A 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil que começou hoje (13/07) e segue até o próximo domingo (17/07), no Anhembi, em São Paulo, é fundamental para o crescimento do turismo doméstico. Nesta edição, o evento reúne uma oferta de 94 roteiros turísticos. Dez deles acabam de ser formatados e contemplam as cinco macrorregiões brasileiras - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. "Sintetizamos, neste Salão do Turismo, o melhor da oferta nacional – consolidada pelas políticas e potencializada pelas ações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e seus parceiros do poder público, da iniciativa privada e da sociedade organizada", afirmou o Ministro do Turismo, Pedro Novais.
Os novos roteiros são: Observação de Aves em Roraima (RR); Caminhos de Iracema (CE); Roteiro Costa a Costa (CE); Geopark Araripe (CE); Roteiro Cívico (DF); Roteiro Arquitetônico (DF); Percorrendo as Trilhas do Cerrado Mineiro (MG); Circuito Mantiqueira (SP); Curitiba – Cidade Inovadora e Cataratas do Iguaçu (PR) e Roteiro Cultural / Gastronômico – Riquezas de Pernambuco (PE). Ao todo, 394 municípios brasileiros estão incluídos nos roteiros.
"A migração de 30 milhões de brasileiros para a classe C tem feito grande diferença no setor turístico. E ainda há uma enorme massa de pessoas que pode ser trazida para essa nova realidade. Um dos objetivos desta edição é estimular esse movimento – o que significa promover a inclusão social, aquecer o setor, aumentar a oferta de postos de trabalho, além de oferecer a esses brasileiros a chance de conhecer sua pátria e melhorar a qualidade de vida deles e de suas famílias, completou o ministro.
De acordo com Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas do Turismo do MTur, além de auxiliar para a diversificação da oferta de turismo, o Salão do Turismo contribui para a construção de uma nova imagem do Brasil e para a geração de renda. Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é, antes de tudo, uma experiência transformadora", afirmou a secretária. A entidade investiu R$ 10,4 milhões no evento. O foco da feira será incentivar o consumidor final a comprar viagens e estimular as vendas de viagens para o segundo semestre e lançar produtos pensando na temporada de verão 2011-2012.
Confira a programação das diversas áreas temáticas do Salão do Turismo:
* Área Comercialização - Esse espaço ocupa 4.680 metros quadrados e reúne seis companhias aéreas (Tam, Gol, Azul, Trip, Webjet e Avianca), seis operadoras de turismo e quatro empresas de transporte rodoviário. São ao todo 80 expositores e 580 cooperados.
* Vitrine Brasil
1) Lojas de Artesanato - São apresentados e comercializados o artesanato das 26 unidades da Federação e Distrito Federal. O visitante pode comprar peças típicas de qualidade e levar um pedacinho da riqueza cultural e artesanal brasileira para casa. Este é o primeiro ano que a Vitrine Brasil teve uma curadoria para selecionar os produtos.
2) Espaço Saber Fazer e Espaço Vivências - É o espaço para conhecer de perto as técnicas e os processos mais tradicionais usados na produção artesanal brasileira. É lá que os mestres-artesãos transformam, ao vivo, as matérias-primas. No espaço Vivências, quem aprende e cria é o visitante. Quatro mestres-artesãos estão à disposição do público para ensinar o manuseio de matérias-primas, de graça. Tudo o que você produzir pode ser levado para casa.
3) Mercado da Agricultura Familiar e Talentos do Brasil Moda – O espaço é coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e apresenta e comercializa os alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares. Serão 34 empreendimentos entre cooperativas, associações e redes, representando todas as regiões do Brasil. Já no Talentos do Brasil Moda, artesãs e artesãos de 12 estados brasileiros mostram seus produtos. Esta edição, a área mostra uma coleção inspirada nos pássaros.
4) Área Gastronômica – Em parceria com a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), o Salão traz 27 opções de pratos típicos brasileiros em uma área de três mil metros quadrados.
5) Mostra de Manifestações Artísticas - Todos os participantes foram selecionados pelos curadores dos Ministérios do Turismo e da Cultura e SESC-SP. Este ano são 34 atrações espalhaddas em palcos instalados nas cinco macrorregiões. Além disso, a programação é composta por cortejos culturais que desfilam pelos corredores do pavilhão. Destacam-se: a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho (PA), Os Três Reis do Oriente – Tradição Família Gasparello (ES), o Grupo Folclórico Mestre Romão (PR) e o Los Canteiros (SP).
* Núcleo de Conhecimento - Neste ano, as palestras têm como tema "Experiências e Inovações no Turismo". No espaço, acontecem 50 apresentações, entre palestras, oficinas, minicursos e mesas de debates, além de exposições e lançamentos de livros. O evento conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentam aos visitantes casos de sucesso, políticas públicas, iniciativas inovadoras e as tendências do setor no Brasil e no mundo. A participação no Núcleo é gratuita. As inscrições estão disponíveis na página do Salão do Turismo: www.salao.turismo.gov.br. O Núcleo funciona entre os dias 13 a 16 de julho. Nos dias 13 a 15, das 14h30 às 21h e no dia 16, sábado, das 11h30 às 21h.
* Rodada de Negócios - Gerar negócios não só com operadores de turismo, mas também com o público final. Essa é uma novidade da Rodada de Negócios. Além dos encontros pré-agendados entre operadores de turismo e fornecedores locais – representados pelos meios de hospedagem e agências de turismo receptivo, a Rodada terá como foco dois segmentos em ascensão: o turismo náutico e o público LGBT. Haverá ainda o Projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo, que apresenta seis novos destinos: Aquiraz (CE), Cambará do Sul (RS), Gravatá (PE), Holambra (SP), Mata de São João (BA) e Nova Friburgo (RJ).
Veja a programação da Rodada:
13 de julho – 13 às 18h – Rodada de Negócios dos destinos/roteiros participantes do segmento de turismo náutico
14 de julho – 13h à 18h – Rodada de Negócios dos destinos/roteiros participantes do segmento LGBT
15 de julho – 13h às 18h – Rodada de Negócios de produção assistida
Horários – Do dia 13 (quarta-feira) até o dia 15 (sexta-feira) o Salão funciona no horário das 14h às 21h. No final de semana, dias 16 e 17 o evento abre às 11h e tem encerramento previsto às 22h no sábado e 20h no domingo.
Ingressos – Para quem não realizou o credenciamento gratuito pelo site com antecedência o ingresso custa R$ 10, sendo que maiores de 60 anos e menores de 5 anos pagam meia entrada. Estudantes e professores também têm desconto de 50%, bem como pessoas especiais com algum tipo de deficiência física. Há ainda o passaporte para todos os dias que custa R$ 15.
A reportagem do Nosso Jornal SC fará a cobertura completa do 6º Salão do Turismo com matérias diárias.
Os novos roteiros são: Observação de Aves em Roraima (RR); Caminhos de Iracema (CE); Roteiro Costa a Costa (CE); Geopark Araripe (CE); Roteiro Cívico (DF); Roteiro Arquitetônico (DF); Percorrendo as Trilhas do Cerrado Mineiro (MG); Circuito Mantiqueira (SP); Curitiba – Cidade Inovadora e Cataratas do Iguaçu (PR) e Roteiro Cultural / Gastronômico – Riquezas de Pernambuco (PE). Ao todo, 394 municípios brasileiros estão incluídos nos roteiros.
"A migração de 30 milhões de brasileiros para a classe C tem feito grande diferença no setor turístico. E ainda há uma enorme massa de pessoas que pode ser trazida para essa nova realidade. Um dos objetivos desta edição é estimular esse movimento – o que significa promover a inclusão social, aquecer o setor, aumentar a oferta de postos de trabalho, além de oferecer a esses brasileiros a chance de conhecer sua pátria e melhorar a qualidade de vida deles e de suas famílias, completou o ministro.
De acordo com Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas do Turismo do MTur, além de auxiliar para a diversificação da oferta de turismo, o Salão do Turismo contribui para a construção de uma nova imagem do Brasil e para a geração de renda. Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é, antes de tudo, uma experiência transformadora", afirmou a secretária. A entidade investiu R$ 10,4 milhões no evento. O foco da feira será incentivar o consumidor final a comprar viagens e estimular as vendas de viagens para o segundo semestre e lançar produtos pensando na temporada de verão 2011-2012.
Confira a programação das diversas áreas temáticas do Salão do Turismo:
* Área Comercialização - Esse espaço ocupa 4.680 metros quadrados e reúne seis companhias aéreas (Tam, Gol, Azul, Trip, Webjet e Avianca), seis operadoras de turismo e quatro empresas de transporte rodoviário. São ao todo 80 expositores e 580 cooperados.
* Vitrine Brasil
1) Lojas de Artesanato - São apresentados e comercializados o artesanato das 26 unidades da Federação e Distrito Federal. O visitante pode comprar peças típicas de qualidade e levar um pedacinho da riqueza cultural e artesanal brasileira para casa. Este é o primeiro ano que a Vitrine Brasil teve uma curadoria para selecionar os produtos.
2) Espaço Saber Fazer e Espaço Vivências - É o espaço para conhecer de perto as técnicas e os processos mais tradicionais usados na produção artesanal brasileira. É lá que os mestres-artesãos transformam, ao vivo, as matérias-primas. No espaço Vivências, quem aprende e cria é o visitante. Quatro mestres-artesãos estão à disposição do público para ensinar o manuseio de matérias-primas, de graça. Tudo o que você produzir pode ser levado para casa.
3) Mercado da Agricultura Familiar e Talentos do Brasil Moda – O espaço é coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e apresenta e comercializa os alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares. Serão 34 empreendimentos entre cooperativas, associações e redes, representando todas as regiões do Brasil. Já no Talentos do Brasil Moda, artesãs e artesãos de 12 estados brasileiros mostram seus produtos. Esta edição, a área mostra uma coleção inspirada nos pássaros.
4) Área Gastronômica – Em parceria com a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), o Salão traz 27 opções de pratos típicos brasileiros em uma área de três mil metros quadrados.
5) Mostra de Manifestações Artísticas - Todos os participantes foram selecionados pelos curadores dos Ministérios do Turismo e da Cultura e SESC-SP. Este ano são 34 atrações espalhaddas em palcos instalados nas cinco macrorregiões. Além disso, a programação é composta por cortejos culturais que desfilam pelos corredores do pavilhão. Destacam-se: a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho (PA), Os Três Reis do Oriente – Tradição Família Gasparello (ES), o Grupo Folclórico Mestre Romão (PR) e o Los Canteiros (SP).
* Núcleo de Conhecimento - Neste ano, as palestras têm como tema "Experiências e Inovações no Turismo". No espaço, acontecem 50 apresentações, entre palestras, oficinas, minicursos e mesas de debates, além de exposições e lançamentos de livros. O evento conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentam aos visitantes casos de sucesso, políticas públicas, iniciativas inovadoras e as tendências do setor no Brasil e no mundo. A participação no Núcleo é gratuita. As inscrições estão disponíveis na página do Salão do Turismo: www.salao.turismo.gov.br. O Núcleo funciona entre os dias 13 a 16 de julho. Nos dias 13 a 15, das 14h30 às 21h e no dia 16, sábado, das 11h30 às 21h.
* Rodada de Negócios - Gerar negócios não só com operadores de turismo, mas também com o público final. Essa é uma novidade da Rodada de Negócios. Além dos encontros pré-agendados entre operadores de turismo e fornecedores locais – representados pelos meios de hospedagem e agências de turismo receptivo, a Rodada terá como foco dois segmentos em ascensão: o turismo náutico e o público LGBT. Haverá ainda o Projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo, que apresenta seis novos destinos: Aquiraz (CE), Cambará do Sul (RS), Gravatá (PE), Holambra (SP), Mata de São João (BA) e Nova Friburgo (RJ).
Veja a programação da Rodada:
13 de julho – 13 às 18h – Rodada de Negócios dos destinos/roteiros participantes do segmento de turismo náutico
14 de julho – 13h à 18h – Rodada de Negócios dos destinos/roteiros participantes do segmento LGBT
15 de julho – 13h às 18h – Rodada de Negócios de produção assistida
Horários – Do dia 13 (quarta-feira) até o dia 15 (sexta-feira) o Salão funciona no horário das 14h às 21h. No final de semana, dias 16 e 17 o evento abre às 11h e tem encerramento previsto às 22h no sábado e 20h no domingo.
Ingressos – Para quem não realizou o credenciamento gratuito pelo site com antecedência o ingresso custa R$ 10, sendo que maiores de 60 anos e menores de 5 anos pagam meia entrada. Estudantes e professores também têm desconto de 50%, bem como pessoas especiais com algum tipo de deficiência física. Há ainda o passaporte para todos os dias que custa R$ 15.
A reportagem do Nosso Jornal SC fará a cobertura completa do 6º Salão do Turismo com matérias diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário