domingo, 2 de setembro de 2012

Turismo ferroviário em debate

Encontro define estratégias para desenvolver os trens turísticos no Brasil   


O Ministério do Turismo vai realizar chamada pública para selecionar projetos de implantação de trens turísticos no país. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) do MTur, Ítalo Mendes (Foto abaixo), durante reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário, realizada na quarta-feira (29) em Brasília. Segundo ele, os termos do edital da chamada pública estão sendo definidos. A previsão é que o lançamento ocorra até o final deste ano.
Os projetos de trens turísticos que já tramitavam no ministério serão analisados com prioridade. Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade de dar agilidade ao processo de avaliação das propostas encaminhadas ao MTur. “Os trens turísticos contribuem para o resgate da história do transporte ferroviário no Brasil e surgem como um catalizador do desenvolvimento cultural dos destinos brasileiros”, afirma Ítalo Mendes. Ele enfatiza que o GT representa uma conquista por conseguir colocar todos os órgãos responsáveis pelo tema juntos e, com isso, garantir a participação dos diversos segmentos na estruturação do turismo ferroviário.
Participaram da reunião, entre outros, representantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da prefeitura de Vitória (ES), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Inventariança da Extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (Reffsa) e da Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC).

Turismo Ferroviário

A malha ferroviária brasileira conta atualmente com cerca de 30 mil Km, onde existem cerca de 20 trens que são destinados exclusivamente ao turismo, com diversos roteiros, que vão desde roteiros de luxo, roteiros históricos e até roteiros pelo Pantanal, entre outros.
O transporte ferroviário é um meio de transporte que foi muito importante no desenvolvimento do Brasil, porém perdeu espaço ao longo dos últimos anos, pois apesar de ser bastante econômico é muito lento, além de possuir outras vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas com vistas ao objetivo que se destina. No turismo o uso desse meio de transporte, contudo, vem sendo incrementado, pois atende com muito charme e emoção, uma clientela que não tem pressa em chegar ao seus destinos e quer ter a oportunidade de olhar atentamente cada detalhe da paisagem.

Investimento no turismo: a história nos trilhos

Desde 2004 o Ministério do Turismo investiu cerca de 17 milhões nos trens turísticos, em diversos projetos que fazem parte do programa “A história nos trilhos. Com ações voltadas especialmente para a reforma de trilhos e de diversas estações ferroviárias, faz com que importantes trens considerados históricos voltem a atividade em roteiros que atraem turistas do Brasil e do exterior.
Os investimentos também contemplam museus e outros locais importantes na história ferroviária do Brasil. Ainda dentro das ações de incentivo e reativação do turismo ferroviário foi criado o curso de Técnico Ferroviário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, no sudeste do estado de Minas Gerais.

Os itinerários das linhas ferroviárias

Linhas
Os itinerários das linhas ferroviárias turísticas resgatam parte da história do Brasil que se desenrolou por diferentes paisagens. Entre alguns dos principais roteiros está o da Estrada Real em Minas Gerais, onde os passageiros volta ao século 18, quando o Brasil era uma colônia e Minas seu centro econômico, percorrendo o caminho feito pelos escravos e pelo ouro.
Neste trajeto o passageiro conhece Ouro preto, antes Villa Rica, Tiradentes, Mariana e Diamantina. Minas Gerais ainda dispões de diversos outros itinerários realizados por antigos trens que foram restaurados, uma das locomotivas em atividade conta com mais de 10 anos.

Trem de luxo em Curitiba

PassageirosQuem quer experimentar a emoção de uma viagem de trem mas não abre mão do luxo e do conforto, o roteiro ideal é que vai de Curitiba até Morretes no estado do Paraná. Este é originalmente o primeiro trem de luxo brasileiro que foi restaurado e leva os passageiros a paisagens de serras, cânions, rios e grandes plantações. São vários os roteiros nos vagões de luxo que podem agradar aos mais exigentes.

Trem do Pantanal

No ano passado foi reativado um roteiro ferroviário em pleno Pantanal, que tem atraído muitos turistas. A viajem tem cerca de 220Km e pode levar cerca de 7 horas, onde os turistas tem a oportunidade de passar por Campo Grande, Bonito, Aquiduana e Miranda, onde podem conhecer muitos pontos turísticos importantes como o Memorial da Cultura Indígena, a Casa do Artesão e as lindas lagoas, lagos, cavernas e rios cristalinos conhecidos internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário