sexta-feira, 24 de junho de 2011

Exponautica 2011: bons negócios à beira rio em Santa Catarina

O mercado náutico em Santa Catarina já se consolidou como uma economia emergente e sólida, em especial na região da Grande Florianópolis, onde estão instalados cerca de dez grandes estaleiros. E é por este motivo que chegada da terceira edição da Exponautica estava tão aguardada pelos empresários do Sul do Brasil. A abetura oficial aconteceu na manhã de ontem (23) e transcorre até 26 de junho, na Marina Pier 33, às margens do Rio Biguaçu, que recebe pela terceira vez o evento que foi um verdadeiro divisor de águas na expansão e divulgação do virtuoso mercado náutico catarinense.
As duas primeiras edições da Exponautica foram avaliadas como sucesso absoluto pelo público, de mais de 20 mil pessoas por ano, e pelos mais de 100 expositores que já fizeram parte do evento nas duas edições. E, para esta edição, a organização da Exponautica prevê um crescimento de 20% na visitação, e de até 30% no volume de negócios - que na edição passada atingiu as cifras de R$ 25 milhões. "O público da feira é bastante seleto, com pessoas realmente interessadas em fechar negócios", avalia Pedro Odilio Phelippe, diretor do estaleiro que produz as lanchas Phantom, que esteve presente nos dois primeiros anos do evento e deve retomar o posto de maior expositor do evento em 2011.

Aumento nas vendas

Um exemplo da importância do evento para o setor é o iniciante estaleiro Singular Boats que apresentou na Exponautica 2010 seu então único modelo de embarcação, uma lancha de 28 pés, e deve retornar ao evento em 2011. "Estamos há quase dois anos no mercado e o que nos faltava era uma oportunidade como essa", disse Mari Comim, proprietária do estaleiro, de Palhoça, na Grande Florianópolis, que vendeu em média cinco vezes mais embarcações depois da apresentação de seu barco na feira do ano passado.
Realidades positivas como estas vindas dos expositores da Exponáutica fazem lembrar que o aumento no comércio de embarcações reflete diretamente na geração de empregos. Pesquisa informal realizada pela própria Exponautica em 2010 apontou uma defasagem de cerca de 30% na relação entre a oferta de vagas e a disponibilidade de profissionais qualificados neste mercado em Santa Catarina.






Abertura


Por volta das 10h30 de quinta-feira (23), feriado nacional, as dependências da Marina Pier 33 em Biguaçu esteve lotada, com a presença do governador Raimundo Colombo, prefeito José Castelo Deschamps, secretário da SDR da Grande Florianópolis, Renato Hinning, secretário de Tursimo, Esporte e Cultura, César Souza Júnior, entre outras autoridades. Mais de 60 expositores mstram seus equipamentos ligados ao setor e que foram visitados pelos presentes, numa feira que traz atrativos para quem aprecia esportes náuticos.


Nos discursos, como não poderia deixar de ser, devido as últimas notícias veiculadas pela imprensa, o desabafo das autoridades sobre os problemas que estão envolvendo a liberação ambiental da dragagem do Rio Biguaçu. "Estamos enfrentando a burocracia de alguns órgãos federais para podermos desenvolver e alavancar o setor náutico local e que muito vai beneficiar a região e gerar empregs e divisas", desabafou o prefeito Castelo.






Programação


6ª-feira – 24 de junho

11h00: Abertura do evento
22h00: Encerramento das atividades da feira
22h30: Confraternização com música ao vivo

sábado – 25 de junho

11h00: Abertura do evento
22h00: Encerramento das atividades da feira
22h30: Confraternização com música ao vivo


domingo – 26 de junho

11h00: Abertura do evento
20h00: Encerramento das atividades da feira
21h00: Confraternização de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário