sábado, 16 de julho de 2011

6º Salão Nacional de Turismo - Bem Receber Copa em números

Há pouco mais de mil dias para a Copa do Mundo de 2014, o programa Bem Receber Copa do Ministério do Turismo (MTur) já atendeu, em cursos de qualificação, 71.777 profissionais do setor de turismo. Até 2013, a meta é qualificar 306 mil pessoas. Quem visitar o estande do programa no 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, até domingo (17), no Anhembi, em São Paulo (SP), pode inscrever-se e ficar por dentro dos cursos oferecidos.
Dos 71.777 profissionais beneficiados, 34,1% são da região Nordeste, seguida pelo Sudeste (27,8%), Centro-Oeste (17,9%), Sul (14,6%) e Norte (5,6%). Somente na área de bares e restaurantes 35.208 profissionais foram beneficiados. Já no setor de meios de hospedagem foram 16.692. O programa oferece ainda cursos para negócios e eventos, agências e operadoras de turismo, locadoras de automóveis, receptivo de aeroporto e turismo de aventura.



Curso ensina competências básicas em Turismo


O Ministério do Turismo criou um curso que oferece vinte soluções educacionais multimídia sobre conhecimentos básicos no setor. O objetivo é oferecer o primeiro contato com temas relacionados à atividade para as pessoas de todos os níveis de aprendizagem virarem “craques” do Turismo no Brasil.
O ação integra o programa Bem Receber Copa, iniciativa do Ministério do Turismo para qualificar 306 mil profissionais que farão o atendimento direto a turistas durante a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014.
Segundo Elizabeth Silveira, assessora educacional do FGV Online, a metodologia de aprendizagem adotada “é o que chamamos de educação de aproximação, e não mais de educação a distância”. O curso online é gratuito e disponibiliza ferramentas multimídia diferenciadas: jogos onlines, história em quadrinhos, desenho animado, plataforma de e-learning, livros eletrônicos para download, vídeos educativos.
São materiais lúdicos que contemplam as cinco competências básicas de Turismo, selecionadas pelo MTur – Diversidade Cultural; Brasil para o Mundo; Ética e Cidadania; Importância do Turismo; Informações Turísticas. Os alunos que cumprirem a carga horária de 48 ou 36 horas (conforme o nível do curso) receberão certificados do programa FGV Online.
“A qualificação do turismo brasileiro é um cartão de visita do pós-Copa. Os cidadãos que puderem dar esse primeiro passo certamente serão incentivados a optar pelo mercado de trabalho do setor”, explicou Colbert Martins, secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Bem Receber Copa: http://www.bemrecebercopa.com.br/


TURISMO VAI À ESCOLA


Escolas públicas municipais de Petrópolis (RJ) poderão ser as primeiras a inserir as cartilhas do projeto Trilhas no programa pedagógico do Ensino Fundamental. A gerente de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (RJ), Marisa Guadalupe, informou que vai levar a proposta para a secretaria municipal de Educação.
A idéia é inserir o Turismo como conteúdo da disciplina de Ciências Sociais – História, Geografia e Turismo. “Daqui a três anos, alunos que hoje estão cursando a 8ª série serão jovens aptos a entrar no mercado de trabalho e poderão optar pelo mercado de turismo”, ilustrou.
O Plano Municipal de Turismo de Petrópolis prevê a sensibilização da comunidade para a importância das atividades turísticas na economia local. “Pela proximidade com o Rio de Janeiro, uma das cidades-sede da Copa de 2014, a comunidade precisa estar muito bem preparada”, alertou Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário