sexta-feira, 15 de julho de 2011



Santa Catarina lança Festa das Flores no 6º Salão do Turismo
Na tarde de quinta-feira, 14 de julho, foi lançada no 6º Salão do Turismo, em São Paulo, a 73ª Festa das Flores, que acontece todos os anos em Joinville. Uma coletiva para jornalistas aconteceu na sala de imprensa do Salão, reunindo cerca de 20 profissionais da área. Após a coletiva, a Festa das Flores foi lançada oficialmente no estande de Santa Catarina. A região turística Caminho dos Príncipes serviu ao público o Hackepeter, aperitivo alemão. A Festa das Flores será realizada este ano de 11 a 16 de novembro e terá como tema: "Joinville e sua Gente: 160 Anos de uma História de Amor". Na festa estarão expostas seis mil espécies de orquídeas. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, ressalta a importância do evento para o Estado: “Esta é uma das festas mais antigas do Brasil relacionadas a este segmento”, afirma.

De acordo com a presidente da Fundação Turística de Joinville, Maria Ivonete Peixer da Silva, a festa recebe mais de 200 mil turistas, sendo que 68% dos visitantes são oriundos dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. “Desde 2009 fazemos o lançamento da festa no Salão do Turismo, a qual já se consolidou como um produto turístico”, afirma a presidente. Neste ano a Festa das Flores terá como uma das novidades um concurso de gastronomia típica regional. Estão previstos shows com Capital Inicial, no dia 11 de novembro, Luan Santana, dia 14, e Blitz, no dia 16. Walendowsky comenta, ainda, que o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e da Santur, está tentando captar para Joinville a realização do 22º Congresso Mundial de Orquídeas para o ano de 2017. Em novembro deste ano o congresso acontecerá em Cingapura.

Procura por eventos na América do Sul cresceu 9% em dez anos




Durante o 6° Salão do Turismo, especialistas internacionais debatem mercado de eventos

O mercado de eventos chama a atenção dos empresários do setor turístico brasileiro por movimentar a cadeia produtiva do turismo, injetar milhões em recursos na economia e dar visibilidade ao país. Segundo o vice-presidente executivo da Vancouver Tourism Canadá, Paul Vallee, a procura por eventos na América do Sul cresceu 9% em 10 anos. Vallee participou, nesta sexta-feira (15/07), juntamente como o sócio-diretor da Gary Grimmer Company da Austrália, Gary Grimmer, da mesa de debates “Gestão de Marketing de Destinos”, durante o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo (SP).
“O Brasil está na mente do mundo quando se fala em convenção, porém Europa e América do Norte ainda são os mais requisitados”, disse Vallee. Segundo Grimmer, é preciso explorar novas formas de fazer as coisas, reinventar os destinos. “Temos uma nova geração assumindo as empresas, e o que eles querem e pesam é diferente das pessoas da década de 60, por exemplo”, afirmou Vallee, que enfatiza a influência da globalização nas decisões.
Para Grimmer, a gestão de marketing é apenas uma parte da estratégia. “É preciso um bom planejamento com foco nos interesses e um bom produto para atrair investidores”, finalizou.

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