quinta-feira, 5 de maio de 2011

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

Origem do Carnaval de Veneza


O Carnaval de Veneza, na Itália, surgiu no século XVIII. Naquela época, a sociedade veneziana se caracterizava por uma forte separação das classes sociais. Os membros da nobreza realizavam bailes de máscaras tradicionais onde só participava a aristocracia. A cena mais conhecida ambientada neste contexto é a do romance de “Shakespeare”, em que Romeu, da família Montecchio, se disfarça para entrar no baile na casa de seu inimigo Capuleto e, por golpe do destino, se apaixona pela filha de seu rival, a bela Julieta.
Com o tempo surgiu a idéia dos nobres passarem a festejar junto ao povo. A partir daí, o Carnaval tomou as ruas de Veneza, onde pobres e ricos se misturam na mesma brincadeira em um perfeito clima de mistério. Nos bailes, as máscaras eram de meio rosto. Para se misturarem aos cervos nas ruas, os nobres utilizavam máscaras cobrindo toda a face para não serem reconhecidos. Outro diferencial era participar da festa com fantasias de figuras da Commedia dell´arte, também conhecida como comédia de máscaras. Arlequim, Colombina, Pulcinella, Pantalone e Dottor Balanzone eram e são referências na indumentária do Carnaval de Veneza.
De 1797 até 1978, o evento ficou praticamente inexistente. Foi retomado em 1979 e os trajes contemporâneos foram incorporados à festa junto das vestes tradicionais e os personagens da Commedia Dell´arte. Hoje, além das ruas, o evento ganhou espaço nas belas mansões e palácios do Gran Canale com luxuosos bailes onde se dança valsa, tarantela e até mesmo samba, este último cada vez mais popular.
O povo, por sua vez, concentrado na Praça São Marcos, se diverte de maneira bem mais desinibida. “Vieni e appassionati per questo mistero!”. Quando? Na segunda quinzena do mês de junho de 2011. Onde? Na cidade de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, Brasil, durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana. Não esqueça a sua máscara! Mais informações no site www.novaneza.sc.gov.br.

PIT STOP

* Debates de Conflitos Regionais do Sul (SC, PR e RS) do Pais aconteceram de 21 a 23 de abril de 2011 no famoso Farol de Santa Marta - SC - Brasil, promovido pela ONG Sócios da Natureza. O Primeiro Encontro Regional de Atividades Ambientalistas, com a pauta “A Construção de uma Ação em Rede”, e a participação de órgãos e conceituados palestrantes esclarecendo históricas dúvidas, demonstrou “Força e União” em defesa do Meio Ambiente. Faça contato através do e-mail sociosnatureza@contato.net. Parabéns!

* A cidade de Nova Veneza (SC), colonizada por imigrantes italianos, herdou costumes e tradições que são cultivadas através de gerações por seus habitantes. Além da Gôndola original da Itália instalada na Praça Humberto Bortoluzzi, que simboliza sua ligação com o país coirmão, o culto Município passou a realizar em seus festejos comemorativos o “Carnevale di Venezia- Itália” , que surgiu no século XVIII (foto). Agende-se para a segunda quinzena do mês de Junho de cada ano durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana. Visite e participe. Tenha mais informações no site www.novaveneza.sc.gov.br/turismo e pelos telefones (48) 3436-5173, (48) 3436-1766 e (48) 3436-2060.

* A novidade dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que serão realizados pela terceira vez em Criciúma (1974, Prefeito Algemiro Manique Barreto, 1987, Prefeito José Augusto Augusto Hulse e de 10 a 20 de novembro de 2011, Prefeito Clésio Salvaro.), serão as provas de remo na “barragem do Rio São bento em Siderópolis - SC (foto). O local, aprovado pela Fesporte no item “reta” mínima de mil metros e apoio para das embarcações, coloca o Turismo desportivo em alta.
* O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, doutor Paulo Roberto de Borba, convidando para a XVI Conferência Estadual dos Advogados de Santa Catarina, de 10 a 13 de agosto, no Centro Sul em Florianópolis. Informações no e-mail conferencia2011@oab-sc.org.br.




* A inauguração do Campus do Instituto Federal em Criciúma (SC), os estudantes terão acesso a cursos técnicos, profissionalizantes e faculdade de graça, sem precisar sair da cidade. No Bairro Próspera já estão em funcionamento os cursos de Mecatrônica, Eletrotécnica, Design de Imóveis, Edificações, Plásticos e Vigilância em Saúde.

* A Santur, a Sol e a Policia Rodoviária Federal em Santa Catarina lançam campanha nas BRs 101, 116, 282, 470, 280 e 153 com flyers e adesivos com os dizeres “Una-se a nós. Acenda os faróis. Faça sua parte. Seja exemplo! Acenda os faróis. Essa luz pode salvar vidas”.

* No CentroSul em Florianópolis (SC), de quatro a seis de maio, o maior Encontro da Hotelaria, Negócio e Turismo do Mercosul (Encatho).

* Os jornalistas Alberto Gonçalves de Souza e Hugo Cassel foram eleitos no último dia 25 de abril Presidente e vice da Abrajet Catarinense.

Airson Soares da Rosa

Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação
Brasileira de Jornalistas de Turismo
Membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur
Colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910 (www.difusora910.com.br )
DRT-SC.02360-JP
OAB-SC 2.281 (Membro Jubilado)
www.abrajet-sc.blospot.com
www. nossojornalsc.blospot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário