quarta-feira, 22 de junho de 2011

Biguaçu: Pólo Náutico Catarinense

Realizada pela ACATMAR- Associação Catarinense de Marinas e Garagens Náuticas, com o apoio do Governo Federal, Governo de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Biguaçu, será aberta nesta quinta-feira, 23/06/2011, às 10h:00 na Marina Pier 33, a terceira edição da Exponáutica, o terceiro maior evento nacional do ramo.
O Prefeito Municipal de Biguaçu, José Castelo Deschamps, durante a abertura da exposição, fará o lançamento do projeto municipal denominado “Biguaçu: polo náutico catarinense” uma iniciativa do Poder Público Municipal, que objetiva articular ações públicas e privadas para caracterizar a cidade como local preferencial para investimentos na cadeia produtiva do segmento náutico em geral.
Segundo o Prefeito Castelo, “recebemos consulta de muitos investidores náuticos de diversos portes com interesse em instalar suas empresas aqui. A Exponáutica se tornou um fator expressivo de atração e exposição de Biguaçu aos empresários do segmento náutico. Para que o projeto se viabilize, de nossa parte, estamos agilizando o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, além de já termos participado ativamente da implantação do Gerenciamento Costeiro Estadual (GERCO)”.
O Projeto Pólo Náutico será encaminhado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica e apoio técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan). A primeira etapa do projeto consistirá na realização de um diagnóstico do setor náutico e sua relação com Biguaçu, através da distribuição de questionário especial aos expositores da feira e também a empresas que tenham relação direta ou indireta com o segmento. Este diagnóstico será trabalhado pelas equipes técnicas das duas secretarias municipais que; oportunamente, realizarão um encontro com empresários do setor e representantes de entidades municipais e estaduais, SEBRAE e Badesc, Universidades, Institutos de Pesquisa e outros órgãos públicos, para apresentação do documento e debate acerca da implementação do Projeto em Biguaçu.

Objetivo do Projeto

O projeto consiste em estruturar o município, com ações estratégicas públicas e privadas, para atrair empresas do setor náutico e desenvolver as empresas já instaladas que atuam diretamente ou indiretamente neste segmento, transformando Biguaçu e região em um pólo setorial náutico.
Justificativa

Biguaçu está logisticamente centralizada em um Arranjo Produtivo Náutico, que possui várias empresas atuando direta e indiretamente no segmento náutico, em sua maioria, micro e pequenas empresas do setor produtivo como produção de barcos, acessórios, fibras, veleiros, insumos, peças, do setor de prestação de serviços como garagens, marinas, estaleiros, manutenção, elétrica, hidráulica, moveleira, despachantes, tecnologia e do setor de Turismo como marinas, hotéis, restaurantes e eventos que comercializam ou prestam serviços para o segmento náutico. Estas empresas juntas empregam mais de 225 pessoas de forma direta e mais de 1.350 de forma indireta. O que se pretende realizar com este projeto, é estruturar ações juntamente com o Governo do Estado, Governo Federal, Instituições de Educação, Centros de Pesquisa, Instituições Financeiras, Lideranças Públicas e Privadas para desenvolver estas empresas e atrair novas.

Diagnostico Setorial

Nesta fase do projeto será realizado um diagnóstico deste setor a nível estadual e regional, visando identificar e definir as reais necessidades do segmento e definir políticas públicas necessárias para atração de novas empresas e desenvolver as empresas já instaladas.

Próximas ações

Esta pesquisa embasará a Prefeitura Municipal na definição de ações estruturantes para desenvolver o setor, ações e políticas púbicas que necessitaram de parcerias com o Governo Federal, Estadual, Entidades Públicas e Privadas tais como Centros de Capacitação de Mão de Obra, Universidades, aproximação de Instituições Financeiras, Incubadoras, Instalação de Áreas Industriais especificas, Incentivos Fiscais, Infraestrutura Náutica, Turismo, Eventos entre outras ações necessárias para reforçar Biguaçu como um Pólo Náutico Estadual. “Trata-se de um mercado em expansão cuja perspectiva é de crescimento de 8% ao ano. É pensando neste mercado em potencial, que o município de Biguaçu pretende estruturar-se para o desenvolvimento das empresas já existentes e atração de empresas do segmento náutico mundial”, enaltece o Prefeito Castelo.

Potencial

O Prefeito Castelo também esclarece que “outro grande potencial do município é para o setor Logístico de Grande Escala, que se apresenta como decorrência natural do acelerado crescimento urbano regional, que ampliou em muito a demanda por produtos industrializados para atender toda a cadeia de suprimentos da Grande-Florianópolis, Vale do Rio Tijucas, além da força de atração econômica do Porto de Itajaí, para exportações e importações”. Biguaçu se localiza em ponto estratégico ótimo, capaz de estruturar plataformas logísticas de grande escala, fato gerador de emprego e renda em grandes proporções. Ressalte-se que estruturas logísticas são excelentes atrativos para novas plantas produtivas, face às economias de escala que geram. A articulação entre plataformas logísticas e indústrias e serviços da área náutica, tendem a configurar um inovador espaço de desenvolvimento empresarial para Biguaçu. A Região Sul do Brasil abriga cerca de ¼ da frota náutica nacional, que necessita constantemente de manutenção, reparo e reformas, pois cada barco construído pode ultrapassar 20 anos de uso, significando o uso de mão de obra especializada em hospedagem, limpeza, manutenção, marcenaria, mecânica, elétrica, laminação e acabamento em fibra de vidro, tapeçaria, estofaria, pintura e hidráulica. Santa Catarina, com mais de 500 quilômetros de Litoral e uma ilha como Capital, também é naturalmente preparada para receber e ajudar no crescimento do setor.
O município de Biguaçu, é banhado por um rio do mesmo nome, mas com características que destacam a região para o crescimento do segmento náutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário