sexta-feira, 10 de junho de 2011

DICAS DE TURISMO

O Município de Araranguá, conhecido como a cidade das Avenidas, no Sul de Santa Catarina, está liderando o movimento e o processo de licenciamento junto ao IBAMA, está avançaAdicionar imagemndo tanto, que haverá a primeira Audiência Pública para a apresentação do EIA-RIMA do Projeto de Fixação da Foz/Barra do Rio Araranguá (foto de Sandro F. Ramos), no próximo dia 16 de junho, nas dependências do Clube Social Grêmio Fronteira, a partir das 19 horas.

A obra da fixação da foz com a construção de uma barragem no curso d´água e enormes molhes mar adentro estão gerando polêmica, o que é normal quando se trata de empreendimentos com grandes impactos sociais e ambientais. O EIA poderá apontar duas alternativas de localização podendo ser no início da curva do rio, onde houve várias tentativas de aberturas ou então próximo a Ilhas. Outro conflito será o acesso aos molhes. Como a finalidade do recurso é para projetos de drenagem/hidráulica poderão os técnicos apontar mais ao Sul, porém para outros aspectos como a pesca, a agricultura e o turismo, a opção mais adequada é ao Norte, seguindo a própria opção da natureza que atende o curso das águas no sentido horário.Vamos aguardar! (www.tadeusantos.blodspot) .

No passado, o empresário e geólogo doutor Everaldo Scaini (foto) apresentou seus estudos ao Brasil, mostrando a possibilidade da implantação na mesma barra do Rio Araranguá, de um “porto” com boas perspectivas econômicas. Por ouvir dizer, o projeto continua em discussão... pois viria fortalecer o Turismo Náutico, sobressaindo-se o Turismo comercial (cargas etc).

PIT STOP

* O Estado do Espírito Santo (Vitória) participou da 17ª BNT – Mercosul no Beto Carrero World, em Penha (SC), com estande e forte delegação composta pelo jornalista Fabrício Faustini, o Secretário Estadual e empresários, abiscoitando premiações importantes como o Troféu “Campeão de Vendas”, as agências de viagens Marlin Azul (Serra/ES-primeiro lugar), Saturno (Vila Velha/ES-segundo lugar) e a Intercontinental (Vitória/ES-terceiro lugar). O empresário e Secretário Estadual de Turismo Antônio Olimpio Bispo (foto/divulgação) entre os representantes de cidades e Estados sedes da copa de 2014. Vitória é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. Foi fundada no século XVI e é a capital mais antiga do país. Confira fotos na Galeria de Imagens. (https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/13030caee32a88ba )

* A Empresa União, de Araranguá (SC), trouxe para região Sul o segundo lugar na premiação do Trofeu Campeão de Vendas, concedido durante a 17ª BNT - MERCOSUL (2010/2011), na categoria Empresas de Viagens. Parabéns Campeã!
* No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube mais uma vez empata em casa, no Campeonato Brasileiro. Agora foi 0 x 0 diante do Náutico de Recife (PE).

* O Balneário Rincão, em Santa Catarina (foto), bem como todo o litoral Sul Catarinense, está sofrendo com a “ressaca” do mar (ondas com quatro metros de altura), que invade as ruas, destruindo calçamentos, chuveiros à beira mar, exigindo o trabalho da Prefeitura e Intendência em sua reconstrução. Os turistas e moradores esperam que façam também a limpeza do mato, lama, lixo nas demais ruas e nos terrenos baldios...


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusoa910.com.br), membro da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista.
DRT-SC- 02360-JP
OAB-SC- 2.281 (Membro Jubilado)
www.abrajet-sc.blogspot.com
www.nossojornalsc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário