A 2ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que começou ontem, sexta-feira (28/09) às 18h, teve sua cerimônia oficial de abertura realizada às 20h com a presença do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do secretário municipal de Turismo, Roberto Brunet, e dos três organizadores do evento: Claudio Junior, Bruno Mesquita e Breno Mesquita. Segundo o secretário, o festival busca, além da comercialização de produtos, gerar uma maior visibilidade para João Pessoa. “O festival veio para somar e engrandecer o Turismo de João Pessoa. Este ano contamos com a presença de 540 agentes de viagens, o que superou nossas expectativas e é maravilhoso para nós, que vamos poder mostrar para eles nossa cidade e também o acolhimento do paraense”, ressaltou Roberto.
De acordo com o organizador do evento, Claudio Junior, este ano o Festival de Turismo de João Pessoa teve um crescimento de 78% em relação ao ano passado. Em 2011 o evento recebeu cerca de 200 agentes de viagens, 78 expositores e contou com a parceria de apenas uma operadora. Já nesta edição foram 540 agentes de viagens, 140 expositores e parceria com 19 operadoras. “O trade turístico do nordeste já está sentindo que nós temos potencial para ser uma feira tão boa como as do sul e do sudeste. Os estados do nordeste estão se unindo para que o Festival seja uma referência não apenas nessa região, mas em todo o Brasil”, disse Claudio.
O organizador destacou a localização de João Pessoa, próxima de Natal e Recife, o fácil acesso do novo Centro de Convenções da cidade, que foi inaugurado com o festival, a parceria entre os setores público e privado, e a curiosidade das pessoas conhecerem essa cidade nordestina que não é tão explorada como outras capitais, como importantes fatores para o sucesso rápido do evento, que deve receber em seus dois dias mais de 2 mil visitantes.
Em seu discurso durante a cerimônia de abertura do 2ª Festival de Turismo de João Pessoa, o governador da Paraíba ressaltou o investimento do estado no novo Centro de convenções, que será uma obra com gasto total de R$ 174 milhões, dos quais já foram pagos R$ 97 milhões, sendo R$ 73 mi de recursos do estado. “Estamos depositando nossas fichas no Turismo, uma das cadeias mais produtivas atualmente. Nós vamos desburocratizar e abrir o polo turístico de João Pessoa e, em conjunto com as operadoras, focar na qualificação de mão-de-obra, porque não podemos dar o salto necessário se não houver uma rede de formação de profissionais qualificados. Essa é a hora da Paraíba, essa é a hora de João Pessoa”, finalizou Ricardo Coutinho.
(Fonte; Mercado & Eventos)
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