero World, em Santa Catarina, e falaram sobre os preparativos, estratégias e novidades preparadas pelos órgãos de turismo. “O Brasil é conhecido mundialmente por ser o país do samba, da alegria, da natureza, além é claro por ser o país do futebol. Estamos às vésperas da Copa que atrairá milhares de pessoas do mundo inteiro. Por isso, acreditamos que esta é hora do Brasil, é hora de mostrarmos nosso imenso potencial e aproveitarmos as oportunidades que serão geradas pela Copa”, abriu a coletiva o diretor da BNT Mercosul e do Beto Carrero World Geninho Goes.
Participaram da coletiva o diretor executivo da Amazonastur, empresa estadual de turismo do Estado do Amazonas Nickolas Cabral dos Anjos; o secretário executivo da Secopa, Gilberto Pimentel de Pernambuco; o diretor de relações nacionais da Bahiatursa Fernando Ferrero; a secretária de turismo do Rio Grande do Sul Abgail Pereira; a diretora de promoções turísticas da Belotur Ana Paula Azevedo, de Minas Gerais, e o secretário de turismo do Paraná Faisel Saleh. Entre os representantes das cidades que estão na rota da Copa, esteve como anfitrião do evento o diretor de marketing da Santur (SC) Flavio Agustini, e participaram também a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul Nilde Brunn e o secretário de turismo e Vitória, ES, Antônio Olimpio Bispo.
Realizar ações, melhorias em produtos e serviços turísticos que ficarão de legados para a população foram algumas das principais preocupações citadas pelos dirigentes.

Amazonas: destino Verde da Copa do Mundo

Como um dos principais centros ambientais do mundo, o principal desafio do Governo do Estado do Amazonas é transformar os investimentos em infraestrutura, turismo e serviçosParaná: macroregionalização do turismo para a Copa de maneira sustentável. “Tudo o que for utilizado em energia será revertido em plantio de árvores”, informou o diretor da Amazonastur Nickolas Cabral dos Anjos dizendo que o estado é considerado o Destino Verde da Copa do Mundo de 2014. Além disso, outro dos destaques para os preparativos do megaevento, além da infraestrutura, é trabalhar em capacitação, treinamento de mão-de-obra e em outros idiomas para receber os visitantes das várias partes do mundo.

Bahia receberá 760 mil visitantes nos 2 meses da Copa


Durante a Copa do Mundo, o diretor da Bahiatursa Fernando Ferrero anunciou que a estimativa é um acréscimo de 110% de visitantes na Bahia nos meses de junho e julho (durante a Copa), e um incremento de 683 milhões na economia local. A meta do Governo é capacitar até 2014 20 mil pessoas e, de acordo com o dirigente, cerca de 14 mil pessoas já passaram por treinamentos, com ênfase às áreas de atendimento ao turista, recepção e idiomas. Além Paraná: macroregionalização do turismodisso, Ferrero destacou a ampliação de projetos já realizados com êxito no Estado, como é o caso do sistema de informações turísticas: Disk Bahia Turismo. “Hoje, somente durante o Carnaval o Disk Bahia Turismo presta serviço a cerca de 100 mil pessoas com atendimento em 3 línguas, e pretendemos ampliar esse projeto para 11 idiomas para a Copa”, revelou.

Paraná: macroregionalização do turismo

Um dos destaques apresentados pelo Secretário de Estado de Turismo do Paraná Faisel Saleh foi o fortalecimento de parcerias e macroregionalização do turismo para a criação de roteiros específicos para a Copa através da união dos estados que fazem parte da Comissão Permanente de Turismo (CTI Sul): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Minas Gerais: o foco é profissionalizar

O principal objetivo do Governo de Minas Gerais para a Copa do Mundo de 2.014 é investir em profissionalização e divulgação da riqueza em patrimônios e cultura do Estado. Foi o que afirmou a diretora dParaná: macroregionalização do turismoe promoções turísticas da Belotur, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Ana Paula Azevedo, através de uma ação conjunta entre o município e o estado. “Nosso objetivo não está na construção de atrativos mas valorizar e profissionalizar as atrações já existentes”, disse Ana Paula destacando as áreas de atendimento e recepção turística, capacitação, estruturação e comercialização de produtos turísticos. Ela destacou ainda a preocupação do município em agilizar a reforma do aeroporto Tancredo Neves e a ampliação da rede hoteleira. “Hoje, já temos de 3 a 5 grandes redes de hotéis interessadas em investir em Belo Horizonte”, afirmou.

Pernambuco terá a Cidade da Copa

O Secretário Executivo da Secopa, do Estado de Pernambuco, Gilberto Pimentel, reforçou a importância da oportunidade do evento para estadualizar a Copa fortalecendo o turismo não apenas na capital, mas em toda a região, aproveitando as grandes festas típicas como é o caso do São João. Ele falou ainda sobre o projeto “Cidade da Copa”, “um estímulo natural para a expansão urbana na capital”, disse. “O projeto será na verdade uma Arena Multiuso e ficará de legado para a população”, completou.
A “Cidade da Copa” terá um investimento público/privado total de R$ 1,8 milhões e prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros empreendimentos.

Rio Grande do Sul pretende criar 9 Câmaras Temáticas de Turismo

A Secretária de Turismo do Rio Grande do Sul Abgail Pereira anunciou que para fortalecer a divulgação dos roteiros do turismo gaúcho, serão criadas até a Copa 9 Câmaras Temáticas de Turismo reunindo municípios com atrativos de perfis similares apresentando a diversidade do estado aos visitantes. Além disso, a preocupação do Governo está também na atenção e reforço aos serviços básicos como saúde, educação, cultura e transparência à população. Segundo ela, o público alvo do estado gaúcho está principalmente nos países da América do Sul. “Realizaremos a Caravana da Copa e nosso objetivo é se aproximar cada vez mais dos países da América do Sul para fortalecer o turismo antes, durante e depois da Copa”, destacou.

Estados e cidades que estão na rota da Copa realizam ações para o desenvolvimento turístico

Aproveitar as oportunidades geradas pela Copa são objetivos dos municípios e estados sede que não sediarão os jogos, mas que levam o peso de serem importantes pólos turísticos brasileiros. “Santa Catarina não é sede dos jogos mais será o destino turístico da Copa assim como é considerada o principal destino do Brasil”, afirmou o Diretor de Marketing da Santur Flávio Agustini. “Temos toda a oportunidade de atrair os milhares de turistas sendo criativos e utilizando nossos atrativos como as praias, o Beto Carrero World, o turismo, ecológico, o termal, o rural, a serra”, exemplificou. Entre os projetos, ele citou os cursos que estão sendo realizados junto à rede hoteleira “Bem Receber Copa” pela ABIH que visa qualificar a mão de obra no setor turístico. O secretário de turismo e Vitória, Espírito Santo, Antônio Olimpio Bisco também reforçou as belezas e os atrativos da cidade e as melhorias que serão realizadas em infraestrutura para atender a demanda de visitantes. Já a presidente da Fundação de Turismo e Mato Grosso do Sul Nilde Brunn falou dos investimentos realizados pelo governo em melhorias da malha rodoviária, do enfoque na promoção de destinos como Bonito, Corumbá e Dourados e anunciou que em breve o estado vai inaugurar o maior aquário de água doce do mundo localizado na cidade de Campo Grande. Além disso, Nilde informou a ampliação do programa de combate à exploração infantil.

SOBRE A BNT MERCOSUL


Em sua 17ª edição, a BNT Mercosul é reconhecida como um dos mais qualificados eventos do gênero do país e teve a abertura ontem (27) às 15h no Beto Carrero World. As atividades são realizadas nos municípios de Balneário Camboriú e em Penha (Beto Carrero World), SC, distantes entre si, 30 minutos de viagem. A Feira de Negócios Turísticos acontece no Beto Carrero World e segue hoje (28), reunindo mais de 400 empresas expositoras do Brasil e exterior, divididas em 120 estandes. Cerca de 200 jornalistas especialistas em Turismo estão cobrindo o evento.

Mais fotos através dos links:


http://fo.araujo1976.fotos.uol.com.br/bntmercosul
http://www.bntmercosul.com.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário