A Exponautica 2011 já era aguardada com entusiasmo pelos empresários e consumidores do setor naval em todo o Sul do Brasil e neste ano, conquistou com sucesso a expectativa de crescimento de público e de volume de vendas no evento que vai aconteceu de 23 a 26 de junho, em Biguaçu, Grandes nomes da indústria naval, que cresceu 10% ano passado em Santa Catarina, já reconhecem o reflexo das edições anteriores da Exponautica neste avanço de mercado e que foi consolidada neste ano.
Essa terceira edição da Exponáutica, realizada na Marina Píer 33, em Biguaçu, consolidou a feira como a terceira maior do setor no Brasil. Entre estaleiros de pequeno, médio e grande porte, e empresas especializadas em acessórios, 60 expositores estiveram presentes no evento com embarcações de R$ 2 mil a R$ 4 milhões, e com equipamentos de alta tecnologia. A Lancer Yachts, de Biguaçu, por exemplo, trouxe um lançamento para a feira, a Lancer 277, uma 27 pés com várias soluções de espaço que gerou frisson. “Vendemos várias unidades e estamos muito felizes em expor aqui nesta feira que tem um público seleto, se tornando a maior vitrine de vendas do nosso estaleiro no sul do Brasil”, afirmou Luciano Hazan, diretor da Lancer Yachts.
Economia emergente
O mercado náutico em Santa Catarina vem se apresentando como uma economia emergente e sólida, em especial na região da Grande Florianópolis, onde estão instalados cerca de dez grandes estaleiros, por isso, a chegada da terceira edição da Exponautica foi tão aguardada e comemorada., uma vez que o evento vem sendoi um verdadeiro divisor de águas na expansão e divulgação do virtuoso mercado náutico catarinense.
As duas primeiras edições da Exponautica foram avaliadas como sucesso absoluto pelo público, de mais de 20 mil pessoas por ano, e pelos mais de 100 expositores que já fizeram parte do evento nas duas edições. E, para 2011, a organização da Exponautica já previa um crescimento de 20% na visitação, e de até 30% no volume de negócios - que na edição passada atingiu as cifras de R$ 25 milhões.
As duas primeiras edições da Exponautica foram avaliadas como sucesso absoluto pelo público, de mais de 20 mil pessoas por ano, e pelos mais de 100 expositores que já fizeram parte do evento nas duas edições. E, para 2011, a organização da Exponautica já previa um crescimento de 20% na visitação, e de até 30% no volume de negócios - que na edição passada atingiu as cifras de R$ 25 milhões.
Entre as atrações, as estréias
O estaleiro italiano Sessa Marine também teve sua estréia na Exponautica 2011 e suas suntuosas lanchas de até 49 pés adaptadas ao mercado nacional chamaram atenção. A Sessa representa hoje uma das marcas mais prestigiadas e desejadas do segmento náutico. Fundada em 1958, esta empresa passou a ser administrada pela terceira geração de gestores, Massimo e Riccardo Radice, que continuam a manter a excelência italiana e já estao operando no Brasil junto a Intech Boating, em São José. A expectativa da marca italiana - que também está apostando no promissor mercado náutico catarinense- éde que, até novembro, seja lançada a nova sede, em Palhoça, num parque industrial de 10.000 m², com uma área produtiva inicial de 5.200m² em sua primeira fase. O projeto permitirá a construção de barcos de até 50 pés, através de um processo produtivo industrializado de vanguarda, similar ao que é executado nas fábricas italianas. Na linha produzida no Brasil, ajustes as necessidades do consumidor brasileiro serão implementadas. O primeiro exemplar legitimamente nacional será entregue em agosto, com valor de aproximadamente R$ 1.2 milhões.
Realidades positivas como estas vindas dos expositores da Exponautica fazem lembrar que o aumento no comércio de embarcações reflete diretamente na geração de empregos. Pesquisa informal realizada pela própria Exponautica em 2010 apontou uma defasagem de cerca de 30% na relação entre a oferta de vagas e a disponibilidade de profissionais qualificados neste mercado em Santa Catarina. Por isso, o SENAI Santa Catarina é um dos parceiros do evento e busca reduzir esta defasagem oferecendo cursos especiais para o setor e, junto à Exponautica, buscando com que o mercado náutico cresça com qualidade em Santa Catarina. Ainda entre as oportunidades de negócios da Exponautica, destaque para os empreendimentos imobiliários de luxo que atingem em cheio o público do evento. As empresas RCL Construções, Beco Castello e Spindola Construtora marcaram presença nesta edição da Exponautica .
Expositores satisfeitos
Alguns expositores já estão há três anos participando do evento e acreditam no crescente potencial da feira, como a Shaeffer Yatch e a Mega Jet. Em relação a 2010 a Exponautica cresceu 30% e o volume de negócios gerado na feira, superando os R$ 25 milhões de reais do ano passado, sendo que o maior volume vem no pós-evento quando os visitantes vão até as lojas efetuar o negócio pesquisado na Exponáutica. “Estamos de frente para o mar, precisamos ampliar o mercado e nos posicionar como potência náutica no cenário nacional”, afirma José Castelo Deschamps, Prefeito Municipal de Biguaçu. E é justamente este posicionamento privilegiado se reflete em um importante diferencial da Exponautica, sua área molhada, onde é possível que os clientes façam test drive, e, com isso decidam pela compra com maior propriedade.
Outro expositor da Exponautica 2011 que teve destaque especial foi a Indústria de Aeronaves FK9, fabricante nacional de aeronaves com sede no Rio de Janeiro. A empresa trouxe a novíssima aeronave anfíbia FK9 mkvl B, produzida 100% em território nacional. Com cerca de R$ 250 mil é possível que este luxo faça parte da vida náutica dos marinheiros que gostam tanto do ar quanto do mar.
Além de negócios turismo
Além de uma feira de bons negócios náuticos, a Exponautica também está ganhando espaço no calendário fixo de eventos turísticos de Santa Catarina. Realizada na cidade de Biguaçu, a cerca de 15 minutos de carro da capital, Florianópolis, o evento ofereceu uma estrutura de serviços atrativa além de beleza natural ímpar como cenário. A Foz do Rio Biguaçu é um dos cartões postais da Grande Florianópolis e apresenta totais condições de receber embarcações de diversos portes e também proporciona a possibilidade de realização de test drives, facilitando a negociação das embarcações à venda no evento.
A área total da Exponautica chega perto de 18 mil m² , com amplo espaço de exposição em área seca e molhada, além de restaurante e lounge com vista privilegiada para o Rio Biguaçu. Atrações como rica gastronomia, música ao vivo e competições náuticas complementaram o quadro de atrativos da feira que recebeu visitantes de todo o sul do Brasil e demais regiões do país atrás de bons negócios e diversão. “Aumentamos a área do evento em 30%, oferecendo mais estandes e mais conforto para quem vem à Biguaçu visitar a Exponautica”, afirma Ivan Gogolevsky, organizador da feira. Realizada em um período de sazonalidade no turismo da Grande Florianópolis, é importante lembrar que a Exponautica 2011 foi comemorada também pelo setor hoteleiro da região, além de outros setores diretamente ligados ao turismo.
A área total da Exponautica chega perto de 18 mil m² , com amplo espaço de exposição em área seca e molhada, além de restaurante e lounge com vista privilegiada para o Rio Biguaçu. Atrações como rica gastronomia, música ao vivo e competições náuticas complementaram o quadro de atrativos da feira que recebeu visitantes de todo o sul do Brasil e demais regiões do país atrás de bons negócios e diversão. “Aumentamos a área do evento em 30%, oferecendo mais estandes e mais conforto para quem vem à Biguaçu visitar a Exponautica”, afirma Ivan Gogolevsky, organizador da feira. Realizada em um período de sazonalidade no turismo da Grande Florianópolis, é importante lembrar que a Exponautica 2011 foi comemorada também pelo setor hoteleiro da região, além de outros setores diretamente ligados ao turismo.
Exponautica se tornou atração turística
Mais que um ambiente comercial, a Exponautica também se firma como atração turística na região da Grande Florianópolis. Neste terceiro ano a feira atraiu também um grande público catarinense e dos estados vizinhos. Gaúchos e paranaenses estiveram entre o público de mais de cerca de 12 mil pessoas até o final de sábado que, além da oferta de embarcações e acessórios, tiveram acesso à alta gastronomia, atrações artísticas e o belíssimo visual do Rio Biguaçu.
Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos, a Acobar, veio conhecer de perto a Exponáutica e ficou impressionado com o porte da feira. “É uma feira que se consolida no Sul do País, importante pólo náutico“, disse. Pelo terceiro ano consecutivo a ACATMAR, Associação de Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e afins realiza a Exponautica, que se consolidou como a terceira maior feira náutica do Brasil, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. “Entramos no calendário nacional de feiras deste porte e para este nicho de mercado que vem crescendo a cada ano”, explica Ivan Gogolevsky, um dos produtores do evento que possui larga experiência em feiras clássicas do gênero no Brasil. “Eventos como a Exponautica, além de aumentar o fluxo turístico da região num período de sazonalidade, coloca Biguaçu como uma referência no setor náutico no Sul do Brasil”, completa.
Projeto Marina Legal
Através do projeto Marina Legal, a ACATMAR está divulgando na feira um serviço de consultoria judicial e ambiental para seus associados para que as quase 30 marinas da Grande Florianópolis possam operar de forma legal e totalmente regularizadas. Cerca de 15 marinas já aderiram ao projeto e estão se adequando às normas ambientais que passam por aprovações e licenças de esferas municipal, estadual e federal, num longo processo burocrático. “Isso vem a sanar a necessidade latente de mais vagas em marinas e garagens náuticas e a construção de novos locais para abrigar a grande frota naval particular de Santa Catarina”, salienta Mané Ferrari, presidente da ACATMAR. “A idéia da ACATMAR é incentivar que Santa Catarina explore ainda mais e melhor o turismo náutico, movimentando a economia do estado não só com a comercialização de equipamentos náuticos, mas com a geração de emprego e renda”, finaliza.
Promoção do emergente mercado náutico
O evento busca justamente promover o emergente mercado náutico catarinense que está entre os maiores do Brasil com 15 estaleiros de pequeno, médio e grande porte instalados somente na região da Grande Florianópolis. Por todo o estado a produção de equipamentos náuticos e embarcações movimentam cifras consideráveis e é um grande pólo gerador de empregos.
Promoção do emergente mercado náutico
O evento busca justamente promover o emergente mercado náutico catarinense que está entre os maiores do Brasil com 15 estaleiros de pequeno, médio e grande porte instalados somente na região da Grande Florianópolis. Por todo o estado a produção de equipamentos náuticos e embarcações movimentam cifras consideráveis e é um grande pólo gerador de empregos.
A lista completa de expositores da Exponautica 2011 contempla:
Kalmar, Singular Boats, Top Line, Imperio Yachts, Zeta Boats, Emarad Yachts, Cimitarra, Sessa Marine, Schaefer Yachts, Astondoa, Jet Boat, Lancer Yachts, Evolve Boats, Solara, Fibrafort, Cris Craft, Psari Boats, Florida Nautica, FK9 Hidro Avião, Alenautica, Snipe, Singular Boats, X Float, Marinha do Brasil, ACATMAR, Eletrosul, Prefeitura Municipal de Biguaçu, Barco Solar Vento Sul, Barco Roaz, Mogadicho, Projeto Anjos do Mar, Consorcios Racon, Marine Express, Xexeu Mar, Meg Aleo, Safe Way, Navis, Casan, Beco Castelo, Construtora Spindola, Construtora RCL, American Boats, dentre outros.
Spindola Construtora mostra lançamentos imobiliários
Spindola Construtora mostra lançamentos imobiliários
O segmento da construção civil esteve presente na Exponautica 2011. Foi um dos estandes mais visitados, inclusive pelo secretário nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, juntamente com o prefeito Castelo, que foi conhecer a maquete e o lançamento do Boulevard Praia de Palmas e recebibo por funcionários, colaboradores, clientes e pelo diretor Gilberto Spíndola.
O empreendimento
Com suas águas cristalinas e de agradável temperatura, a Praia de Palmas é um convite ao lazer e bem-estar. Seus 2,5 km de extensão de areias brancas e finas convidam as caminhadas e seu mar azul, a prática de esportes aquáticos ou um revigorante mergulho. É neste cenário onde a natureza foi pródiga e a 70 metros da praia mais badalada do município de Governador Celso Ramos, que está surgindo o Boulevard Praia de Palmas, um ícone de conforto e soluções inteligentes, para que o melhor passe a fazer parte de sua vida. Localizado em um loteamento com traçado planejado, largas avenidas e ruas asfaltadas, rede coletora e de tratamento de esgotos, além de preocupação ambiental com a preservação das áreas nativas de restinga. A Praia de Palmas é isso. Um convite aos sentidos. Para onde se olhe, encontra-se uma natureza pródiga em atrativos: dos costões ao verde das montanhas emoldurando a praia e na proteção deste cenário repleto de belezas naturais.
Boulevard Praia de Palmas
No Boulevard de Palmas cada detalhe do projeto foi pensado e repensado com um único objetivo: o conforto e a tranquilidade de seus moradores. Mas para que a felicidade de sua família possa ser completa, o empreendimento contará com uma diversificada infra-estrutura de lazer que privilegia diversão e entretenimento para todas as idades.
• Ampla área de lazer
• Piscinas adulto e infantil
• Raia para natação
• Academia
• Salão de Festas equipado e decorado
• Espaço Gourmet equipado e decorado
• Quiosque com churrasqueiras
• Brinquedoteca
• Playground
• Quadra poliesportiva
• Terraço jardim com:
• Espaço Zen com vista para o mar
• Espaço Fogo de Chão para luau
• Espelho d’água com deck e pergolado
• Bicicletário
• Hobby box
• Projeto paisagístico integrado
• Sistema de aproveitamento da água de chuva
• Guarita de Segurança
• 02 elevadores em cada bloco
• Acessibilidade em todo o condomínio
História da Construtora
Fundada em Fevereiro de 1996 por Gilberto Spindola, a Spindola Construtora e Incorporadora Ltda iniciou suas atividades no ramo da construção civil em geral na mesma data de sua fundação, atuando em todas as etapas construtivas, desde os projetos até a finalização dos serviços inerentes à obra, entre prestação de serviços e incorporações. Em seus 13 anos de atuação neste segmento do mercado, já entregou 7 grandes empreendimentos residenciais, além das mais 200 obras comerciais, e através desses projetos, a Spindola vem mostrando que, para uma empresa recém inserida no segmento, sua história está sendo erguida sobre bases bem sólidas.
Incorporações e Serviços para Empreendimentos de Diversos Segmentos
Desde sua fundação, o crescimento operacional e o reconhecimento por parte do mercado tem sido constantes, conferindo à Spindola inúmeros projetos realizados nas áreas do Comércio e Prestação de Serviços, Residências, Edifícios Residenciais, Industrial, Saúde, Educação, Recreação, Urbanismo e Restauração.
Qualidade Certificada
As obras e serviços da Spindola se destacam pelo excelente nível de qualidade, pois o crescimento contínuo da empresa só se mantém com a satisfação total do cliente. Em 2009, a Spindola iniciou a formalização das suas atividades na área de gestão da qualidade, optando pela adesão ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H. Simultaneamente, iniciou a implementação dos requisitos da NBR ISO 9001-2000, possibilitando a certificação conjunta nos dois sistemas.
Política da Qualidade
A Spindola assume como compromissos nas atividades de construção e projetos:
- Construir na qualidade especificada, satisfazendo o cliente;
- Promover a melhoria contínua dos processos construtivos e do sistema de gestão;
- Desenvolver os profissionais da equipe;
- Buscar a parceria com fornecedores.
Construtora e Incorporadora Spindola Ltda.
Tel: (48) 3243-7575 - Fax(48) 3243-7575
E-mail: spindola@spindola.com.br
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário