sábado, 11 de junho de 2011

Recanto do Pinhão abre neste sábado em Lages



É chegada a hora de Lages entrar no clima da Festa Nacional do Pinhão

Membros da comissão central organizadora (CCO), também estarão presentes à abertura do Recanto do Pinhão, entre eles o presidente da CCO, Antonio Arruda, e o superintendente da Fundação Cultural de Lages e coordenador das atividades do Recanto, João Carlos Matias. No Recanto do Pinhão serão 15 dias de apresentações artísticas e culturais - de 11 a 25 de junho. Funcionará, aos sábados pela manhã, e, aos domingos, e nos dias de semana, à tarde e à noite. Pratos e bebidas típicas da gastronomia da Serra Catarinense serão vendidos em boxes administrados por entidades filantrópicas.
A instalação física do Recanto consiste de uma casa de recepção aos turistas, boxes de gastronomia e de um palco, onde serão apresentados shows musicais com grupos radicados na região serrana, além de apresentações artísticas e culturais de grupos teatrais da cidade. “Esta é uma forma de valorização dos talentos artísticos locais”, ressalta o coordenador do Recanto, João Carlos Matias. O primeiro show será com Éder Goulart músico nativista lageano. Ele se apresentará logo após a solenidade de abertura na manhã de sábado. Uma das principais atrações do Recanto será a apresentação do Galpão Crioulo, com o apresentador Neto Fagundes (RBSTV Porto Alegre), no dia 23 de junho, às 17h30.
O acesso ao Recanto, instalado no calçadão central de Lages, é livre ao público em geral. Durante os 15 dias de festividades, neste local, haverá shows de música estilo nativista-gaúcho. Com o Recanto do Pinhão Lages entra, definitivamente, no clima da maior festa gastronômica e cultural do Sul do Brasil.

Produção de Pinhão é de 12.500 toneladas neste ano

A produção de pinhão nos municípios da serra catarinense neste ano de 2011, segundo o Engenheiro Agrônomo da Epagri, João Antenor Pereira, foi de aproximadamente 250 mil sacas, ou seja, 12.500 toneladas. Ele informou que houve um aumento de 10% em relação à produção do ano passado, e ressalta que a semente inspiradora da maior Festa gastronômica e cultural do Sul do país é um produto com valor ecológico, de sustentabilidade, agroecológico por natureza, e “por isso, é importante a valorização do pinhão, e a preservação das florestas com araucárias”.
As florestas que abrigam a Araucaria angustifolia, ocupavam uma área de 200 mil Km² nos 3 estados do sul do Brasil, e estão hoje reduzidas a 3% desse total. É um ecossistema do Bioma da Mata Atlântica, característico da região sul do Brasil e de algumas áreas da região Sudeste, que abriga uma grande variedade de espécies, algumas das quais só encontradas nesse ecossistema. A araucária chega a viver até 700 anos, alcançando diâmetros de dois metros e altura de 50 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário