domingo, 31 de julho de 2011

1º Encontro Estadual da Abrajet/SC segue em Gravatal

Carlos Agne - Especial


No segundo dia do 1º Encontro Estadual da Abrajet/SC (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Santa Catarina), que está sendo realizado nas dependências do Hotel Internacional Gravatal, em Gravatal, no Sul do Estado, o dia foi marcado de muito trabalho. Logo pela manhã, após o delicioso café, no sábado (30), os jornalistas especializados em Turismo se reuniram para reunião de trabalho. O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella fez um balanço dos primeiros meses de sua gestão e apresentou as propostas de realização de outros encontros no País, até o final do ano.
Estrella anunciou que o segundo semestre vai contar com vários eventos destinados aos associados, destacando que existem propostas de prefeitos que querem abrigar o evento, a exemplo da própria Gravatal e que, o Oeste Catarinense já assumiu a realização de um encontro, possivelmente no mês de novembro, onde a coordenação estará a cargo do coordenador regional, recém filiado à Abrajet, Evandro Novak. Caçador e Fraiburgo são cidades que deverão abrigar o evento com apoio da Aniarp – Universidade Alto do Rio do Peixe, cujo reitor, Adélcio Machado, também se associou à entidade neste fim de semana. “Ainda temos propostas de Natal (RN), Nova Petrópolis (RS), Gurarema (SP) e Niterói (RJ)”, observou o presidente nacional.
Hélcio Estrella falou ainda sobre a realização do Congresso Nacional da Abrajet que será realizado entre os dias 22 a 27 de setembro próximos, em Belém do Pará.”O evento está relativamente bem organizado, com o apoio da Paratur. As inscrições serão de R$ 400,00 para associados e R$ 500,00 para associados. No que diz respeito às passagens aéreas, ainda estamos em contato com as empresas aéreas TAM, Gol e Azul para ver a possibilidade de conseguirmos tarifas mais acessíveis para nossos associados e que irão participar do Congresso. Na próxima semana já deveremos ter definido o assunto”, assinalou.
Após a manifestação dos membros da diretoria, os jornalistas foram agraciados com a palestra sobre lideranças, proferida pelo administrador Davi Wronski Paegle. Em seguida, foi aberta a assembléia da Abrajet-SC, sob o comando do presidente Alberto Gonçalves de Souza, oportunidade em que foram admitidos cerca de 12 novos associados, numa mostra de que a instituição está tomando novos rumos após a posse da nova diretoria. “Queremos uma Abrajet forte e unida e com profissionais que estejam, realmente, envolvidos com o setor”, salientou Gonçalves. Também assuntos como inadimplência, organização e planejamento foram temas de destaque na discussão entre os membros associados de Santa Catarina.
Após o término da assembléia e reunião de trabalho, os jornalistas associados à Abrajet/SC e os representantes dos estados de Santa Catarina e Paraná, que também se fizeram presentes, foram recepcionados por um suculento almoço com gastronomia regional, no próprio Hotel Internacional Gravatal.









Roteiro pelo Encantos do Sul

Dentro da programação, na parte da tarde, os profissionais de imprensa, realizaram roteiro pelos Encantos do Sul, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Gravatal, onde foram conhecer o Vale dos Vinhos, na cidade de Urussanga. Lá, conheceram a Vinícola e Pousada Mazon, onde receberam explicações sobre o funcionamento, cultivo e a fabricação de vinhos, sem contar, que o melhor da visita foi o momento da degustação dos produtos vinícolas alí fabricados, sendo recepcionados pela proprietária, Patrícia Mazon. Após esse momento de descontração na Vinícola Mazon, os jornalistas seguiram para o centro da cidade de Urussanga onde conheceram a praça Anita Garibaldi que é cercada de prédios com arquitetura dos colonizadores italianos e que ainda sobrevivem ao tempo e à modernidade, numa mostra que a preservação do patrimônio histórico é conservada pela população. Ainda em Urussanga, a comitiva foi recebida pela terceira geração da Vitivinícola Urussanga, que produz os vinhos Del Nono. Alí também foram agraciados com explicações sobre ea história e funcionamento e recepcionados numa adega para a degustação dos produtos. No retorno à Gravatal, em ônibus cedido pela Prefeitura Municipal, e sob chuva, os jornalistas, mais uma vez, foram recepcionados pelo anfitrião, Hotel Internacional Gravatal com um jantar com destaque para a gastronomia italiana e música típica ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário